Depois de sair da graduação, ainda é o momento de continuar estudando. Agora, definindo uma área em que você deseja se aprofundar e construindo uma trilha de conhecimento rumo a uma carreira de sucesso. É nesse momento que aparece o curso de especialização.
Porém, definir um curso não é uma das tarefas mais fáceis, já que são inúmeras opções, como pós-graduação, MBA, mestrado etc. Você também está cheio de dúvidas na hora de definir o melhor curso de especialização? Siga lendo este conteúdo e veja as dicas e informações interessantes que separamos!
Curso de especialização é uma pós-graduação com a função de atualizar e capacitar o profissional. Na especialização, ao contrário da graduação, você receberá instruções mais técnicas e específicas sobre o tema que escolheu estudar.
Assim, todo curso de especialização acaba sendo uma pós-graduação, já que este termo abrange o MBA, as especializações e os mestrados e doutorados. Mas explicaremos melhor cada conceito nos tópicos abaixo.
Fazer um curso de especialização traz uma série de vantagens. A começar por diferenciar o seu perfil profissional no mercado de trabalho. Vamos vê-las em detalhes?
Em um curso de especialização, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área que escolheu. Isso significa que você terá muito mais conhecimento técnico e experiência sobre essa área do que um profissional que acabou de sair da graduação.
Além das pessoas recém-formadas, profissionais que já estão há um tempo no mercado de trabalho também podem investir nas especializações. Principalmente para reciclar a sua atuação e se tornar um perfil profissional mais competitivo.
O networking é muito importante na nossa vida profissional – e, em um curso de especialização, você terá a oportunidade de conhecer vários profissionais, tanto os colegas de cursos, como professores, palestrantes e outros.
Assim, há mais chances de abertura de novas portas, seja com oportunidades de emprego, ou seja com parcerias rumo ao empreendedorismo ou à pesquisa. E, claro, que além das questões profissionais, também há a oportunidade de fazer amizades e parcerias para o resto da vida.
Hoje em dia, a graduação é muito mais acessível no nosso país. Isso significa que ter apenas um diploma de bacharel ou licenciado não é mais um destaque profissional.
Ao fazer uma pós-graduação, você poderá se formar como um especialista em determinado ramo, aumentando a atratividade do seu currículo para o mercado de trabalho. Pois, você terá mais habilidades e conhecimentos do que a média dos profissionais do seu setor.
Esse benefício está totalmente ligado ao anterior. Afinal, há uma demanda por mão de obra capacitada no nosso país. Isso significa que existem poucos profissionais especialistas em determinadas áreas, o que faz com que os salários também sejam maiores.
As empresas que oferecem planos de carreira aos seus funcionários também costumam incluir a pós-graduação como um diferencial entre os pisos salariais e cargos. O mesmo ocorre em concursos públicos, já que os profissionais com títulos de especialistas ou mestres e doutores conseguem pontos extras.
Se o seu problema é a falta de tempo, saiba que os cursos de pós-graduação têm uma duração menor do que os da graduação. A exigência do MEC é que esses cursos tenham, no mínimo, 360 horas, por isso, dependendo da grade é possível encontrar especializações com duração entre 12 e 24 meses.
Os programas de pós-graduação são divididos em lato sensu e stricto sensu. A primeira se refere aos cursos de especialização e ao MBA. E a segunda é o mestrado e o doutorado.
Os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) têm foco na formação de pesquisadores e professores universitários. Por isso, são mais indicados para quem deseja seguir uma carreira acadêmica.
Dessa forma, não é muito comum encontrar mestres e doutores trabalhando nas empresas, embora essa mentalidade esteja se modificando aos poucos.
Contudo, se você pretende seguir uma carreira acadêmica, saiba que é impossível conseguir isso sem uma pós stricto sensu.
Os cursos lato sensu (especialização e MBA) são voltados para quem busca o aperfeiçoamento profissional para atuar no mercado.
O principal objetivo desses cursos é fazer com que o aluno ganhe competências específicas com aplicações práticas para facilitar sua ascensão na carreira. Também podem ser usados quando o profissional deseja mudar de área ou se adaptar a um novo cargo na empresa em que trabalha.
Um curso de especialização, como o próprio nome sugere, se aprofunda em uma determinada área do conhecimento, enquanto o MBA (sigla de Master Business Administration) tem uma proposta mais voltada para a área de negócios e gestão.
Assim, o MBA é indicado para profissionais com formação ou atuação nas áreas de administração, finanças, recursos humanos, contabilidade, marketing e outras correlatas.
Para se matricular em uma pós-graduação, você precisará ter um diploma de graduação. O processo de seleção é diferente dependendo de cada instituição. Algumas podem analisar o currículo ou exigir que você seja formado em determinada área e outras podem até mesmo fazerem entrevistas, provas de conhecimentos etc.
A duração média é de 1 a 2 anos, como explicamos. E o formato de aulas é relativamente semelhante ao da graduação. Porém, possui maior liberdade e responsabilidade em relação à condução dos estudos. Dependendo da área, podem existir aulas práticas.
Para ser aprovado e conseguir seu título, você terá de ter frequência igual ou superior a 75% e apresentar uma monografia sobre um tema abordado durante o curso. Nos cursos lato sensu, você não precisará defender sua monografia para uma banca, já no mestrado e no doutorado, isso é obrigatório.
Já está convencido de que o curso de especialização é uma boa ideia para dar um “up” na sua carreira e nos seus conhecimentos? Então, é importante escolher uma alternativa que realmente contribua para isso, certo? Avalie alguns pontos importantes nos cursos de pós, como:
Claro, não se esqueça de optar por uma pós que tenha sintonia com a sua profissão atual ou a qual deseja atuar, pensando em temas que estejam em alta, que você goste ou com falta de profissionais.
A dica é sempre buscar por uma especialização que esteja de acordo com o seu perfil e suas metas profissionais, assim ela oferecerá o conhecimento e a experiência de que você precisa para atingir seus objetivos, como um novo cargo ou uma atuação diferenciada.
Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil entender o que é um curso de especialização e como ele ajuda na sua carreira? Aproveite e veja o nosso conteúdo com os principais critérios para escolher um MBA!
Orçamento empresarial é uma ferramenta poderosa de gestão financeira. Acesse e confira como desenvolver um orçamento completo para sua empresa.