O PMBOK é conhecido como Guide to the Project Management Body of Knowledge. Trata-se de um guia para gestão de projetos, que foi idealizado pelo PMI Standards Committee.
Embora aborde os principais pontos referentes ao gerenciamento de projetos, o PMBOK não é uma metodologia. Trata-se apenas de um trajeto que visa ajudar a padronizar os processos usados.
Conheça melhor o PMBOK e veja como pode ser aplicado em uma empresa.
Uma publicação feita pelo Project Management Institute (PMI) em 1996 é conhecida como PMBOK ou Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Ela foi atualizada em 2013 e deve ter a sua sétima edição disponível no mercado em outubro de 2021. Desde que foi lançada se tornou uma referência para gestores de projetos.
Como o nome sugere, trata-se de um guia que visa ajudar os gestores de projeto a encontrarem os melhores caminhos para alcançar o objetivo. Como não conta com um roteiro no estilo passo a passo, pode ser um material complicado para quem não tem conhecimento na área. No entanto, para quem atua com gestão de projetos ou pretende atuar, é praticamente uma obra indispensável.
Uma informação interessante sobre o guia PMBOK é que as informações disponibilizadas nele são baseadas em experiências reais vividas por profissionais do setor. Provavelmente isso acaba justificando o fato de já ser usado em 208 países e territórios ao redor do mundo, por mais de 2,9 milhões de profissionais.
Afinal, o PMBOK acabou se tornando uma grande ferramenta que ajuda o gestor a encontrar soluções assertivas e ajudar as empresas a se destacarem no mercado.
PMI ou Project Management Institute é o nome dado a uma associação de profissionais de todo o mundo, que atuam como gerenciamento de projetos. Ela existe desde o ano de 1969 e tem a sua sede na Pensilvânia nos Estados Unidos
Como associação sem fins lucrativos, visa reunir pessoas da área com o objetivo de trocar informações e experiências na área da gestão de projetos. Atualmente, conta com mais de 500 mil membros afiliados por todo o mundo. A certificação é muito valorizada pelo mercado.
E os profissionais que fazem parte da PMI são chamados de Project Management Professional ou PMP. Assim, enquanto o PMI é responsável pela publicação do PMBOK, o PMP refere-se aos profissionais de gestão de projetos, que são certificados.
Essa certificação não é simples de ser conquistada. Além de ter que seguir um código de conduta, é preciso se submeter e ser aprovado no Exame de Certificação PMP. Uma vez que o profissional esteja certificado ele pode participar e desenvolver projetos, além de ajudar a aprimorar o guia, executar ferramentas, entre outros.
O PMBOK conta com cinco grupos de processos que são:
Esses processos servem para categorizar as operações de gerenciamento de projetos. Dessa forma, serve como um guia para supervisionar um projeto ou administrar um negócio.
Além disso, o PMBOK aborda conceitos de 10 áreas de conhecimento referente ao gerenciamento de projetos. Dessa forma, trata-se de um documentos que contém:
Conheça as 10 áreas de conhecimento do PMBOK e suas aplicações.
Trata-se da necessidade de fazer com que as partes dos projetos interajam e sigam uma sequência, para que todas caminhem em um mesmo rumo. Em suma, o gerenciamento de integração de projetos visa garantir que os componentes do projeto atuem conjuntamente e isso é responsabilidade do gerente de projetos. Para isso, o profissional deve ter habilidades de:
Tem como principal objetivo garantir que apenas o que realmente faça parte do projeto esteja incluso no escopo. Isso ajuda a evitar que o escopo se expanda e acabe fugindo do foco.
Tem como principal função manter uma sequência de eventos que devem ser realizados durante a execução do projeto. Além disso, pretende-se garantir que os prazos sejam cumpridos de acordo com o programado. Assim, será possível garantir que o término seja realizado de acordo com o previsto.
Trata-se de coordenar e gerenciar as estimativas de gastos, orçamentos e controle dos custos. Com isso, tem-se a intenção de possibilitar que o projeto seja finalizado nem que custe mais do que o orçado. Para isso, é preciso, por exemplo:
Visa garantir que o projeto obtenha o resultado esperado. Para isso, é preciso garantir que os processos sejam de qualidade, de forma que satisfaça às necessidades. Assim, o trabalho de gerenciamento de qualidade visa buscar a melhoria contínua dos processos do projeto.
Trata-se do acompanhamento e gerenciamento da equipe de profissionais que faz parte do projeto. Por isso, em algumas edições do PMBOK pode ser encontrada como recursos humanos ou gerenciamento de recursos humanos.
Visa garantir que as habilidades de cada colaborador sejam usadas de forma eficiente e produtiva. Além disso, tem a intenção de envolver a equipe e fortalecer o comprometimento dos profissionais.
É a parte que busca garantir que o fluxo de informações do projeto circule corretamente. Além disso, assegura que os dados sejam:
Tem como principal função identificar e solucionar possíveis problemas. Para isso, é preciso mapear e ter o controle de riscos, trabalhando para diminuir qualquer possível impacto dos eventos negativos no projeto.
Esse gerenciamento aborda as etapas necessárias para comprar produtos ou adquirir serviços, ou seja, trabalha no gerenciamento de processos.
Também chamada de stakeholders, a gestão de partes interessadas só entrou na quinta edição do livro PMBOK. Inclui processos de:
Tem como objetivo melhorar o comprometimento dos stakeholders ao projeto e dar o suporte necessário para que isso possa acontecer. Isso é possível por meio do gerenciamento das expectativas das partes interessadas.
O PMBOK serve realmente como um guia e pode ajudar a empresa a mudar completamente a maneira como executa e lida com os projetos. Dessa forma, visa ser um componente importante na busca por melhores resultados, bem como na melhoria de toda a execução.
Assim, com um bom gerenciamento de projetos, a empresa acaba conquistando diversos benefícios como, por exemplo:
Em suma, o guia PMBOK ajuda a empresa a trilhar um caminho mais sólido e padronizado na gestão de projetos. Dessa forma, conquistar melhorias tanto no aproveitamento das melhores habilidades de cada colaborador, quanto no resultado obtido e até no controle financeiro. E é isso que toda empresa procura. Melhorar os resultados e se tornar referência no que faz.
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