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publicado em
16/11/2021
atualizado em
16/11/2021
às 15:21
por:
Século XXI
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desenvolvimento de pessoas

Qual a importância de gestores no desenvolvimento de pessoas

Gerir um negócio é algo que vai além das questões burocráticas e administrativas, de delegar tarefas e cuidar de rotinas do dia a dia de trabalho. É algo mais complexo e abrangente, que demanda, principalmente, ações estratégicas que consideram inúmeras variáveis. Uma das mais importantes é a gestão e o desenvolvimento de pessoas

Por isso, antigos modelos de gestão, com posturas autoritárias e tomadas de decisões arbitrárias foram deixados no passado. Em seu lugar surgiu um novo modelo, onde há foco no desenvolvimento de pessoas, que são reconhecidas como a maior riqueza de uma empresa.

Esse gestor se tornou um líder desenvolvedor, um profissional mais forte, comprometido com resultados e capaz de liderar situacionalmente e obter os melhores resultados, mais crescimento e sustentabilidade

Este artigo traz uma reflexão sobre o papel do RH, dos profissionais de gestão e demais colaboradores para as organizações que buscam sempre a melhoria contínua. Confira!

Gestão de pessoas é uma tarefa apenas do RH? 

O RH é um dos principais pilares sobre os quais se sustentam diversas áreas de uma empresa. Seu papel é fornecer insumos, ferramentas e estratégias eficazes, que contribuem para que gestores e equipes alcancem resultados cada vez melhores. 

Por isso, podemos dizer que RH e gestores caminham de mãos dadas, de forma colaborativa, mas com responsabilidades diferentes. O RH promove ações de desenvolvimento para que líderes exerçam suas funções com eficácia. Em paralelo, estes colocam em prática, junto às suas equipes, as técnicas aprendidas, mas sempre com o suporte do RH. 

Por que as pessoas são o maior capital de uma empresa?

Alguns definem os colaboradores como o maior capital de uma organização. Outros já se referem a eles como o maior patrimônio ou o maior ativo que uma empresa possui. Independentemente da definição usada, o fato é que uma organização só existe por que pessoas a desenvolvem e constroem, a fazem existir. 

Processos só funcionam se houver pessoas capacitadas por trás deles. Da mesma forma, metas e objetivos só são alcançados se houver profissionais engajados, motivados e dispostos a buscar por eles. Por isso, quanto melhor for a gestão deste patrimônio e quanto mais o planejamento estratégico estiver focado nele, melhor e mais positivos serão os resultados. 

Mas o que difere uma boa gestão de pessoas de uma má gestão? Veja a seguir algumas percepções sobre isso.

Quando pessoas são vistas apenas como recursos

desenvolvimento de pessoas

Este tipo de gestão possui características fáceis de serem percebidas, e seus resultados também. Entre elas temos:

Rotina de trabalho rígida

Organização e planejamento não devem ser confundidos com algo estanque e engessado,  mas vistos como ferramentas que permitam o alcance mais rápido dos resultados. Quando a rotina é rígida, não há espaço para propostas de melhorias e as pessoas se percebem apenas como executores. 

Desta forma, o potencial delas pode ser prejudicado e a produtividade fica sempre abaixo do que são capazes de entregar. Ambientes com falta de flexibilidade, horários e ordens que precisam ser cumpridos à risca, sem espaços para negociações ou alterações, podem causar estresse e desmotivação. 

Foco excessivo em normas e regras

Normas e regras precisam existir em qualquer ambiente, seja profissional ou pessoal, público ou privado. Mas o excesso delas e o foco apenas no cumprimento das mesmas, mesmo quando há espaço para adequações, pode causar insatisfações e, consequentemente, baixo engajamento.

Há chefes em vez de líderes

De forma geral, ficam claras as hierarquias, relações de poder autocrático e o desempenho individual tende a não ser reconhecido. Diferente do líder, que acompanha e dá suporte à sua equipe, as chefias estão mais focadas em dar ordens, cobrar e pressionar por resultados. 

Há momentos em que os líderes precisam ser “chefes” acompanhando e cobrando resultados. No entanto, a postura é de colaboração e haverá sempre disponibilidade para ajudar a equipe. 

Quando pessoas são vistas como parceiras

Quando as pessoas são vistas como parceiras de negócios, os resultados tendem a ser muito positivos, pois este modelo de gestão contribui para melhoria dos processos, aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros. Neste tipo de gestão, que além de resultados busca o desenvolvimento de pessoas, encontramos:

Rotinas mais flexíveis

A flexibilidade abre espaço para inovação, criatividade e torna a rotina muito mais produtiva. Por serem reconhecidas como parceiras, as pessoas tendem a ter resultados muito melhores. As relações são baseadas na confiança e o foco é no resultado, não no cumprimento de horários, normas e regras rígidas.

Maior autonomia de colaboradores

Quando há descentralização de tarefas e o líder delega algumas atribuições, ele promove maior engajamento e o desenvolvimento de pessoas. A autonomia na realização de atividades, e até mesmo em algumas tomadas de decisão, aumenta o comprometimento e a motivação.

Interdependência entre os setores 

Apesar de haver metas distintas de acordo com cada área, uma empresa é impulsionada a partir de esforços individuais que somam para o alcance de um objetivo comum. Sendo assim, quando gestores e equipes compreendem o negócio e trabalham de forma interdependente e integrada, não há espaço para competições e os resultados são alcançados de forma mais eficiente e rápida

Relacionamentos são bases sobre as quais a cultura e o clima organizacional se estabelecem e, por isso,  quando há comunicação entre os setores, a colaboração é estimulada. Isso contribui para que os objetivos sejam alinhados e os processos sejam otimizados, fortalecendo o comprometimento e o aumento da produtividade.

Como um gestor desenvolve pessoas?

Um líder pode trabalhar de diversas formas no desenvolvimento de pessoas e existem diversas ferramentas, boas práticas e metodologias de trabalho para este fim. A seguir, listamos as mais comuns e que podem ser facilmente aplicadas junto às equipes

Utilizando a disciplina como um instrumento motivacional

Disciplina e motivação estão intimamente ligadas. Por isso, a correta utilização de ações como controle do tempo, aplicação coordenada de esforços, orientação e direcionamento adequados para metas, contribuem efetivamente para a aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento de pessoas.

Profissionais que encontram um ambiente desenvolvedor, onde a disciplina é uma ferramenta que contribui para a autorregulação, tendem a ser mais motivados e direcionados aos objetivos, desejam adquirir novos conhecimentos, aumentar cada vez mais suas competências e serem bem sucedidos.

Feedback: transformando erros em aprendizado

O feedback é uma excelente maneira de alinhar os profissionais aos interesses organizacionais e promover o desenvolvimento de pessoas. É uma das principais ferramentas de comunicação entre líderes e liderados que, quando usada corretamente, cria proximidade através do diálogo e promove um ambiente mais saudável e produtivo. 

Quando gestores conseguem transmitir os pontos avaliados com clareza e objetividade, de uma forma positiva, ele transforma erros em aprendizado, aumenta a motivação, a satisfação e o desenvolvimento pessoal.

Trabalhando a escuta e valorizando as ações de seus liderados

Todos sabemos da importância da comunicação eficiente e objetiva como elo de ligação entre gestores e suas equipes e que este é o melhor caminho  para alcançar os resultados. 

Neste processo, saber escutar é tão importante quanto saber transmitir informações. Por isso, trabalhar a escuta, ouvir os liderados, valorizando suas ideias e ações, promove o sentimento de pertencimento, valorização e, consequentemente, a motivação.

Incentivando o trabalho em equipe

Pessoas têm perfis diferentes e isso é positivo quando usado a favor do trabalho colaborativo. Se pensarmos que todos têm como objetivo comum o alcance das metas da organização, então o trabalho em equipe e a sinergia dentro dela precisam ser valorizados. 

Quando todos se percebem como um único time, os conflitos são minimizados e o grau de engajamento aumenta. Logo, o desenvolvimento de pessoas se estabelece de forma mais dinâmica, fácil e rápida. 

5 Dicas para uma liderança mais humana

Uma liderança mais humanizada cria um ambiente de trabalho mais saudável e tranquilo para todos e também mais produtivo. A humanização aumenta a motivação e o engajamento, fazendo com que as pessoas vistam a camisa da empresa. Veja a seguir algumas dicas para o exercício de liderança mais humana. 

Valorize e crie oportunidades

É fundamental que todos se sintam importantes e pertencentes à organização. Saber valorizar as contribuições de cada um e garantir oportunidades de crescimento para todos, é uma das características do líder desenvolvedor. 

Possibilite o desenvolvimento de novas competências

Identifique os conhecimentos e competências que cada liderado precisa e incentive a busca pela aquisição deles. Se possível, ofereça programas de treinamento e desenvolvimento, pois quando a gestão possibilita a busca pelo aperfeiçoamento, pela qualificação, isso aumenta a motivação e o crescimento.

Estimule a integração e a comunicação

Já falamos sobre isso , mas é sempre bom reforçar a importância da liderança que utiliza a integração e a comunicação como formas de desenvolvimento de pessoas e equipes. São dois pilares interdependentes que criam empresas mais fortes, coesas, engajadas, produtivas e motivadas.

Entenda a individualidade de cada liderado

Apesar de formarem um time, sabemos que cada um possui suas particularidades, diferentes competências, interesses, habilidades e conhecimentos. E essa visão precisa ser estendida para fora do ambiente corporativo. 

É o caso, por exemplo, de um profissional que precisa prestar exames para um curso ou um pai que precisa levar o filho ao médico. Ser empático e flexibilizar em situações como estas, cria proximidade e relacionamentos mais sólidos.

Seja um líder acessível e democrático

Mostre disponibilidade, auxilie quando for necessário, tire dúvidas, ouça opiniões e sugestões e acate as que forem mais adequadas.   Compartilhem conhecimentos e ideias. Isso promove crescimento para a empresa e para todos. 

MBA Gestão Estratégica de Pessoas FGV

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