Vivemos em meio a mudanças constantes, cenários econômicos dinâmicos e na maioria das vezes instáveis. A competitividade cresce em todos os setores e, por isso, as organizações precisam estar sempre inovando e buscando formas diferenciadas para garantir e melhorar a qualidade na entrega de produtos e serviços. Para que isso seja possível, muitas empresas têm investido na educação corporativa como forma de desenvolver equipes mais engajadas e produtivas.
Neste artigo, vamos esclarecer o que é a educação corporativa e como ela é fundamental para empresas que querem estar em destaque e à frente da concorrência.
Boa leitura!
Educação corporativa é uma estratégia voltada para a gestão de pessoas que, alinhada às demais estratégias organizacionais, tem como meta promover inovação, desenvolvimento e crescimento organizacional.
A educação corporativa é abrangente e investe na implantação de programas e ações de qualificação e capacitação profissional para o desenvolvimento de equipes de alta performance, cujo foco não está apenas nos retornos financeiros de seu trabalho, mas nos desafios e causas apresentadas pela empresa.
A educação corporativa é a peça-chave para o crescimento empresarial sustentável a longo prazo. Através dela é possível alinhar todos à cultura e aos objetivos organizacionais e trazer retornos positivos, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.
Para os profissionais, é uma excelente oportunidade de desenvolvimento e valorização profissional. Para a empresa, que passa a contar com novas e melhores habilidades técnicas e comportamentais de times altamente qualificados, há aumento da produtividade, da qualidade de produtos e serviços e, consequentemente, de sua vantagem competitiva.
O objetivo geral da educação corporativa é fazer a gestão do conhecimento nas organizações de forma a garantir que equipes e colaboradores estejam alinhados às necessidades e metas da empresa.
Como base de sustentação para o alcance deste objetivo geral, ela possui objetivos específicos que vão nortear a implantação dos programas e ações de desenvolvimento, como:
A implantação da educação corporativa exige muito estudo, análise e planejamento. O responsável é o setor de Recursos Humanos que, em parceria com as lideranças:
A partir destes levantamentos, é necessário definir qual ou quais modalidades e ferramentas são as mais adequadas à realidade e objetivos da organização, conciliando os custos e os benefícios.
De forma geral, um sistema de educação corporativa é composto por três modalidades de desenvolvimento:
São adequados a programas de capacitação onde a participação do colaborador e do instrutor ou professor precisa ser presencial. A logística e os investimentos costumam ser maiores, mas há casos em que esta é a melhor ou única forma de oferecer capacitação ao time, como é o caso dos treinamentos in company.
Podem ser oferecidos para um grande número de pessoas a um custo menor. Além disso, podem ser realizados em horários que atendem melhor às necessidades dos colaboradores, sem prejuízo para suas atividades diárias de trabalho.
São usados quando parte dos conteúdos podem ser vistos virtualmente e outros presencialmente. São muito comuns em cursos de sistemas e novas ferramentas de trabalho.
Por último, mas não menos importante, é necessário definir métodos de avaliação, KPIs e outras formas para acompanhar, analisar, medir os resultados ao longo de todo o processo e fazer ajustes.
A educação corporativa tem muitas vantagens, como desenvolver equipes de alta performance, mais engajadas e produtivas, processos, produtos e serviços mais qualificados, que trazem mais vantagem competitiva para a empresa.
No entanto, há vantagens adicionais que são alcançadas ao longo de todo o processo de capacitação.
Um sistema de educação corporativa bem implantado e robusto é capaz de promover o crescimento profissional dos colaboradores e líderes, de forma consistente e contínua,
Profissionais que se sentem mais valorizados desenvolvem a sensação de pertencimento e, por isso, apresentam comportamentos mais positivos. São mais felizes e engajados e têm maior interesse nos planos de carreira da empresa.
Portanto, além da melhoria do clima organizacional, a educação corporativa contribui para a diminuição do turnover e o desenvolvimento de equipes mais integradas e colaborativas.
A inovação só acontece em ambientes onde ela é incentivada. Um espaço onde os colaboradores se sentem mais qualificados, seguros e confiantes para criar novos projetos, estratégias e soluções é o local propício para a inovação existir.
Quais as principais tendências da educação corporativa?
Algumas tendências da educação corporativa ganham cada vez mais força e destaque nos sistemas de educação corporativa. Tais como:
A gamificação é uma técnica de capacitação que utiliza os jogos como forma de desenvolvimento corporativo. Na dinâmica dos games estão as metas, os desafios e as recompensas, que utilizam a competitividade natural das pessoas como forma de manter o engajamento e o comprometimento com os resultados.
A gamificação amplia a visão e o interesse dos colaboradores, que deixam de focar apenas no conteúdo e se envolvem com toda a dinâmica do jogo. Ela é um complemento das atividades que usam a realidade virtual e o microlearning como metodologia de capacitação profissional.
Um exemplo são os óculos 3D ou os jogos onde as pessoas fazem parte de uma história e se transformam em personagens que precisam tomar decisões ou buscar soluções para um determinado problema.
A proposta é a mesma para a educação corporativa e os colaboradores, gestores e equipes são treinados a partir de simulações de situações reais. Além de apresentar ótimos resultados, todo o processo de aprendizagem é muito mais interessante e divertido.
É uma técnica simples que tem como objetivo dividir conteúdos extensos em conteúdos menores. Isso, além de trazer mais agilidade na realização dos cursos, facilita este processo por permitir o acesso através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a qualquer momento.
Como vimos, a educação corporativa é um dos pilares das organizações que desejam melhorar os processos internos e alcançar resultados melhores, de forma mais rápida e eficaz.
Para saber mais, leia nosso Guia de educação corporativa e informe-se!
O ciclo de vida de um projeto refere-se a um conjunto de fases que um projeto passa, do início ao fim.