Apesar de existir há mais de 30 anos, o intraempreendedorismo ainda é um conceito desconhecido para muitos no universo corporativo. A ideia veio da necessidade de manter a competitividade das empresas em um mercado cada vez mais dinâmico e inovador.
Continue com a gente e veja como esse conceito pode mudar a realidade de uma empresa e de seus colaboradores.
O intraempreendedorismo consiste em empreender, mas dentro da empresa em que uma pessoa trabalha. Ela aproveita seus talentos para promover mudanças, aperfeiçoamentos e inovações constantes em seu ambiente corporativo.
Profissionais intraempreendedores são proativos, persistentes, criativos, inovadores, ou seja, verdadeiros empreendedores, que atuam como se a empresa também fosse uma conquista deles.
São conceitos iguais, porém diferentes na forma de atuação. Na prática, o empreendedorismo está relacionado ao profissional que sai da empresa e monta seu próprio negócio.
No intraempreendedorismo, ele usa todo seu potencial empreendedor a favor da empresa onde atua.
Os intraempreendedores têm um mindset de crescimento, perfil de liderança e outras competências que os capacitam para enfrentar desafios e buscar o desenvolvimento constante. Conheçam as principais.
Eles não trabalham de forma acrítica ou mecânica. Pelo contrário, pensam de forma analítica, criteriosa e questionadora. Com o apoio da empresa, eles avaliam e propõem melhorias nos processos e buscam desenvolver novos métodos, produtos e serviços.
Estão sempre preparados para assumir seus erros, sabem como contorná-los e usam obstáculos e falhas como aprendizado para melhorar sua performance.
Se responsabilizam por suas ações e colocam o interesse da empresa como foco das suas decisões, como se ela fosse sua.
Eles sabem que é impossível alcançar objetivos sem a cooperação de todos os talentos do time. Por isso, são colaborativos, sabem trabalhar em equipe e reunir pessoas ao redor de seus projetos.
A palavra vem do inglês “intrapreneur”. Ele é uma abreviação de “intracorporate entrepreneuring”, que significa empreendedorismo intracorporativo.
Por mais recente e inovador que possa parecer, o conceito surgiu em 1978. Clifford Pinchot III, um empreendedor, autor e inventor norte-americano, e sua esposa Elizabeth Pinchot, usaram o termo pela primeira vez em um artigo que escreveram juntos.
Sete anos depois, em 1985, ele lançou o livro Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur, onde aprofundou ainda mais o conceito de intraempreendedorismo.
De lá para cá, ele ganhou mais espaço nos debates sobre o mercado de trabalho, fazendo com que os detentores destas skills sejam cada vez mais valorizados.
As principais vantagens do intraempreendedorismo são:
O intraempreendedorismo tem o poder de envolver as equipes em causas internas, projetos e despertar seu interesse. Como a motivação tem o poder de aumentar o engajamento, o resultado é mais produtividade e um trabalho feito com qualidade e eficiência.
Ao perceber que tem o apoio da organização e que está em pleno desenvolvimento, o colaborador se sente valorizado e consegue aperfeiçoar habilidades importantes, como liderança e criatividade.
Através do intraempreendedorismo é possível reconhecer talentos, além de mantê-los motivados e produtivos. Isso aumenta a sua retenção e diminui a rotatividade e os custos.
No entanto, é preciso oferecer incentivos que valorizem o trabalho destes times, como comissões, participação em lucros, promoções, etc
A criação de ambientes colaborativos e inovadores traz crescimento para as equipes e, consequentemente, para a empresa. Através do intraempreendedorismo é possível:
Atualmente, o mercado trabalha com dois tipos de intraempreendedorismo: de valor agregado e spin-off. No empreendedorismo, o termo spin-off é usado para designar uma empresa que foi fundada a partir de outra, mas seguindo uma linha diferente de produto ou serviço.
1. Intraempreendedorismo de valor agregado. |
O que é? | Valor agregado |
Empreendedorismo ligado à principal atividade da empresa. | Criação, inovação e crescimento dentro de sua própria área de atuação. |
Exemplos |
Proposta inicial | Valor agregado | |
Ser uma ferramenta de buscas robusta. | É um hub completo de serviços digitais voltados à informação | |
Montadoras de Veículos | Montagem de carros à combustão. | Montagem de carros elétricos. |
3M E POST-IT | Criar um adesivo que não deixasse resíduos. Foco: mercado aeroespacial. | Criação do Post-it, sucesso em geração de renda. |
2. Intraempreendedorismo Spin-off |
O que é? | Spin-Off |
Empreendedorismo ligado às ideias e projetos que fogem totalmente da atividade original da empresa. | Expansão da empresa, incluindo criação de um modelo de negócio, produtos ou serviços voltados para uma nova área. |
Exemplos |
Proposta inicial | Spin-Off | |
SONY – PLAYSTATION | Produção e comercialização de TVs e aparelhos de som | Criação de uma equipe focada apenas na fabricação de consoles. Isso acabou criando um dos maiores sucessos do mundo gamer.e uma empresa independente. |
MERCADO LIVRE | Marketplace | Criação do Mercado Pago, uma instituição financeira. |
BANCO ITAÚ | Banco tradicional | Criação do Itaú Iti para competir com outros bancos digitais. |
Diversas ações incentivam o intraempreendedorismo. Veja o que você pode fazer.
Apesar de cada um ter suas próprias soft e hard skills, o empreendedorismo é, sem dúvida, uma das competências mais valorizadas por empresas que querem se destacar em seu segmento.
Ela é essencial para que uma empresa consiga atender as exigências de um mercado altamente competitivo e para profissionais e equipes que querem alcançar a alta performance.
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