Quando passamos por tempos de crise as tensões nas negociações aumentam, parece quase um campo de guerra. Você deve se deparar com este cenário diariamente com as transações comerciais da sua empresa e entre seus colaboradores.
No momento de negociar com um cliente ou com seus colaboradores, a tendência de ambos os lados é chegar para a reunião com a mentalidade de que devem fazer de tudo para não perder.
O problema de carregar este pensamento é bloquear sua mente para a oportunidade de chegar a um acordo que gere ganho, compromisso, fidelidade e novas possibilidades de negócios.
Independente do porte ou segmento da sua empresa aprender a negociar pode garantir a sobrevivência dela em tempos difíceis e ainda agregar valor a sua marca. Para isso, é bom que desenvolva algumas características para se tornar um bom negociador.
Você, como negociador, precisa ter em mente que não está realizando apenas uma relação de compra e venda de produto ou serviço. Saber negociar ajuda na tomada de decisões mais assertivas através de técnicas e estratégias para administrar possíveis conflitos somando com suas habilidades interpessoais e atitudes.
Chegue informado sobre com quem está negociando, levantar informações básicas sobre a pessoa/empresa representada gera empatia e no decorrer da conversa você se mostra interessado.
Ir para a negociação com uma proposta fechada que você julga irrecusável e de imediato falar apenas dela sem dar a chance de estabelecer diálogo, é uma péssima atitude e as chances de não fechar o negócio são enormes.
O processo de negociar é como um relacionamento, e a base de qualquer relacionamento duradouro está na nossa capacidade de escutar e compreender a visão do outro.
Negociar passa por três variáveis principais: informação, tempo e poder. A informação consiste em saber com quem e o que se negocia. É de suma importância munir-se de todas as informações que possa conseguir sobre a pessoa ou a empresa que estará em negociação.
O tempo implica em estabelecer prazos limites de entrega e análise da proposta e resposta para a decisão de ambas as partes. O poder consiste na relação de persuadir e ceder a um dos lados ou de encontrar uma solução de ganha-ganha.
A ideia de que a negociação é sempre um cabo de guerra deve ser evitada ao máximo, os bons negócios são estabelecidos quando há ganhos para ambos os lados. É mais assertivo e produtivo chegar para negociar com a mentalidade de colaboração.
Então quando estiver em processo de negociação, além de estudar o contexto, praticar as características do bom negociador e ter objetivos bem definidos, questione: como posso colaborar?
Quer saber mais sobre assuntos de gestão e negociação? Acompanhe nossa fanpage e nosso blog.