Para ser um bom profissional, as habilidades técnicas e diferenciais como conhecer um segundo idioma são importantes, mas suas características interpessoais e comportamento são essenciais.
Na verdade é o equilíbrio entre o conhecimento técnico e o autoconhecimento que podem te levar ao cargo que almeja e ao sucesso da sua carreira.
Os gregos antigos falavam algo como: conheça-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.
Somos naturalmente curiosos sobre aquilo que gostamos de fazer e ao longo da vida desenvolvemos algumas habilidades seguindo as afinidades que temos, não é verdade?
Uma criança que sempre gostou de matemática e números por exemplo pode chegar na adolescência e se encantar ainda mais com cálculos e ter interesse em seguir estudos em alguma área da engenharia.
Quando tiver empregado numa firma ou se pretender abrir um negócio próprio ele terá que usar das habilidades pessoais para se destacar no mercado.
Essa recomendação vale para qualquer profissional que tem em mente crescer com a empresa ou começar algo por conta própria. Ambas as situações exigem preparo técnico, psicológico e prático.
Conhecimento é adquirido e melhor aproveitado quando você tem a capacidade de unir conhecimento técnico/prático com experiências de vida.
Você só conseguirá se destacar conhecendo bem os seus pontos fortes e seus pontos fracos.
A dica é focar em desenvolver ainda mais os seus pontos fortes, suas virtudes e identificar o que é necessário para superar algum defeito que você tenha.
Saber se comunicar é primordial, estamos na era da conectividade em que muitas relações comerciais e afetivas também começam ou se desenvolvem no meio online.
Falar bem, saber passar a sua ideia com clareza, conduzir uma conversa, gerar empatia, exercitar a escuta com atenção para elevar um simples bate papo a um diálogo que gere valor ou chegue a solução de algum problema, são habilidades que uma pessoa comunicativa desenvolve no decorrer da vida.
Não é nem um bicho de sete cabeças, é exercício diário. Uma boa comunicação te levará a criar uma excelente rede de contatos e a manter bons relacionamentos.
Quando você está trabalhando numa empresa é constantemente cobrado para obter resultado.
Você tem metas a cumprir, seu serviço não depende apenas de você, a empresa que trabalha tem objetivos, valores e uma missão, você sabe quais são?
Se esses pontos não estão claros para você, nosso conselho é que procure entendê-los e analisar se estão de acordo com a cultura da empresa e com a sua conduta dentro dela.
Focar em entregar seus resultados e no melhoramento constante depende da sua eficiência em fazer certo as coisas e a sua eficácia em fazer as coisas certas.
E atingir um bom grau de eficiência e eficácia no trabalho envolve conhecer bem o que deve fazer e saber administrar os recursos que possui com uma mentalidade de justiça e economia.
Compromisso é encarar seus projetos, trabalho e sua vida com responsabilidade.
Muita gente encara essas palavras como sinônimo de falta de liberdade e rigidez.
Não é nada disso, assumir um compromisso e ser responsável são consequências naturais da vida adulta e devem ser encaradas com mais leveza.
Temos tendência a complicar e assumir uma postura taxativa quando algo sai do nosso controle ou não sai do jeito que queríamos.
Precisamos aprender a ceder quando reconhecemos que é melhor para a organização e devemos saber nos posicionar quando temos certeza de que o processo correto é o que você conhece.
Cada momento no seu serviço ou projeto que se dispõe a participar é um exercício de troca de ideias, experiências e convivência.
Lembre-se, habilidades técnicas são e devem ser aprimoradas no ritmo que você determinar, mas suas habilidades pessoais, que são o que te fazem um bom profissional, são aperfeiçoadas diariamente.
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