Você já reparou o quanto é desafiador montar uma equipe de colaboradores que “vistam a camisa” da sua empresa? Contratar pessoas, reter talentos, engajar seus funcionários e incorporar a cultura do seu negócio de forma positiva e que leve a evolução de sua marca. Pode ser difícil, e é, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.
Neste post vamos fazer você refletir alguns conceitos e apresentar as 6 práticas mais eficazes de RH e ainda um exemplo de empresa local com um de seus projetos mais bem sucedidos.
O comportamento das pessoas mudou muito nos últimos anos, transparência e sustentabilidade são valores não mais diferenciais, e sim, essenciais para uma empresa se posicionar positivamente diante seu público e seus colaboradores.
Trabalhar a imagem pública da sua organização é função do marketing e da sua assessoria de comunicação, agora, quando as ações são voltadas para seus funcionários, o profissional mais adequado é o gestor de RH.
Essa pessoa tem a única missão de ser ponte entre diretoria da empresa e colaboradores, se você não tem uma área de RH, essa missão é sua.
A principal dica é: lembre-se de ser humano. Antes de qualquer coisa é preciso ter consciência que uma empresa é feita por pessoas, e hoje, mais do que nunca as pessoas querem se sentir motivadas, querem acreditar que tudo vai melhorar, mas infelizmente não veem bons exemplos recorrentes.
Então por que não ser o seu negócio um exemplo? Encontre os valores da sua empresa e espalhe-os para seus funcionários. É o que se chama de cultura da empresa, promover um ambiente próspero, ético, inspirador, e fazer com que seja o melhor lugar para se trabalhar.
Além disso, estudos científicos comprovam o aumento nos níveis de produtividade em um ambiente acolhedor, onde o colaborador se sente aceito, respeitado e vê a possibilidade de crescer como pessoa dentro de seu local de trabalho.
Entre essas práticas destacamos 6 que fazem diferenças significativas no dia a dia da empresa:
Quando um funcionário é novo ele pode se sentir um pouco deslocado. Converse com ele e explique como são as regras e costumes da empresa e pergunte se ele gostaria de se apresentar ou se você mesmo pode aprensentá-lo ao restante da equipe.
Mostre a ele todos os setores da empresa, faça-o sentir em casa e finalize expondo sua satisfação em tê-lo na equipe. Promova também integrações semestrais ou anuais, as famosas festas da empresa ou de final de ano. Será um momento descontraído e importante para criar laços e estreitar relações.
Você tem um método de trabalho, um processo definido para cada área, vai implementar um software para otimizar a sua produção, precisa melhorar o atendimento. Estes são alguns exemplos do que pode ser feito como treinamento para melhorar o desempenho de todos na empresa. Ter um tempo para trocar informação e conhecimento entre funcionários é um fator estratégico para manter a empresa atualizada e os colaboradores engajados.
Conte antes as pessoas o assunto tratado na reunião, para que elas se preparem com ideias, sugestões. Dessa forma você mostra que está apto para escutá-las, que a opinião de seus funcionários importa. Claro, que você avaliará as decisões, mas se mostrar pronto para ouvir o que os outros tem a dizer é um ponto muito positivo para construir relacionamentos de confiança.
Brasileiro tem medo de receber feedback, acha que sempre será algo negativo, mostre que é exatamente o contrário através de um padrão de avaliação de produtividade. Como seu funcionário vai saber se desenvolveu e se entrega o resultado que espera ou se ele superou as expectativas? Diga a ele, com educação sempre.
Lembra na dica 3 que falamos sobre estar pronto para ouvir? Então, pesquisas de clima funcionam como um termômetro para saber os pontos fracos e os pontos fortes da sua empresa. O ideal é aplicar uma pesquisa a cada semestre, dessa forma você estabelece parâmetros concretos e confiáveis sobre o nível de satisfação dos profissionais e outros fatores que impactam diretamente o bom desempenho do seu negócio.
Calma, você não precisa virar artista para ser criativo, aliás, criatividade é um exercício. A arte mostra através de suas mais variadas expressões ideias e possibilidades diversas, mas ser criativo nas ações de RH da sua empresa é implantar projetos que atendam as necessidades dos seus funcionários e faça com que a sua empresa cresça junto com eles. Pode ser pela arte, segurança no trabalho, levando informações sobre saúde e bem estar.
Empresas da região mostram projetos tradicionais e simples que são muito bem sucedidos sobre como engajar seus funcionários de forma criativa e humana. Atendendo a necessidade maior deles, com sensibilidade e atenção.
É o caso da Avivar Alimentos que há 5 anos realiza o Projeto Gestante, que é uma série de encontros com suas funcionárias gestantes sobre os cuidados que elas devem ter durante e pós gravidez.
De acordo com Sara Costa, diretora administrativa da Avivar e aluna do MBA FGV em Divinópolis, as gestantes participam de rodas de conversa sobre o período gestacional, recebem orientações sobre práticas de cuidado, e atendem as dúvidas e ansiedades de cada uma delas.
“Vamos prepará-las para uma maternidade, ainda mais, tranquila e segura”, afirma Sara.
Os encontros são mensais e ocorrem na Avivar Matriz de São Sebastião do Oeste. Está na sua 5ª edição e este ano abordou temas como desenvolvimento fetal, cuidados e riscos durante as semanas gestacionais e período pós-nascimento dos bebês. Elas tiveram informações sobre direitos sociais e trabalhistas e ainda como se dá o retorno das mães a vida social e profissional.
Um exemplo inspirador e bem completo de integração entre as colaboradoras que passam por um período tão único e repleto de transformações. Saber que elas tem apoio onde trabalham é extremamente importante.
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A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.