Porque é difícil resolver os problemas da empresa? Para você chegar as soluções parece as vezes algo impossível? O Design Thinking pode ser uma abordagem interessante para solucionar problemas de forma prática e eficaz.
Num dia rotineiro de trabalho muitas vezes nem nos damos conta de tudo que deve ser feito, muitas vezes estamos tão envolvidos nos processos operacionais e quando uma bomba estoura na nossa frente ficamos “quase” sem ação.
Não prever ou nomear os possíveis riscos de um projeto é uma das causas de insucesso mais comum entre projetos e empresas e a culpa sempre cai no gestor ou empresário.
Imagina a sensação de não saber o que fazer diante uma situação que ocorre dentro da sua empresa? E aí, vai deixar quebrar, reagir sem pensar ou vai se posicionar para corrigir o problema?
Essa última opção parece mais interessante. Preparar e incorporar uma nova abordagem na resolução de problemas que gere uma forma mais ativa e empática de pensar a criação de produtos, melhorar o desenvolvimento de processos e a oferta de serviços é a essência do Design Thinking.
Não, não é design de peça publicitária ou processo criativo pra criar logo.
É uma ferramenta baseada em conversas e brainstorming super eficaz para a sua empresa prover novas soluções para seu mercado, e acredite, o Design Thinking pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento. Inclusive a composição das equipes deve ser o mais multidisciplinar possível.
Desde que estejam envolvidas e que realmente tenha foco uma equipe com pessoas diferentes proporciona ideias diversificadas. Aproveitando os repertórios múltiplos e um ambiente propício para que todas as ideias sejam ouvidas, testadas e analisadas até que se chegue a solução.
Leandro Garcia é professor de MBA na FGV e explica que o Design Thinking é uma metodologia:
“Envolve e engaja as pessoas, extraindo o melhor delas e organiza de maneira estruturada as soluções encontradas e principalmente como serão compartilhadas com os demais gerando processos mais comprometidos com o ser humano”.
Ou seja, todos os participantes devem estar abertos e conhecer o mínimo dos processos para chegar ao resultado.
Saber usar a metodologia do Design Thinking na sua empresa e no seu processo de decisão implica em mudar primeiramente o mindset, ou seja, mudar a forma de ver e pensar das pessoas que vão participar dos processos em relação ao desafio/problema.
É interessante que empresário, diretores, gestores, colaboradores de diversos setores e inclusive clientes ou amigos que não tem nenhuma relação com seu negócio sejam convidados e tenham igualdade de oportunidade de fala. Lembre-se: todas as ideias são ouvidas!
A Natura é uma empresa que utiliza sabiamente a metodologia do Design Thinking no desenvolvimento de novos produtos e busca de soluções inovadoras visando a sustentabilidade com as ações do Natura Campus.
Neste vídeo do Sebrae Minas você compreende de forma bem simples e direta cada etapa da metodologia do Design Thinking.
É um processo que coloca pessoas de diferentes gerações pensando num mesmo objetivo e convivendo com suas dificuldades além de ser uma abordagem que faz todos os envolvidos saírem da zona de conforto.
Em resumo consiste em identificar o Desafio, tenha um espaço, identifique o você já sabe e o seu público, pesquise em campo (entreviste, fotografe e observe).
Crie usando as informações que tem como base e faça sessões de Ideação para as perguntas que vão nortear o brainstorming e deixe o espaço para todos darem ideias.
Prototipagem é fazer um protótipo ou seja, criar o modelo de um produto ou storyboard ou encenação, essa é a fase de teste e observação do comportamento em relação ao protótipo e corrigir o que for necessário para que chegue ao produto final ou solução.
Por fim estabeleça um Plano de Ação viabilizando recursos para que a solução seja implementada.
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