Você ou os recrutadores da sua empresa já utilizam o LinkedIn Recruiter? Essa é mais uma das funcionalidades oferecidas pela rede social que visam facilitar a vida dos profissionais de RH e empresários e, portanto, apresenta-se como mais um benefício para o negócio da empresa.
O LinkedIn Recruiter é uma ferramenta de recrutamento criada pela rede social com o intuito de auxiliar gestores de RH e aqueles envolvidos com o processo na hora de encontrar os profissionais mais qualificados e talentosos para as vagas disponíveis nas empresas.
A partir das ferramentas de pesquisa mais eficazes, como filtros avançados de recrutamento e a pesquisa orientada do LinkedIn Recruiter, os recrutadores conseguem encontrar o candidato ideal de uma maneira muito mais rápida e fácil.
Outra grande vantagem é ter acesso ilimitado à rede de contatos do LinkedIn, que inclui mais de 460 milhões de profissionais. Afinal, o LinkedIn Recruiter permite o envio de InMail para qualquer profissional, mesmo os que estão fora da sua rede.
Quem fica responsável por cuidar dos profissionais de uma empresa, sabe que fazer a gestão de talentos não é uma tarefa tão simples. No entanto, quando se trata de gerenciar sua fonte de talentos, o LinkedIn Recruiter te ajuda a preencher rapidamente as vagas disponíveis. Você pode criar uma pesquisa com base no perfil de candidato ideal ou ainda segmentar os talentos ideais a partir de mais de 20 filtros de pesquisa. Continue lendo e veja as nossas dicas para te ajudar a encontrar o profissional que você procura!
Ter de lidar com todo o processo de recrutamento é algo desafiador. No entanto, na hora de avaliar o perfil do LinkedIn de potenciais colaboradores da sua empresa, algumas dicas podem te ajudar bastante. Isso porque alguns elementos devem ser levados em consideração para que você consiga identificar aqueles que tenham realmente os perfis mais alinhados ao tipo de profissional que você procura para determinada vaga.
É claro que, em primeiro lugar, é preciso ter claro quem você está procurando. Para isso, algumas perguntas são necessárias. Qual perfil de profissional eu gostaria de encontrar para essa vaga? Quais habilidades são fundamentais para desempenhar tais funções? A partir disso, você pode começar a avaliar alguns aspectos considerados mais relevantes por recrutadores na hora de identificar os profissionais que estão buscando. Confira quais são eles:
Alguns profissionais começam a divulgar seus perfis mesmo antes de estarem prontos, o que acaba sendo um ponto negativo. Afinal de contas, você provavelmente não terá a melhor impressão ao ver um perfil sem as informações necessárias para avaliar se este pode ser um potencial colaborador da sua empresa, não é mesmo? Enquanto que os perfis completos demonstram mais cuidado por parte do profissional.
Além disso, também é preciso considerar a questão da foto do perfil. Mesmo nas relações de trabalho, é importante que possamos criar uma conexão humana e de maior proximidade, o que torna a foto do perfil um ponto essencial. Além disso, aqueles que se preocupam com a imagem que estão passando, jamais vão colocar fotos de cachorros, de viagens ou de quando eram 15 anos mais jovens. Dê preferência aos perfis com fotos que transmitam o mínimo de profissionalismo.
Como o perfil do LinkedIn não se trata de um currículo, no qual há diversas limitações, o mais importante em relação ao resumo de um profissional é ser o mais completo possível. Isso não quer dizer que se deva dar maior valor ao tamanho, já que, ao mesmo tempo, ele deve ser estratégico e escrito de forma objetiva.
Ao utilizar os recursos do LinkedIn Recruiter, certamente as palavras-chave que aparecem no resumo serão um meio de encontrar os candidatos que você procura para a sua empresa. Por isso, valorize os perfis que contenham uma descrição cuidadosa das experiências, vivências internacionais, principais conquistas, trabalho voluntário e tudo o que agregue ao potencial colaborador.
O estilo da escrita em primeira pessoa e o espaço entre os parágrafos são outros elementos que demonstram a personalidade e o cuidado dele com a leitura e o visual na hora de transmitir suas experiências profissionais e causar uma boa impressão nos recrutadores.
Assim como falamos no tópico anterior, a grande vantagem do LinkedIn é que ele permite aos profissionais incluírem todas as experiências, sem ter que deixar nenhuma delas de lado por falta de espaço ou o que quer que seja, ainda que não tenha a ver com os atuais objetivos dele.
Por isso, para que você possa conhecer melhor os potenciais colaboradores, observe se eles incluíram todas as experiências de trabalho voluntário, profissionais, acadêmicas, bem como as atividades exercidas em seus empregos anteriores.
Por meio do LinkedIn Recruiter, é possível buscar especificamente pelas habilidades que você deseja encontrar em um potencial colaborador. Portanto, novamente, é fundamental que ele tenha incluído no perfil todas as habilidades adquiridas na vida profissional e em outras vivências.
A rede social ainda possibilita a todos os usuários inserirem certificados de idiomas, além de outros adquiridos em cursos e workshops, por exemplo. Tratam-se de elementos extras que te ajudam na hora de avaliar as competências profissionais e interesses.
Uma maneira excelente de avaliar a credibilidade dos profissionais no LinkedIn é por meio das recomendações. Todos os usuários podem pedir recomendações como também recomendar outros colegas presentes na rede social.
É um jeito de ver quais características e competências são ressaltadas por outras pessoas que trabalharam diretamente com seu potencial candidato, sejam elas gestores, subordinados, clientes, parceiros, fornecedores.
Claramente, os recrutadores podem contar com diferentes formas de encontrar novos profissionais que tenham o perfil desejado, desde os meios tradicionais aos mais tecnológicos. Os benefícios de usar o LinkedIn são inúmeros e essa ferramenta de recrutamento é mais uma facilidade, junto à maior possibilidade de gerar conexões mais engajadas e com foco, acima de tudo, no profissionalismo.
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