Em uma era na qual as redes sociais se transformaram na maior via de conexão entre pessoas, profissionais e empresas, o mercado de advocacia precisa andar no mesmo passo. São muitas as plataformas disponíveis para dar visibilidade aos seus serviços e neste post vamos focar especialmente no uso do LinkedIn para advogados.
Você vai ver como esta é uma poderosa plataforma para alavancar sua carreira e potencializar suas oportunidades de negócios. Continue a leitura!
O LinkedIn é a maior rede social do mundo voltada para as relações profissionais, tendo sido criada em 2003 por Jeff Weiner. Ou seja, a sua plataforma serve como um meio de conexão e interação entre perfis de profissionais, empresas e clientes. A rede social foi adquirida pela Microsoft em 2016 e conta hoje com mais de 500 milhões de usuários, sendo que 22 milhões desse total são brasileiros.
Nela você pode construir o seu perfil profissional pessoal disponibilizando informações de formação acadêmica, técnica, experiência profissional, línguas que domina, etc, basicamente como em um currículo.
Assim, por meio da rede é possível fazer networking com colegas de profissão, grupos de estudo, bancas, encontrar vagas de emprego, clientes à procura de serviços. Enfim, as possibilidades são muitas. E o importante é tirar bom proveito de todas elas, pois, com o marketing jurídico, um fator de cada vez maior relevância na concorrência pelo mercado, ficar de fora das principais redes sociais deixou de ser uma opção para quem busca se estabelecer no ramo.
O primeiro passo para aproveitar ao máximo o potencial do LinkedIn para advogados é criar um perfil interessante, que transmita uma boa impressão, sempre tendo em mente quais os objetivos de aderir à rede social. O seu perfil será o espaço onde as interações serão iniciadas, por isso lembre-se de que ele deve ser como um “cartão de visitas”, que vai transmitir a primeira impressão.
Para a foto de perfil escolha uma em que o profissionalismo seja a mensagem. Não é preciso ser formal demais, mas é bom lembrar que devem ser evitadas fotos em festas, muito descontraídas ou em que apareçam outras pessoas. Nas informações pessoais e profissionais esteja atento aos detalhes, disponibilize seu nome completo e não deixe erros ortográficos.
Fale livremente das suas experiências profissionais atuais e passadas, explicando as atividades que foram desenvolvidas e os resultados alcançados. Informações de formação profissional também são importantes. Cursos de extensão, graduação e especialização, painéis, congressos, mini-cursos, línguas, tudo isso é válido. Habilidades com softwares e outras ferramentas também podem ser incluídas.
Mas cuidado para não produzir textos longos e prolixos. Um perfil com muitas informações e auto-elogios pode transmitir a impressão de que se tenta parecer mais do que de fato é, o que pode impedir interações.
Produzir um breve resumo mais objetivo das informações do perfil é uma boa forma de se apresentar de forma sintética e atrativa para criar aquela desejada primeira boa impressão. O LinkedIn automatiza a classificação do perfil dos usuários com o índice de “força do perfil”, que varia do nível “iniciante” ao “campeão”. Para conseguir um perfil “campeão” siga os seguintes critérios:
Agora que você já entende como funciona essa rede social e como criar um perfil atrativo, vamos então falar sobre o potencial do LinkedIn para advogados.
O primeiro ponto a se abordar é a própria finalidade dessa rede social. Diferentemente do Facebook, o LinkedIn não tem como objetivo simplesmente encontrar pessoas dos nossos círculos de interação cotidiana; ele é totalmente voltado para as relações profissionais.
Por isso, além da possibilidade de fazer networking e de encontrar clientes e oportunidades de negócios, o LinkedIn está cheio de conteúdo relevante para o aprimoramento profissional, como planilhas estratégicas para melhorar a produtividade,
apostilas online, artigos inspiradores, etc.
Contudo, não devemos subestimar o poder da construção de um bom networking usando o LinkedIn para advogados. Para isso, recomendamos que você comece se conectando na plataforma com profissionais que são referência no seu nicho de atuação, que integram empresas renomadas, que são ativos e assíduos na plataforma e que sejam referência intelectual na área em que atuam, seja ela diretamente ligada à sua área de atuação ou não. O importante aqui é estar “bem acompanhado”.
Outra boa estratégia do LinkedIn para advogados são as chamadas Company Pages, que basicamente são perfis institucionais oficiais de empresas para interagir na rede.
Nesse tipo de perfil, os usuários podem conhecer a história da empresa e o seu histórico de atuação recente. Além disso, a presença institucional no LinkedIn é interessante para que essas empresas também tenham uma ferramenta digital para o trabalho de networking e para encontrar possíveis parceiros, negócios e clientes.
Ao contrário de redes como o Facebook, no LinkedIn a interação cliente empresa não se dá de forma artificial, por meio de anúncios invasivos. Os usuários ativos no LinkedIn estão à procura de soluções e oportunidades, logo, mantendo-se ativo na rede as possibilidades de se apresentar como uma possível solução ou oportunidade de negócio crescem muito.
Para garantir que a experiência de uso do LinkedIn para advogados seja a melhor possível, veja a seguir mais algumas dicas de como administrar as suas interações:
Agora que você já está bem informado sobre as possibilidades de uso do LinkedIn para advogados, que tal começar a sua rede de contatos seguindo a Século XXI Minas? Confira agora mesmo o nosso perfil e aproveite para ver mais do nosso conteúdo!
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