O agronegócio é uma atividade que exige de seus profissionais a capacidade de lidar com multitarefas diariamente. É preciso gerenciar questões administrativas do negócio, mas também conhecer as operações a campo. Por isso, a adoção de ferramentas de gestão do agronegócio é uma necessidade cada vez mais imprescindível.
Com o avanço tecnológico dos últimos anos, novas ferramentas de gestão do agronegócio são continuamente lançadas e implantadas nos mais diversos tipos de áreas do setor rural, como consultorias, revendas de insumos agrícolas e escritórios de gestão rural.
Essas ferramentas estão se tornando mais amplas, otimizando os trabalhos de agricultores e empresários rurais para que tenham melhores resultados em seus negócios.
A seguir, você vai conhecer a importância da gestão e quais são as ferramentas de gestão do agronegócio mais importantes para que o empresário rural consiga otimizar seu trabalho, fazendo com que a atividade atinja um novo patamar.
A busca pela máxima qualidade na gestão é essencial em todo tipo de empresa ou negócio, cujo futuro depende da forma como se dá a análise de cada um dos setores que permitem maior presença no mercado.
No caso do agronegócio não pode ser diferente. Será uma boa gestão que vai determinar o sucesso diante desse mercado, garantindo certos cuidados externos e, principalmente, internos.
Processos de gestão proporcionam monitorar de perto o mercado onde a empresa atua. Também possibilitam identificar possíveis ameaças existentes capazes de afetar a atuação da empresa.
Dessa forma, será através de um eficaz processo de gestão que o profissional poderá:
Dessa forma, pode-se dizer que a adoção de um processo de gestão de qualidade possibilita ao gestor enxergar melhor as oportunidades reais para assim tomar as melhores decisões.
Neste contexto, adotar ferramentas de gestão do agronegócio, assim como ter conhecimento para aproveitar o máximo delas, é ação imprescindível e precisa ser considerada por todo profissional do setor.
Na atualidade, vários são os sistemas de gestão à disposição de profissionais do agronegócio, tais como softwares, hardwares e aplicativos para smartphones que contribuem com a gestão de todas as atividades relacionadas ao agronegócio.
Mas boa parte destes sistemas lançam mão de importantes e reconhecidas ferramentas de gestão que são utilizadas em todo tipo de gestão, inclusive aquelas relacionadas ao agronegócio.
Veja, então, uma seleção de três ferramentas de gestão do agronegócio capazes de fazer toda a diferença nesse setor.
Essa é uma das ferramentas de gestão do agronegócio mais simples e com fácil adaptação para propriedades rurais de diferentes portes. PDCA é a sigla para “Plan, Do, Check, Act”, que significa “Planejar, Fazer, Verificar, Agir”.
Essa ferramenta vai auxiliar o profissional do agronegócio a otimizar suas operações, processos e produtos de forma continuada, estimulando o aumento da qualidade e da produtividade, por meio da redução de gastos e desperdícios.
Essa ferramenta é baseada em quatro etapas:
Vale lembrar que esta ferramenta também pode ser utilizada em conjunto com outros recursos, possibilitando otimizar todo o agronegócio.
Essa ferramenta é bastante indicada para produtores rurais, pois dá a possibilidade de eles poderem analisar o ambiente atual dos seus empreendimentos, verificando pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças internas e externas.
O termo SWOT significa “Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats”, ou seja, “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”.
A aplicabilidade dessa ferramenta de gestão do agronegócio é bastante simples:
Já as oportunidades e ameaças se relacionam ao ambiente externo do agronegócio, sendo caracterizadas como:
Com todo o levantamento realizado, o gestor deve analisar o que ele pode fazer para aproveitar os pontos fortes e as oportunidades do seu negócio, assim como melhorar pontos fracos e tentar minimizar os efeitos das ameaças potenciais.
Em outras palavras, a matriz SWOT representa um plano de ação bastante necessário.
Dentre as ferramentas de gestão do agronegócio, essa é possivelmente a menos conhecida, mas ainda assim é bem simples e bastante prática.
Essa ferramenta funciona como um plano de ação no qual cada um dos elementos irá auxiliar o gestor a visualizar melhor as ações que precisam ser colocadas em prática, e de que forma deverão ser executadas.
Nesta ferramenta, os 5 Ws representam:
Já os dois Hs representam:
O 5W2H é caracterizado como um método que pode ser aplicado tanto para alcançar metas e objetivos, como também para solucionar problemas que porventura ocorram. Entretanto, para aproveitar essa ferramenta, o nível de conhecimento sobre todo o agronegócio precisa ser bem maior.
As ferramentas de gestão do agronegócio aqui sugeridas são caracterizadas pela formulação de planos de ação baseados em oportunidades e falhas, forças e fraquezas, baseadas também em capacidade de planejamento e na realização de análises constantes.
Por essa razão, é essencial que o profissional do agronegócio tenha capacidade e conhecimento para aproveitar o máximo das funcionalidades e possibilidades de cada uma dessas ferramentas de gestão do agronegócio.
Esse conhecimento pode ser adquirido de diversas formas, seja pela experiência em gestão adquirida no dia-a-dia da atividade, seja com a realização de cursos de capacitação e especialização em gestão do agronegócio.
Entre esses cursos, a realização de um MBA em Gestão do Agronegócio é uma das melhores opções. Esse curso visa capacitar o profissional para que ele use as modernas ferramentas de gestão do agronegócio, possibilitando melhor planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao setor, ajudando-o a analisar a situação doméstica e global da atividade.
Além disso, o MBA em Gestão do Agronegócio prepara o profissional para que ele possa identificar ameaças ao posicionamento estratégico da sua empresa, integrar equipes de trabalho, elaborar planos de marketing e de logística, construir previsões confiáveis de mercado e saber operar nos mercados futuros.
Dessa forma, a união “ferramentas de gestão + conhecimento especializado” certamente irá otimizar o trabalho ligado ao agronegócio, fazendo com que a atividade alcance um novo patamar.
Portanto, se você quer tirar o máximo proveito da sua atividade, adote as ferramentas de gestão do agronegócio e invista seu tempo/dinheiro na sua própria especialização.
Quer mais? Então receba conteúdos relacionados a marketing, gestão e muitas outras novidades para potencializar sua carreira profissional. Assine nossa newsletter