Você entende a gestão da tecnologia da informação como um dos pilares do sucesso e da autoridade de uma marca?
As empresas estão cada vez mais inseridas em um universo de tecnologias e consequente adaptação às novas formas de trabalho. Isso ocorre devido à transformação digital envolver tanto tecnologias quanto uma cultura de trabalho que reflita as práticas e atitudes essenciais à execução de transformações digitais.
Afinal, ao longo do tempo, as inovações não são somente sobre tecnologias, mas também sobre pessoas, que as desenvolvem e que as utilizam. Elementos como Machine Learning, Inteligência Artificial e outros tipos de automação aprimoram o trabalho e otimizam recursos. Entretanto, com esse novo mundo também vem a necessidade de novos modelos na gestão da tecnologia da informação.
E é nisso que está estruturado nosso artigo de hoje. Confira!
Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos de uma organização, como hardwares, softwares e bancos de dados, assim como do capital humano da área, as equipes. Seu objetivo é promover a otimização e melhoria dos processos e procedimentos da área de TI de uma organização.
É claro que para uma boa gestão da tecnologia da informação é preciso que exista uma boa gestão empresarial, já que é preciso que gestores compreendam a importância da área de TI e que tenham esse setor dentro da organização e alinhado com os valores da empresa.
A lista dos motivos pelos quais a gestão da tecnologia da informação é importante para uma empresa é grande. Mas, vamos tentar resumi-la.
Primeiro ponto: as empresas precisam de mais eficiência e de otimizações que tornem seus processos mais ágeis e precisos. Além disso, processos mais ágeis significam equipes mais produtivas, redução de custos e maior vantagem competitiva.
Outro motivo é que na era dos dados, chegam milhares de informações on-line, simultaneamente, e isso pode se tornar uma dificuldade para empresas – principalmente as que não têm um bom gestor de TI -, para conseguirem captar e controlar todo esse fluxo.
O volume de dados gerados diariamente já anda pelas definições de petabytes e exabytes — medidas de armazenamento maiores que terabytes.
Logo, é primordial que o gestor administre os dados relacionados à sua empresa e transformá-los, posteriormente, em informações ricas e relevantes ao negócio.
O último motivo, seguindo a mesma linha de raciocínio, é: ao ter dados tão importantes e em grandes quantidades, as empresas se tornam alvos de cibercrimes. Assim, cabe à gestão da tecnologia da informação garantir a cibersegurança dos sistemas, para preveni-los de ataques e outros tipos de crimes digitais.
Para dar conta de tudo, a gestão de TI conta com ferramentas e metodologias que ajudam nos processos necessários em relação à segurança, tratamento de dados etc. Veja a seguir alguns exemplos.
Blockchain é um sistema de pedaços de códigos gerados online e que permitem o rastreio de envios e recebimentos de alguns tipos de informações.
Essas informações são conectadas, como blocos que formam uma corrente. Não se trata de algo único, existem vários blockchains, um dos mais conhecidos é o que dá suporte às transações de bitcoins. Apesar de ser muito conhecido por isso, o blockchain consegue registrar qualquer tipo de arquivo digital, seja um simples documento de texto seja um software.
Esse conceito é referência em transações seguras, uma vez que cada bloco adicionado à corrente ganha um código único, criptografado por letras e números. Esse código funciona como uma assinatura criada a partir do conteúdo do novo bloco e do anterior.
O padrão é que garante a segurança e proteção contra fraudes, pois para alterar um registro, a pessoa teria que modificar todos os blocos anteriores e ainda ter o consentimento de mais de 50% da rede.
O outsourcing de TI é como uma terceirização de serviços de gestão de tecnologia de uma organização. É um tipo de serviço cada vez mais adotado por empresas, principalmente por não demandar grandes investimentos em infraestrutura e pela contratação de pacotes de pagamento fixo mensal.
Seus outros benefícios são:
É claro que a gestão da tecnologia da informação terá acompanhamento da empresa. Um sistema de gestão integrada facilita totalmente esse trabalho. No entanto, a parte de planejamento e operacional fica por conta da contratada de outsourcing, facilitando o trabalho dos gestores.
O mercado de tecnologia da informação adota cada vez mais soluções baseadas em IA. Assim, é possível criar sistemas autônomos para o monitoramento e identificação de anomalias em ambientes de TI.
Dessa forma, é possível avaliar as vulnerabilidades do negócio e criar mecanismos de ajuste e defesa, antecipando-se e evitando os problemas.
Lembra que falamos sobre o grande volume de dados que circulam na internet? Pois é, devido à complexidade do Big Data, as ferramentas de Business Intelligence se tornam necessárias para conseguir desenvolver esses grandes volumes de dados.
Assim, as tomadas de decisão se tornarão mais rápidas e também acelerarão a inovação nas empresas.
Paralelamente à evolução dos recursos de Tecnologia da Informação e do valor que isso gera aos negócios, também crescem os riscos e ameaças como dissemos.
Os ataques cibernéticos crescem a passos largos em nosso país e isso gera ainda mais preocupação para os gestores. Logo, a partir disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o intuito de diminuir esses crimes cibernéticos, gerando confiança tanto para o consumidor quanto para a empresa.
É claro que a segurança não se limita somente ao cumprimento das normas e da garantia de privacidade dos usuários. As empresas precisam compreender a necessidade de investimentos em cibersegurança e não somente em casos de proteção de dados de usuários, mas de forma geral.
É preciso considerar ainda que as empresas que estão migrando para a nuvem têm aumentado consideravelmente, o que reforça esse cenário de demanda por segurança, já que, cada vez mais informações confidenciais estão potencialmente em risco.
Conforme a transformação digital avança, a gestão de TI se torna mais importante para qualquer tipo de negócio, pois a tecnologia se torna um aspecto mais decisivo nas tomadas de decisão e resultados das empresas.
Por isso, podemos afirmar, claramente, que a transformação digital faz da TI a área mais estratégica para os negócios, pois são esses profissionais que mostrarão aos gestores as novas tecnologias e soluções para a mitigação de vulnerabilidades, mais segurança e qualquer outro tipo de solução que impacte positivamente nos resultados da organização.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e compreendido um pouco mais sobre a importância de ter em sua equipe um gestor qualificado de TI, já que este é um dos principais pilares dos atuais modelos de negócios. Além disso, o TI representa solução para os problemas de segurança, proteção de dados e mitigação de riscos para as organizações.
E se você se interessou sobre o assunto, gosta desse universo, talvez seja o momento exato de pensar em cursar um MBA em Gestão de Tecnologia. Afinal, é preciso continuar se capacitando. Se tiver alguma dúvida, chame os nossos especialistas!
O ciclo de vida de um projeto refere-se a um conjunto de fases que um projeto passa, do início ao fim.