O INCA, Instituto Nacional de Câncer é um órgão do Ministério de Saúde do Brasil voltado a ações nacionais integradas para o controle e prevenção da neoplasia, o câncer. No site da instituição estão disponíveis muitas informações acerca do câncer, e foi lá que encontramos a explicação sobre a doença.
“Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. ”
Ainda segundo o INCA, o câncer de mama, como o próprio nome já diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. E, devido a rapidez com que as células de dividem e atingem outras células é que a prevenção ao câncer de mama, a conscientização para o diagnostico precoce se fazem tão importantes.
Como um tipo de câncer, nem todo tumor é maligno, a maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Existem diversos tipos e subtipos de câncer de mama. No geral, o diagnóstico leva em conta alguns critérios: se o tumor é ou não invasivo, seu tipo histológico, avaliação imunoistoquímica e seu estadio (extensão).
O câncer de mama não invasivo é aquele que está contido somente em algum ponto da mama. O tipo invasivo acontece quando essa membrana se rompe e as células cancerosas invadem outros pontos do organismo.
O tipo histológico é como se fosse o nome e o sobrenome do câncer. Os tipos histológicos se dividem em vários subtipos, de acordo com fatores como a presença ou ausência de receptores hormonais e extensão do tumor.
A avaliação imunoistoquímica para o câncer de mama avalia se aquele tumor tem os chamados receptores hormonais. Esses receptores fazem com que o determinado hormônio seja atraído para o tumor, se ligando ao receptor e fazendo com que essa célula maligna se divida, agravando a doença.
Estadio 0: as células cancerosas ainda estão contidas nos ductos, por isso o problema é quase sempre curável
Estadio 1: tumor com menos de 2 cm, sem comprometimento das glândulas linfáticas da axila
Estadio 3: nódulo com mais de 5 cm que pode alcançar estruturas vizinhas, como músculo e pele, o que não é indicio de que o câncer tenha se espalhado pelo corpo
Estadio 4: tumores de qualquer tamanho com metástases, que já estão espalhando pelo corpo e, geralmente, há comprometimento das glândulas linfáticas.
No Brasil cerca de 60 a 70% dos casos são diagnosticados em estadio 3 ou 4, o que reforça mais uma vez a importância da campanha Outubro Rosa
Os principais fatores de risco para o câncer de mama são:
Avaliação do número de casos anteriores de câncer de mama na família e o grau de parentesco;
Mulheres de 40 a 69 anos são principais vítimas, mas a partir dos 50 anos os riscos aumentam;
É na menstruação que a mulher passa a produzir em maiores quantidades o estrógeno, hormônio responsável por facilitar a proliferação desordenada de células mamárias, resultando em um tumor.
Enquanto a menstruação não cessa, os ovários continuam a produzir o estrógeno, deixando as glândulas mamárias mais expostas ao crescimento celular desordenado;
A reposição – principalmente de esteroides, como estrógeno e progesterona – pode aumentar as chances de câncer de mama;
São comorbidades que podem influenciar e acelerar o processo da doença.
Se você tem alguns desses fatores é imprescindível que seu cuidado seja maior com suas mamas e opte sempre por um acompanhamento junto ao seu ginecologista.
Outubro Rosa é uma campanha de prevenção e conscientização do câncer de mama. A Século XXI apoia essa causa.
Descobri o câncer de mama, e agora? Saiba como proceder.
Nós da Século XXI almejamos com estes últimos conteúdos apoiar o Outubro Rosa, para que a informação chegue a mais mulheres, e o câncer de mama alcance números mais positivos de cura.
Compartilhe estes conteúdos com as mulheres do seu círculo, ajude-nos a fortalecer essa corrente.
A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.
Cada uma das áreas de conhecimento do PMBOK apresenta processos cruciais para o sucesso dos seus projetos. Saiba mais sobre elas.