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publicado em
21/05/2020
atualizado em
21/05/2020
às 10:17
por:
Século XXI
Tag's:
Gerenciamento de projetos, PMBOK, projetos,

Entenda as áreas de conhecimento do PMBOK

As áreas de conhecimento do PMBOK (Project Management Body Of Knowledge), abrangem pontos cruciais e as melhores práticas para o gerenciamento de projetos. 

Elaborado pela instituição internacional mais renomada da área, o PMI (Project Management Institute), esse referencial prático e teórico é considerado o guia sagrado dos profissionais da área, pois ajuda a controlar todas as fases de um projeto, do planejamento à execução.

Além de ter sido desenvolvido por profissionais do mundo todo, o PMBOK disponibiliza acesso didático aos melhores métodos, técnicas e processos para uma gestão estratégica e eficaz dentro das empresas.

Para saber mais sobre áreas de conhecimento PMBOK, essa ferramenta essencial para os gestores de projetos,  continue lendo este artigo.

Por que todo gestor de projetos deve usar o PMBOK?

Projetos, independentemente do tipo e nível de complexidade, sempre oferecem novos desafios a seus gestores. Além de contar com uma boa capacitação em liderança, o gestor pode vencê-los através da padronização de seus processos e estabelecer diretrizes claras dentro das organizações. E é aqui que o PMBOK faz toda a diferença.

Ele é um guia que entrega as melhores práticas em gerenciamento de projetos e contribui para que gestores utilizem uma metodologia padrão para identificar e conceituar o que pode ser utilizado em relação a técnicas de gestão de projetos, ferramentas e processos.

Além de aumentar a produtividade e a rentabilidade,  ele facilita o planejamento, o controle de recursos e garante mais eficiência, confiabilidade e qualidade ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto.

De forma resumida, podemos dizer que o PMBOK permite que o gestor aprimore sua capacidade de liderança na gestão dos processos, a partir da compreensão do que o projeto precisa para ser concluído com sucesso.

Para garantir que os gestores estejam sempre em contato com práticas de gestão testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro, PMI (Project Management Institute) realiza revisões regulares no PMBOK.

Ao contrário da  6.ª. edição, cujo foco é o  gerenciamento de projetos em ambientes mais estáveis, a 7.ª edição aborda uma gestão de projetos orientada para mudanças, para atender as necessidades de um novo contexto global. 

Quais são as áreas de conhecimento do PMBOK

Áreas do Conhecimento pmbok

O PMBOK traz, além de cinco grupos de processos, 10 áreas de conhecimento: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Aquisições, Recursos, Comunicação, Gerenciamento de Riscos e Gerenciamento das Partes interessadas.

Juntas, elas fornecem aos gestores uma visão ampla e abrangente de todo o projeto, permitindo que seja feito um acompanhamento profundo e detalhado de todas as suas fases e processos. 

Os cinco grupos de processos do PMBOK são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Estes são utilizados para estruturar e categorizar de forma eficiente todos os processos da gestão do projeto.

Conheça, em detalhes, as 10 áreas de conhecimento do PMBOK

As 10 áreas de conhecimento do PMBOK têm como objetivo agrupar os processos, as ferramentas e as técnicas utilizadas na gestão de projetos. Confira a seguir as principais características e função de cada uma delas.

1. Integração

O gerenciamento da integração deve assegurar que toda a estrutura do projeto trabalhará de forma conjunta e coordenada para alcançar um objetivo comum. Essa sincronia é fundamental para integrar os processos e permitir que a  gestão seja feita de forma ampla e abrangente. 

Assim, ele conseguirá identificar, combinar, unificar, monitorar, coordenar e registrar todos os documentos das áreas de conhecimento do PMBOK, e garantir que as ações iniciem e terminem nos  prazos previstos e evitar prejuízos no encadeamento de ações posteriores.

A comunicação clara entre todos os envolvidos no projeto é um dos elementos-chave da integração, para que o gestor consiga negociar a alocação de recursos e gerenciar conflitos. 

2. Escopo

O gerenciamento do escopo é a área de conhecimento PMBOK que orienta sobre o detalhamento de todas as demandas necessárias para a entrega de um produto, serviço ou resultado. Isso significa que os responsáveis devem especificar o que se pretende e o que não se pretende realizar. 

Isso é fundamental para evitar que a ampliação do escopo seja feita posteriormente e que atividades desnecessárias sejam incluídas e causem desperdícios de tempo e recursos.

3. Tempo

O gerenciamento do tempo é uma das áreas de conhecimento do PMBOK mais importantes para o sucesso de qualquer projeto.  Nela, o gestor define cronogramas e prazos, estima as tarefas e recursos para todas as etapas dos projetos, de forma bem organizada e estruturada.

Através desta área de conhecimento, é possível incluir detalhadamente todo o processo de planejamento, definição, desenvolvimento e conclusão do projeto. 

Apesar de haver uma definição prévia de datas para evitar atrasos e  que os resultados sejam prejudicados, ajustes podem ser feitos quando for necessário.

4. Custo

O orçamento costuma ser uma das maiores preocupações do gestor de projetos, pois os resultados precisam ser alcançados com os recursos financeiros disponibilizados em um orçamento previamente aprovado.

Portanto, a área de gerenciamento de custos deve apresentar estimativas, utilizar os melhores métodos para definir o orçamento, avaliar financiamentos e realizar o controle de gastos durante todo o processo produtivo para que ele fique no orçamento.

Isso inclui realizar o controle de custos de materiais, equipamentos, serviços, mão de obra, impostos, taxas e outros.

5. Qualidade

O gerenciamento da qualidade é a área responsável por avaliar e mensurar a qualidade do produto e do processo, para que o resultado final esteja de acordo com o que foi definido no escopo… Por causa disso, ela é considerada uma das áreas de conhecimento do PMBOK mais importantes.

Para alcançar os resultados esperados, ela deve descrever os processos necessários para que os objetivos sejam alcançados, definir as políticas e normas de qualidade a serem seguidas e realizar auditorias para verificar se tudo está sendo feito conforme planejado.

6. Recursos 

Entre as áreas de conhecimento do PMBOK, a área de gerenciamento de recursos é considerada a mais importante. É através dela que ocorre a integração de diversos profissionais desde as primeiras fases do projeto.  

Sem ela os processos internos podem ficar comprometidos, resultando em atrasos, perda de qualidade e orçamento incompatível.

Mais do que cuidar dos recursos físicos, como materiais, suprimentos, instalações e equipamentos, ela cuida de um conjunto de atividades que organiza, gerencia e guia a equipe do projeto.

Portanto, esta área de conhecimento é responsável por fortalecer o comprometimento do time e abordar pontos fundamentais relacionados aos recursos humanos. Eles podem descrever as melhores habilidades de cada um para que os conhecimentos e competências da equipe sejam utilizados da maneira mais eficiente possível. 

Da mesma forma, podem apontar a necessidade de desenvolvimento humano para o time e de profissionais especialistas para a execução das atividades. 

7. Comunicação

Esta é uma das áreas de conhecimento do PMBOK que merece muita atenção, pois afeta diretamente todas as outras. Segundo dados do PMI, uma boa gestão da comunicação é responsável por 90% do sucesso do projeto.

Logo, é um equívoco acreditar que a função da área de gerenciamento da comunicação é cuidar apenas do fluxo de informações. Além disso, ela é responsável pelo planejamento das informações do projeto, ou seja, a maneira como elas serão coletadas, armazenadas, transmitidas, gerenciadas e monitoradas de forma apropriada.

8. Riscos

A área de gerenciamento de riscos é responsável por identificar possíveis riscos para o projeto e elaborar planos de respostas em caso de problemas. 

Em outras palavras, ela faz o monitoramento e controle dos riscos com o objetivo de reduzir os impactos negativos de tais eventos. Para isso, ela procura identificar pontos de vulnerabilidade do projeto e antecipar problemas.  

9. Aquisições

Esta área de conhecimento do PMBOK faz o gerenciamento de aquisições de produtos, serviços, equipes e outros, a partir da perspectiva de um comprador. Portanto, ela é responsável por fazer gestão de contratos e parcerias, fazer pedidos, escolher fornecedores e realizar as melhores negociações.

10. Partes Interessadas

Embora esta seja uma das mais novas áreas de conhecimento do PMBOK, ela não deve ser vista como menos importante do que as outras. Os processos dessa área ajudam a identificar, planejar, engajar e gerenciar os stakeholders, ou seja, todos os que podem ser impactados pelas atividades e resultados do projeto.

Sendo assim, sua função é conhecer a opinião das partes interessadas em relação à empresa e fortalecer o comprometimento delas por meio de estratégias usadas para mapear e gerenciar suas expectativas e necessidades.

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Se você trabalha ou deseja trabalhar com gerenciamento de projetos, ficar por dentro de todas as informações e atualizações sobre as áreas de conhecimento do PMBOK fará toda a diferença no seu dia a dia. No entanto, para se destacar neste mercado é preciso investir em uma certificação de peso. 

Além destes conhecimentos específicos sobre gerenciamento de projetos, é recomendável que você realize outros cursos na área de gestão para se tornar um líder de sucesso. Para começar com o pé direito, que tal fazer um de nossos cursos gratuitos?

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