PESQUISAR

Como aumentar a produtividade da sua equipe

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Publicado em 14 de Junho de 2017. - Atualizado em 17 de Agosto de 2018 às 14:10. Por: SÉCULO XXI - CONVENIADA FGV.

TAG's: aumentar, produtividade, equipe

Ser cobrado pelas metas que deve alcançar e a produtividade do serviço é comum a qualquer trabalhador, seja ele um operador ou um gerente. Quem pretende se desenvolver e ser promovido na empresa que trabalha deve estar atento ao mercado e as boas práticas de gestão. 

 
Algumas estratégias e metodologias amplamente usadas em grandes empresas, como a análise SWOT, possuem a simplicidade e a eficiência na implementação. Uma delas é o ciclo PDCA que foi criado em 1930 nos EUA, é uma sigla em inglês que significa Plan/Do/Check/Act, traduzindo literalmente fica: planejar, fazer, checar, agir e por isso tem como premissa a melhoria contínua. 

 
O ciclo PDCA promove uma integração entre todas as etapas de execução de um projeto que está iniciando ou de processos que precisam ficar mais orgânicos no cotidiano da empresa, consequentemente o desempenho e a produtividade da sua equipe aumentam. 

 
A vantagem é que essa metodologia é facilmente adaptável em qualquer área de atuação. Sim, ela vale se você tem uma grande empresa ou um ateliê com 10 funcionários. Continue com a gente que você entenderá como aplicar o ciclo PDCA na gestão da sua empresa.

 
Etapa P - Planejamento 


Esta é a primeira fase para iniciar qualquer projeto ou processo na sua empresa e garantir a qualidade e resultados esperados. Este é o momento de identificar o contexto, ou seja, ter um diagnóstico da situação que precisa ser resolvida, estabelecer objetivos e metas, definir o que e como serão feitos cada ação e quem está responsável por cada uma. E finalmente determinar prazos.

 
Etapa D - Execução


Aqui cada colaborador vai dar início a suas tarefas e buscar cumprir tudo o que foi planejado. É o trabalho propriamente dito. Uma dica para que a equipe esteja coesa e falando a mesma língua é que o planejamento seja compartilhado entre todos com as principais informações como tarefa, responsável e datas.

 
Etapa C - Acompanhamento


Uma das etapas essenciais do ciclo, como o projeto está em andamento acompanhar e monitorar é de extrema importância para identificar gargalos, falhas de comunicação e execução que vão ajudar na última etapa. 

 
Você não precisa esperar o fim das tarefas para fazer este acompanhamento, se está na função de coordenação pode pedir relatórios semanais ou quinzenais e em alguns casos diários. Marcar reuniões de monitoramento com o seu time também é uma excelente tática, além de aproximar a equipe cada colaborador expõe seu desempenho avaliando os pontos positivos e negativos durante a execução dos serviços.

 
Etapa A - Correção


Relatórios em mãos é hora de avaliar, analisar e agir corretivamente consertando o que está sendo feito errado e buscar melhorar o que pode ser aprimorado. 

 
Assim o ciclo se reinicia, com novas metas, novas datas, mas sempre com a ideia de continuidade. Como dissemos no início essa é uma metodologia simples, mas altamente eficaz pela sua objetividade. 

 
Uma última orientação: documente todas as etapas, tenha registrado o planejamento, a execução, os relatórios e as ações corretivas indicando os erros e os acertos. Isso auxilia a implementação do ciclo PDCA em um novo processo. 

 
Se esse conteúdo foi útil para você compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe a nossa página no facebook

 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2019 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525