Ser cobrado pelas metas que deve alcançar e a produtividade do serviço é comum a qualquer trabalhador, seja ele um operador ou um gerente. Quem pretende se desenvolver e ser promovido na empresa que trabalha deve estar atento ao mercado e as boas práticas de gestão.
Algumas estratégias e metodologias amplamente usadas em grandes empresas, como a análise SWOT, possuem a simplicidade e a eficiência na implementação. Uma delas é o ciclo PDCA que foi criado em 1930 nos EUA, é uma sigla em inglês que significa Plan/Do/Check/Act, traduzindo literalmente fica: planejar, fazer, checar, agir e por isso tem como premissa a melhoria contínua.
O ciclo PDCA promove uma integração entre todas as etapas de execução de um projeto que está iniciando ou de processos que precisam ficar mais orgânicos no cotidiano da empresa, consequentemente o desempenho e a produtividade da sua equipe aumentam.
A vantagem é que essa metodologia é facilmente adaptável em qualquer área de atuação. Sim, ela vale se você tem uma grande empresa ou um ateliê com 10 funcionários. Continue com a gente que você entenderá como aplicar o ciclo PDCA na gestão da sua empresa.
Esta é a primeira fase para iniciar qualquer projeto ou processo na sua empresa e garantir a qualidade e resultados esperados. Este é o momento de identificar o contexto, ou seja, ter um diagnóstico da situação que precisa ser resolvida, estabelecer objetivos e metas, definir o que e como serão feitos cada ação e quem está responsável por cada uma. E finalmente determinar prazos.
Aqui cada colaborador vai dar início a suas tarefas e buscar cumprir tudo o que foi planejado. É o trabalho propriamente dito. Uma dica para que a equipe esteja coesa e falando a mesma língua é que o planejamento seja compartilhado entre todos com as principais informações como tarefa, responsável e datas.
Uma das etapas essenciais do ciclo, como o projeto está em andamento acompanhar e monitorar é de extrema importância para identificar gargalos, falhas de comunicação e execução que vão ajudar na última etapa.
Você não precisa esperar o fim das tarefas para fazer este acompanhamento, se está na função de coordenação pode pedir relatórios semanais ou quinzenais e em alguns casos diários. Marcar reuniões de monitoramento com o seu time também é uma excelente tática, além de aproximar a equipe cada colaborador expõe seu desempenho avaliando os pontos positivos e negativos durante a execução dos serviços.
Relatórios em mãos é hora de avaliar, analisar e agir corretivamente consertando o que está sendo feito errado e buscar melhorar o que pode ser aprimorado.
Assim o ciclo se reinicia, com novas metas, novas datas, mas sempre com a ideia de continuidade. Como dissemos no início essa é uma metodologia simples, mas altamente eficaz pela sua objetividade.
Uma última orientação: documente todas as etapas, tenha registrado o planejamento, a execução, os relatórios e as ações corretivas indicando os erros e os acertos. Isso auxilia a implementação do ciclo PDCA em um novo processo.
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