A gestão financeira é fundamental para o equilíbrio de uma empresa. Tem como função gerar/captar recursos para investimentos e operações de todos os processos empresariais, ou seja, mantém o movimento financeiro da empresa estável e em constante crescimento.
Quer um exemplo prático de gestão? Pense no seu carro, você não espera a reserva da gasolina acabar para abastecer o tanque e continuar na estrada ou ir trabalhar, não é mesmo?
A lógica da gestão financeira é a mesma, você encontra o ponto de equilíbrio e cuida para que os recursos não acabem.
Captar recursos, controlar estes recursos e revisar o uso deles comprovando se foi adequado ou houve desperdício e pensar as correções e próximas ações.
Além de o bom gestor ter conhecimento de tudo o que acontece com os recursos da empresa ele deve garantir a distribuição justa dos mesmos aos outros setores da empresa.
Isso significa que diariamente ele toma decisões importantes que determinam o sucesso, a lucratividade e garantem os melhores resultados.
Sem pressão! Tomar decisões implica ter responsabilidades e por isso nenhuma decisão, por menor que seja, deve ser tomada sem a análise das informações que o gestor tem das áreas fiscais, de marketing e operacionais da empresa.
O gestor financeiro deve ter uma comunicação muito estreita com o contador que presta serviços a empresa, para que ele consiga utilizar estrategicamente as informações contidas nos balanços mensais e análises feitas pela contabilidade.
É necessário ser também um forte aliado do setor de marketing desenvolvendo campanhas sustentáveis e estratégicas que reforcem a imagem da marca para seus consumidores.
E obviamente deve entender todos os processos operacionais da empresa, seja qual for o tipo de negócio: serviços, indústria ou comércio, o gestor financeiro é a pessoa que precisa entender tudo o que acontece para garantir que o “motor” continue funcionando.
Na prática você precisa compreender a essência do negócio que vai gerir estudando a fundo a cultura da empresa:
suas diretrizes, objetivos, missão e valores;
relação estabelecida entre diretoria e colaboradores;
a imagem que a empresa passa para os clientes;
quem são os fornecedores e quais recursos ela precisa para se manter.
conhecer o mercado que atua e seus concorrentes
Estes são os conhecimentos básicos para um bom gestor atuar em qualquer empresa com eficiência.
Agora, se você for o dono do seu negócio e também o gestor financeiro, é provável que alguns dos itens acima saberá decor, esquecendo até de considerá-los quando precisa tomar uma decisão, mas aqui vai um alerta: documente todas as informações básicas que estruturam a sua empresa e as que são geradas diariamente pelo controle de caixa e estoque.
Você precisa desenvolver uma visão estratégica da gestão financeira do seu negócio, aplicando conceitos e práticas de controladoria e auditoria.
Como adquirir essa visão estratégica e saber quando usá-la? Aprendemos de 2 formas, estudando e praticando.
Então, sim, você vai precisar ler livros e entender teorias de controle financeiro, contábil e administrativo que são básicos para qualquer gestor, mas também pode analisar casos reais e estudá-los, levando para o seu dia a dia ferramentas e implementando da forma mais eficaz a realidade do seu negócio.
Essa é a proposta do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da FGV.
A Século XXI traz para o centro-oeste mineiro a oportunidade de estudar com professores da FGV que garantem uma abordagem teórico-prática baseada nas próprias experiências deles na administração de grandes empresas do Brasil.
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