Blog

publicado em
05/06/2019
atualizado em
05/06/2019
às 10:47
por:
Século XXI
Tag's:
processos, sistemica, visão,

Visão sistêmica: como ela pode ajudar na gestão do negócio

Você sabe o que é visão sistêmica? Mesmo que você ainda não entenda muito bem do que se trata, provavelmente já deve ter ouvido falar desse conceito. Isso porque ele vem sendo cada vez mais valorizado dentro do ambiente corporativo.

Diante dos maiores desafios de gestão empresarial, a visão sistêmica surge como uma ótima solução. De forma resumida, ela consiste em uma habilidade cujo diferencial é o olhar sobre o todo, ou seja, sobre todos os aspectos do negócio. Além de contribuir para a gestão, ela traz diversos benefícios para as equipes e para a qualidade dos resultados.

No entanto, o grande desafio é aprender a colocá-la em prática. Continue lendo para entender mais sobre visão sistêmica, sua importância e como ela ajuda na gestão empresarial!

Entenda o que é visão sistêmica

A visão sistêmica é um conceito que diz respeito à maneira como compreendemos o todo a partir da análise das partes que o compõem. Ou seja, trata-se de um olhar mais amplo sobre diferentes situações, contextos, problemas e, inclusive, sobre os negócios.

Quando estamos falando do ambiente corporativo, a visão sistêmica pode ser definida como uma habilidade que permite aos profissionais ver a empresa como um todo. Dessa maneira, eles são capazes de identificar os processos internos, entender como eles funcionam, como os departamentos estão interligados, de que maneira os produtos e serviços são entregues aos clientes, entre outros fatores.

Além disso, a visão sistêmica também extrapola o ambiente interno da empresa, já que ela visa compreender como o negócio se relaciona com o ambiente e os públicos externos do negócio. Isso inclui saber como as informações sobre a empresa são transmitidas a eles, quais parcerias são importantes e até avaliar a concorrência e as principais oportunidades no setor de atuação.

Qual a importância da visão sistêmica?

Pensando na gestão empresarial, a visão sistêmica é capaz de trazer impactos bastante significativos. Confira abaixo alguns dos benefícios para a operação do negócio:

Dinamismo

Ao ajudar todos os colaboradores a compreender os processos, objetivos e estratégia da empresa, a visão sistêmica traz mais dinamismo para o ambiente interno. Isso porque ela quebra paradigmas ao mesmo tempo em que evidencia a importante conexão entre as diferentes áreas.

Sendo assim, quando essas relações estão mais claras para todas as pessoas, o negócio se torna mais dinâmico. Este é um benefício importante em termos de ganho de produtividade para a organização.

Tomada de decisão

Os líderes da empresa são os responsáveis por tomar as decisões mais cruciais para o desenvolvimento do negócio. Por terem o poder de impactar diretamente os resultados obtidos, as decisões jamais devem ser feitas com base em opiniões, mas em informações concretas.

É por isso que a visão sistêmica se apresenta como uma característica fundamental para a liderança também. A partir dela, fica mais fácil criar projetos, traçar metas e definir os novos rumos a serem tomados.

Crescimento na carreira

Sabendo da importância da visão sistêmica para os cargos de liderança, todo profissional que deseja crescer na carreira e ocupar cargos mais decisivos deve possuir tal habilidade. Isso porque ela torna as pessoas mais aptas às funções de gestão.

Dessa maneira, essa visão mais ampla deve começar a ser trabalhada o quanto antes. Até porque não se trata de uma capacidade adquirida de uma hora para outra, mas a partir das experiências e de maneira gradativa.

Integração

Outro benefício da visão sistêmica para as organizações é a integração das equipes. Por tornar claro qual é o papel de cada um dentro da empresa, os colaboradores conseguem entender as funções dos colegas e como o trabalho de um impacta o do outro.

Trata-se, portanto, de um diferencial para que as equipes trabalhem de maneira colaborativa, gerando uma competição saudável entre todos. Além disso, a visão sistêmica aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores.

Como a visão sistêmica ajuda na gestão de empresas

Entender o negócio

Diversos erros de gestão acontecem nas organizações pelo simples fato de as pessoas não entenderem o negócio. Mas como isso é possível? Como um gestor pode não compreender os principais aspectos da empresa onde trabalha?

Isso acontece quando não apenas os gestores como também os colaboradores ficam restritos às suas áreas de atuação. Por mais que dominem os conhecimentos necessários para exercer seu trabalho, não são capazes de compreender os demais processos da empresa e os objetivos dos demais departamentos.

Quando possuem uma visão sistêmica, ou seja, que amplia o olhar para o negócio como um todo, passam a ter um entendimento completo. Assim, os gestores conseguem fazer um trabalho muito mais eficaz.

Fluxo de processos

A gestão de empresas também é beneficiada graças à visão de processos. Em vez de olhar para os departamentos da empresa como áreas individualizadas, a visão sistêmica evidencia a relação entre eles.

Isso acontece por meio do entendimento do fluxo de processos, o que facilita a compreensão da dinâmica do negócio. Quando os processos são mais complexos, é possível contar com metodologias específicas para mapear todos os fluxos.

Identificar problemas

Todas as empresas estão sujeitas a ter que lidar com diversos tipos erros e atrasos em sua operação. Mas nem sempre elas sabem qual é a forma correta de identificar a origem destes problemas. É aí que a visão sistêmica surge novamente como uma solução.

Atribuir a responsabilidade de uma falha ou atraso na entrega a um único funcionário pode ser um erro gravíssimo e uma injustiça. Afinal, é preciso ter uma visão geral e analisar quais foram todos os pontos que ocasionaram o problema e, consequentemente, afetaram a realização do trabalho dos colaboradores.

Coloque o conceito em prática

Como qualquer habilidade, a visão sistêmica não é adquirida da noite para o dia. Ela precisa ser constantemente trabalhada e reforçada dentro da organização. Afinal de contas, trata-se de uma profunda mudança de paradigma.

Além disso, não basta uma ou outra pessoa ampliar o olhar em relação ao funcionamento da empresa para que os resultados comecem a surgir. Deve ser feito um esforço conjunto, entre todos os departamentos, impulsionado por aqueles que ocupam cargos de gestão e liderança.

Mas, para que a aplicação da visão sistêmica seja feita com sucesso, é importante que os gestores possuam uma formação especializada. Com os conhecimentos devidos e em dia com o que há de mais atualizado em gestão de empresas, esses profissionais poderão impactar suas equipes de maneira ainda mais positiva.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes sobre gestão e o mundo dos negócios? Então assine agora mesmo a newsletter da Século XXI Minas Conveniada FGV!

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870