Blog

publicado em
23/06/2022
atualizado em
23/06/2022
às 16:24
por:
Século XXI
Tag's:
recolocação

Busca por recolocação? Use o Linkedin a seu favor!

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e dinâmico. Para quem está preparado, ele oferece ótimas oportunidades de negócios e também de recolocação profissional.

Uma das formas de não perder nenhuma oportunidade e ser encontrado pelas melhores empresas é possuir um perfil no Linkedin, uma rede social voltada para o universo corporativo e que tem ajudado milhares de pessoas a conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Se você ainda não tem o seu, ou tem e quer potencializar suas oportunidades, leia este artigo. Saiba como o Linkedin funciona, quais são seus principais benefícios e como usá-lo da forma adequada para alcançar uma recolocação.

O que é o Linkedin e como ele funciona?

O Linkedin é considerado, atualmente, a maior rede social profissional do mundo. Estados Unidos, China e Índia ocupam as primeiras posições em número de usuários, seguidos pelo Brasil, que conta com mais de 43 milhões de perfis e reúne mais de 100 mil novos perfis a cada semana. 

Ele ampliou sua visibilidade e função durante o período pandêmico, pois foi uma das ferramentas mais utilizadas nos processos de recrutamento e seleção em todo o mundo. Como os meios digitais foram o principal canal de comunicação entre os profissionais à procura de vaga e as empresas, ele se tornou ainda mais importante nesse processo. 

Atualmente, o Linkedin permite que qualquer pessoa, seja um profissional recém-formado ou com anos de experiência, faça seu marketing na rede. Assim, você pode disponibilizar seu currículo, publicar fotos, artigos, vídeos, documentos e se conectar a outros perfis e empresas através de mensagens, curtidas ou comentários.  

Quais os benefícios do Linkedin para o meio profissional?

Possuir um perfil no Linkedin traz muitos benefícios. Confira!

recolocação

1. Mais visibilidade para seu currículo

Através do Linkedin você pode disponibilizar todas as informações sobre suas qualificações profissionais, experiências e conhecimentos para um número muito maior de empresas. 

Com isso, você passa a ter acesso a mais oportunidades de recolocação no mercado de trabalho e pode estar no radar dos departamentos de recursos humanos de sua área de interesse.

2.Seu currículo sempre atualizado

Já se foi o tempo em que você enviava um currículo para uma empresa e depois, mandava uma versão atualizada com novas experiências ou formação. Com o Linkedin, você pode fazer atualizações periódicas de suas informações e manter o mercado informado sobre sua evolução e movimentação dentro dele.

Lembre-se que ele é a maior rede profissional e de negócios do mundo. Poder usá-lo como uma vitrine profissional sempre atualizada, é um de seus principais benefícios.

3. Acompanhar as vagas de emprego

Da mesma forma que milhões de pessoas acessam o Linkedin em busca de novas oportunidades de recolocação, as empresas também o acessam para informar sobre suas ofertas de vagas. 

No Menu “Vagas”, você pode usar filtros para localizar novas oportunidades. Da mesma forma, o Linkedin filtra e disponibiliza recomendações de vagas, usando as informações que você inseriu em seu currículo e as interações que faz.

Com ele é possível focar em seu planejamento de carreira e estar atento a todas as oportunidades de recolocação profissional que surgem no mercado.

4.Atualização sobre novidades do mercado de trabalho visando uma recolocação 

Assim como você pode atualizar seu currículo periodicamente, as organizações e outros profissionais também alimentam a rede com informações sobre tudo que está acontecendo no mercado de trabalho.

Além de saber sobre vagas, você pode ficar por dentro de novas campanhas e projetos, ações, tendências para seu nicho de mercado e tudo que está acontecendo nele. 

Isso te ajudará a ter insights, analisar sua evolução em relação ao mercado e traçar metas, objetivos e estratégias profissionais mais condizentes com o que o mercado espera de você.

5. Criar uma “networking” poderosa para uma recolocação 

No Linkedin você tem a oportunidade de se aproximar de pessoas de sua mesma área de atuação e criar uma rede de relacionamentos profissionais forte e robusta. Ao criar um networking, interagir e se manter conectado a ele, você está ampliando suas chances de alcançar uma nova recolocação em sua área.

Como o Linkedin pode te ajudar na recolocação?

Lembre-se sempre de que o Linkedin é sua vitrine profissional e que através dela você pode atrair as melhores oportunidades de trabalho. Por isso, é fundamental  saber utilizá-lo corretamente e, de forma estratégica, alavancar seu perfil e aumentar suas possibilidades de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

Quer saber como fazer isso? Siga estas dicas e ganhe destaque nesta rede profissional.

1. Crie um ótimo perfil

Isso parece óbvio, mas nem sempre é para todos. Portanto, confira a seguir o que seu perfil deve ter e coloque todas as informações que possuir.

#Capriche na foto

Três dicas básicas para escolher uma foto de perfil perfeita e facilitar seu acesso a uma recolocação profissional:

  • Ela deve ter boa resolução e mostrar bem o seu rosto. 
  • Lembre-se que é uma foto profissional. Então, nada de usar óculos escuros ou apresentar um estilo informal demais.
  • De preferência, não use fotos de viagens, passeios ou festas.

#Crie um slogan, uma frase de impacto

Coloque neste espaço o seu propósito profissional e não seu cargo. Lembre-se que o propósito informa seus objetivos, onde você deseja chegar.

#Insira um resumo curto sobre quem é você

Se um profissional de RH te pedisse que falasse um pouco sobre você em 30 segundos, o que você diria? Então, é isso que você vai escrever neste espaço. Fale um pouco sobre seu lado profissional e coloque informações relevantes sobre seu lado pessoal.

Veja um exemplo:

“Eu sou o Jorge, tenho 30 anos, sou formado em engenharia pela UFMG, pós graduado em xxx e tenho interesse em trabalhar com soluções habitacionais sustentáveis. Sou fluente em inglês e atualmente faço aulas de mandarim e violoncelo”. 

Este tipo de informação mostra uma pessoa antenada sobre as tendências mundiais relacionadas à sustentabilidade, focada e disciplinada.

#Fale sobre seu histórico

É hora de colocar tudo que você fez ou faz, toda sua experiência profissional e acadêmica. Se você está começando agora, fale sobre intercâmbios, cursos, experiências com outros idiomas, trabalhos voluntários, projetos, e tudo que possa mostrar quem você é, o que gosta de fazer e seu potencial.

#Mostre suas habilidades

Neste espaço fale sobre suas hard skills, que são as habilidades técnicas, e também sobre suas soft skills, que são suas habilidades e competências relacionadas ao seu comportamento humano, como por exemplo, a inteligência emocional e resiliência.

2. Atualize seu perfil visando um recolocação!

Você se lembra do que falamos acima sobre ter um perfil atualizado? Pois isso é básico, essencial e indispensável se você quer se manter visível na rede. Não basta criar a conta e deixá-la parada, é preciso movimentá-la constantemente.

Além das informações sobre experiências, conhecimentos, habilidades e competências, você precisa atualizar seu portfólio constantemente e manter um resumo sobre quem você é. 

Se tiver dificuldades para criar um, analise outros perfis de sucesso e veja como se comunicam, como escrevem, o que é mais relevante e merece destaque, e mãos à obra.  

Um currículo sem atualizações é como um documento arquivado em alguma pasta de trabalho sem acessos. Pense nisso!

3. Peça recomendações

Peça aos amigos, conhecidos, colegas de trabalho e até mesmo a seus líderes que deixem comentários e recomendações em seu perfil do Linkedin. Isso trará mais credibilidade e potencializará suas oportunidades de conseguir uma recolocação.

4. Faça bom uso das boas práticas para uma recolocação 

 

#Faça postagens regularmente

Crie conteúdos! Escreva artigos, publique na rede e mostre seus conhecimentos sobre a área em que atua. Mostre que você sabe do que está falando e tem autoridade para falar sobre o tema. 

O ideal é que haja postagens regulares e isso depende da sua área. De forma geral, a sugestão é que sejam feitas postagens a cada três dias

E não se esqueça: Use hashtags para aumentar seu alcance e capriche no português!

#Conecte-se e interaja

Não deixe sua rede parada! Use-a a seu favor, criando conexões. 

Mesmo que você não saiba como escrever conteúdos, mostre que você está presente.  Interaja com outros profissionais, faça comentários em suas postagens, compartilhe os conteúdos e responda às mensagens privadas. Esta é a melhor forma de criar um networking forte!

No entanto, lembre-se que apesar de ser um ambiente digital, você deve tratá-lo como se estivesse em um ambiente corporativo. Por isso, evite comentários desnecessários, maldosos, pessoais ou muito informais, assuntos polêmicos ou falar mal de empresas e outros profissionais.

#Participe de grupos

Existem diversos grupos no Linkedin onde é possível participar de fóruns, criar conteúdos compartilhados e obter informações sobre oportunidades em sua área.

Crie um perfil campeão!

A Século XXI acredita que as melhores oportunidades estão à disposição de quem se prepara e usa as melhores ferramentas para alcançar destaque no mercado de trabalho.  

O Linkedin é uma excelente ferramenta de conexão entre empresas e profissionais e, por isso, acreditamos que ela pode te ajudar a alcançar uma boa recolocação no mercado de trabalho.

Uma das melhores maneiras de se alcançar sucesso, é manter-se atualizado, capacitado e visível para as melhores organizações. Conte com a Século XXI para alcançar mais visibilidade e melhores oportunidades no mercado!

Para incrementar ainda mais seu perfil, clique abaixo e aproveite tudo que esta rede tem a oferecer. 

19
set
ciclo de vida de um projeto

Ciclo de vida de um projeto: o que é e suas fases

O ciclo de vida de um projeto refere-se a um conjunto de fases que um projeto passa, do início ao fim.

04
jul

Metodologia ágil: como conduzir melhor a gestão de projetos na sua empresa

14
fev
quatro pessoas conversam em frente a gráficos.

O que é PDCA e como utilizar na gestão

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870