Se você trabalha com gerenciamento de projetos, já deve ter ao menos ouvido falar sobre a certificação PMP. Se você não sabe do que se trata, fique sabendo que ela é o atestado profissional mais importante para quem trabalha na área e deseja crescer e ter grande sucesso na carreira.
No entanto, é comum que muitas dúvidas rondem a certificação: como ela funciona, quem pode fazer o exame, como obter, se há necessidade de preparação, se é pago ou não, por quanto tempo vale e por aí vai. Caso você também tenha essas dúvidas, saiba que você não está sozinho.
Quer encontrar as respostas para todas essas questões? Então não deixe de conferir o conteúdo abaixo para ficar por dentro de todos os detalhes sobre a certificação PMP.
Antes de tudo, vale a pena descrever rapidamente aqui do que se trata uma certificação. Ela nada mais é do que um documento que funciona como uma declaração formal emitida por uma instituição com credibilidade em certo setor. Embora existam diferentes certificações profissionais, é preciso fazer uma boa pesquisa para ter certeza de que a certificação que você deseja obter é, de fato, reconhecida no setor. Do contrário, não adianta nada.
O objetivo é comprovar que a pessoa conhece suficientemente bem uma área e tem capacidade para atuar nela. E geralmente esses documentos são obtidos por meio da realização de um exame, cujas exigências variam de setor para setor. No entanto, é sempre preciso atingir uma nota mínima para conseguir uma certificação.
Embora não seja obrigatório, os gerentes que contam com uma certificação renomada no currículo conseguem ter chances melhores no mercado de trabalho. Com ela em mãos, os profissionais são vistos pelas empresas com outros olhos, pois obtêm um status diferente na área.
Isso significa que é possível conseguir melhores oportunidades tanto dentro quanto fora das organizações. Dessa forma, ter um certificado é algo válido não somente para quando você está em busca de uma recolocação ou um novo emprego. A certificação faz com que você seja mais valorizado, contribuindo para a sua carreira.
Sendo assim, a resposta é “não necessariamente”. Você pode trabalhar como gerente de projetos em empresas de diferentes portes e segmentos sem ter uma certificação. Porém, contar com esse item no currículo demonstra comprometimento com a área, dedicação e vontade de crescer.
A certificação PMP (Project Management Professional) é considerada a principal no mundo inteiro para os profissionais da área de gestão de projetos e reconhecida em 150 países. Isso porque ela é emitida pelo PMI (Project Management Institute), a instituição mais renomada da área, cuja sede fica nos Estados Unidos.
Por estar em contato com os gerentes mais experientes do mundo inteiro e nas mais diversas áreas, o PMI reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Assim, após se preparar e fazer o exame para a certificação PMP, você terá ainda mais competência para trabalhar com todo o ciclo de vida de um projeto e junto a todas as áreas envolvidas.
Veja quais são os maiores benefícios da certificação PMP:
Ficou interessado em tirar a certificação PMP? Então você precisa começar a entender qual é o caminho para chegar até lá. Em primeiro lugar, saiba que há duas categorias, cujos requisitos técnicos e educacionais são um pouco diferentes.
Essa categoria é voltada para os profissionais que fizeram o Ensino Superior. Os requisitos são os seguintes:
Os profissionais não precisam obrigatoriamente ter um diploma universitário para tentar obter a certificação PMP. Essa categoria foi criada para atender àqueles que estudaram até o Ensino Médio e os requisitos são:
Se quiser se inscrever para o exame, é preciso fornecer algumas informações pessoais, formação e experiência profissional por meio deste link para registro. Fique sabendo que a certificação PMP precisa ser mantida, ou seja, a cada três anos os profissionais precisam fazer uma manutenção por meio da quantidade de horas de dedicação à área.
Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, você não precisa ser associado ao PMI para realizar o exame. A única diferença está no preço: membros do PMI pagam US$ 405, enquanto não-membros pagam US$ 555.
Como qualquer prova, o exame da certificação PMP exige uma boa preparação. Há quem escolha fazer um curso preparatório. No entanto, você pode aproveitar essa oportunidade para se preparar e, ao mesmo tempo, investir na sua formação por meio do MBA em Gerenciamento de Projetos.
Ao longo do curso, você vai adquirir os conhecimentos mais importantes da área nas disciplinas ministradas por professores altamente qualificados. Além disso, é uma chance única de trocar experiências com outros profissionais e colegas de profissão.
Mas, sobretudo, o grande diferencial do MBA da FGV para os profissionais que desejam obter a certificação PMP é que o curso utiliza todo embasamento e metodologia do PMI e habilita o aluno para atuar como gerente de projeto em empresas de qualquer natureza e porte.
Quer saber mais sobre o MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV na Século XXI Minas? Clique aqui e confira todos os detalhes!