Para ter uma carreira de sucesso, conseguir uma vaga de trabalho em uma grande empresa ou até ocupar um posto mais alto na instituição, é preciso ser qualificado. Realizar um MBA, se manter atualizado são passos importantes e fazer networking.
Falando em networking, será que você tem trabalhado para ampliar a sua rede de contatos profissionais? E como tem feito para mantê-lo ativo? Veja dicas para conquistar e manter relacionamentos e, consequentemente, crescer em sua carreira!
Networking nada mais é do que uma rede de contatos profissionais que a pessoa cultiva ao longo da vida laboral. No geral, são profissionais dos mais diferentes setores, com os quais uma pessoa mantém algum tipo de diálogo, troca de informações ou até, porque não, uma amizade.
Provavelmente você já ouviu falar na importância de criar e manter o networking. Em suma, acredita-se que esse bom relacionamento pode ajudar a ocupar cargos e vagas de emprego, por exemplo. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Já quem mantém contato pode ser até indicado por um colega da rede.
Mas não é só isso. Quem tem uma boa rede de contatos costuma ter mais facilidade para conquistar parcerias comerciais, encontrar alguém para desenvolver um projeto ou até começar um novo negócio. Isso, sem contar os benefícios trazidos pelas trocas de informações e experiências.
O networking tem diversas serventias que vão desde ter um profissional para discutir sobre determinado tema, até o fato de ser lembrado quando o colega vai indicar alguém para um trabalho.
No geral, ter uma rede de contatos pode ser importante para várias etapas da carreira. Quem está terminando a graduação, por exemplo, e tem um bom networking, acaba tendo mais chance de ser indicado ou ficar sabendo de uma vaga de trabalho.
Já um empreendedor que nutre uma boa relação com outros profissionais, têm mais chance de encontrar um parceiro de negócio. Enfim, contatos profissionais são úteis no dia a dia. Por isso, devem ser cultivados.
Seja para quem é empreendedor ou para quem se formou e está em busca de uma oportunidade de trabalho, ter bons contatos sempre ajuda. Conheça os principais benefícios do networking para a empresa ou para a carreira.
Uma boa rede de contatos também resulta em oportunidades, tanto em relação à carreira, quanto ao negócio. Vamos supor, por exemplo, que você seja dono de uma agência de marketing digital e que tenha trabalhado na formação do networking com profissionais de diferentes áreas.
Dentre eles há um engenheiro que, embora não tenha nenhuma relação com marketing, também interage com você frequentemente. Certo dia, outro engenheiro, amigo do profissional da sua rede, precisou de uma indicação de alguém que trabalhasse com marketing digital. Quem você acredita que ele vá indicar?
Claro que esse foi apenas um exemplo simples, mas que acontece. Assim, quando a rede é grande, há mais chances de ser indicado e de conquistar uma oportunidade de negócio.
O mesmo vale para a indicação de vaga de emprego. Vamos supor que você tivesse acabado de se formar em administração e conhecesse o mesmo engenheiro. Ele soube que um amigo estava precisando de um administrador. Graças ao networking o seu nome, provavelmente seria citado, mesmo que você nem saiba da existência da empresa do empregador. Por isso é sempre bom ter em mente que bons contatos geram novas oportunidades.
Claro que há várias maneiras de se atualizar como, por exemplo, fazer um MBA ou ler artigos científicos. No entanto, pessoas que nutrem a sua rede de contatos acabam recebendo informações de diversas áreas. Assim, é uma ótima maneira de se atualizar profissionalmente ou, no caso de empreendedores, de descobrir as novidades no mundo dos negócios.
Mas não é só isso. Quando um profissional mantém contato com outros ele também tem com quem discutir uma dúvida qualquer ou a aplicabilidade de um novo produto ou software disponível no mercado, por exemplo. Isso amplifica as ideias e colabora para a evolução.
Por fim, é interessante pensar que o networking também é importante para encontrar novas parcerias. Seja para iniciar uma empresa nova ou até para desenvolver um projeto no local de trabalho. Isso fica mais simples quando a pessoa tem bons contatos, ou seja, trabalhou no networking.
Como fazer networking? A principal dica é estabelecer contatos a todo o tempo e, evidentemente, mantê-los. Mas se você está começando agora, há alguns passos que podem ser seguidos. Dentre eles:
Sendo o MBA um ambiente de aprendizado, em sua maioria, composto por pessoas que já estão no mercado de trabalho, ele também serve para o networking. A sala de aula é um local de muitas trocas de ideias e experiências entre os alunos e professores, os alunos criam redes de contato, produzem e desenvolvem projetos juntos, que acabam indo para o mercado.
Determinado aluno acaba conhecendo as habilidades e experiências do outro na prática e isso dá abertura para uma possível indicação e futura contratação. Aqui na Século XXI nós temos vários cursos que propõe essa abordagem. Venha conhecer mais sobre eles.
Gostou das dicas? Então agora é hora de colocá-las em prática! Comece mandando uma mensagem para os colegas de faculdade, por exemplo. Aproveite também e baixe gratuitamente o nosso guia da educação corporativa para complementar seus estudos!
Desvende o poder da liderança ética em projetos: fortaleça equipes, tome decisões responsáveis e cultive uma cultura organizacional positiva.