Blog

publicado em
19/06/2017
atualizado em
19/06/2017
às 09:13
por:
Século XXI
Tag's:
COMECAR, PROJETO,

Como começar um projeto?

Você se faz essa pergunta sempre que o gerenciamento de algum projeto novo que será iniciado pela empresa ou patrocinado por ela fica na sua responsabilidade? Começar um projeto e liderar uma equipe não são tarefas fáceis.

Mas, podemos simplificar o processo desde que você tenha em mente 3 fatores principais da composição de um projeto. Antes de falarmos sobre estes fatores é importante frisar alguns conceitos.

De acordo com PMBOK, que é um conjunto de Práticas em Gerência de Projetos feito pelo PMI (Project Management Institute), qualquer trabalho que não é rotineiro se caracteriza como um projeto, ou seja, toda ação/estratégia dentro de uma empresa que possui início, meio e prazo final bem definidos.

A implementação de um projeto, em qualquer área, envolve diretores, lideranças de setores e colaboradores engajados em um único objetivo: o sucesso do projeto.

Sucesso significa a entrega final do projeto no tempo estipulado com eficiência e satisfação do cliente. Diante disso é natural que a tensão dos prazos, exigência de qualidade e o peso de alcançar este objetivo aumentem.

Para minimizar essas tensões geradas durante os processos do projeto, e os possíveis conflitos, a comunicação entre cada pessoa envolvida é de extrema importância. Este é o papel do gerente de projeto que deve apresentar com clareza os processos e as funções de cada colaborador, podendo assim extrair o melhor de cada um.

Existem 3 fatores primordiais na composição de um projeto que são determinantes para o início do projeto e a garantia do sucesso, são eles:

 1. Escopo 

O escopo de um projeto consiste na descrição dos produtos e na descrição do projeto completo com os serviços a serem realizados e o resultado que se espera.

É o direcionamento que o gerente de projeto desenvolve junto aos diretores e lideranças para mapear o que se deseja alcançar com o projeto e o que será necessário para realizá-lo.

Um escopo bem feito garante objetividade e clareza na execução do projeto e otimiza tempo das equipes envolvidas.

2. Custo 

É o detalhamento de cada custo com recursos materiais, pessoas e divulgação para concretizar o projeto.

A realização de um levantamento prévio dos gastos de cada etapa permite uma economia e demonstra claramente quanto se espera de retorno pelo investimento no projeto.

3. Tempo 

Determina os prazos de execução de cada etapa e o prazo de conclusão do projeto. Este é um dos maiores desafios no gerenciamento de um projeto. Fazer com que o descrito no escopo concretize-se nos prazos esperados.

Com estes 3 fatores bem definidos e esclarecidos entre os colaboradores, lideranças e a alta gerência, a implementação do projeto se faz de forma mais orgânica e participativa.

Se este conteúdo foi útil para você compartilhe nas suas redes sociais e siga a nossa página no Facebook.

02
dez
practitioner em pnl

Vantagens da formação de practitioner em PNL para sua carreira

26
nov
pessoa fazendo análise SWOT

Por que toda empresa deve utilizar análise SWOT?

A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.

11
out
Homem posicionando bonecos segurando um na cor verde representando o destaque.

Posicionamento de marca: como definir os valores da empresa?

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870