Com o curso de gestão comercial, você será capaz de atuar com maestria no mercado comercial, liderando equipes de alta performance em vendas, desenvolvendo competências como planejar e executar estratégias comerciais em cenários de alta competição e, claro, empreender.
Esse curso te interessa? Confira dicas para não errar na escolha do curso e da instituição de ensino!
A gestão comercial é a área que prepara os profissionais para atuarem no ambiente comercial dos negócios, oferecendo a eles uma visão estratégica, empreendedora e sistêmica.
Assim, quem cursa gestão comercial estará apto a planejar vendas de produtos ou serviços, de modo a aliar rentabilidade e produtividade, elaborar análises comerciais, considerando as demandas e oportunidades do mercado, gerenciar equipes e definir estratégias e muito mais.
Então, se você gosta da área de vendas e finanças, esse é um bom curso para explorar suas potencialidades.
O curso de gestão comercial é dividido em duas possibilidades: tecnólogo ou especialização, que é um curso de pós-graduação, para quem já é formado.
O tecnólogo tem apenas 2 anos, ou 4 semestres, pois o foco é a qualificação profissional para atuar no mercado. A grade curricular engloba temas como: técnicas de negociação, fundamentos da administração, empreendedorismo, estratégia de negócios, gestão de projetos, gestão financeira, fundamentos da economia, gestão de vendas, comportamento do consumidor, entre outros.
No caso da especialização, como no MBA de Gestão Comercial, você aperfeiçoará as suas capacidades em termos de elaboração de estratégias e liderança de equipes de vendas de alta performance, ajudando a ampliar a competitividade das empresas e a conseguir resultados ainda mais promissores para os negócios.
O curso de gestão comercial é indicado tanto para quem já atua no setor, por exemplo empreendedores e funcionários da área de vendas. Como para quem deseja começar nessa área e tem interesse pelo setor comercial.
Algumas características ajudam a ser um bom gestor comercial, como: visão estratégica, organização, boa comunicação, conhecimento do mercado, liderança, proatividade, bom controle de processos e de pessoas, conseguir trabalhar sob pressão, entre outros.
É claro que muitas dessas capacidades serão aprimoradas durante a sua formação.
Depois de formado, você encontrará um mercado bastante amplo e estável. Pois, a área comercial é um dos pilares de qualquer negócio. Então, você poderá atuar em empresas pequenas, médias ou grandes, nacionais ou multinacionais e que vendem online ou offline.
Isso porque o gestor comercial terá capacidade para assumir cargos em diferentes setores da economia, como varejo, atacado, serviços, consultorias, bancos, seguros, turismo, saúde, entre outros.
Você poderá trabalhar tanto na elaboração de estratégias de vendas, como no setor direto de vendas, ajudando a definir valores, objetivos de marcas e também na auditoria de processos internos, além da criação e gerenciamento de banco de dados de clientes e muito mais.
Algumas das responsabilidades do gestor comercial são: análise de resultados, supervisão de vendas, representação comercial, gestão de vendas, gestão do relacionamento com o cliente, pesquisa de mercado, desenvolvimento de estratégia de vendas e marketing, gestão de relações comerciais, planejamento de investimentos, gestão financeira e tributária e consultoria de negócios.
Ainda não tem muita certeza de que esse é o curso certo para você? Veja algumas vantagens do curso de gestão comercial que separamos:
Já está convencido de que o curso de gestão comercial é ideal para você? Então, primeiro, é preciso analisar se você deve realizar o tecnólogo ou o curso de especialização. Se ainda não tem nenhuma formação superior, inicie pelo tecnólogo, se já tem, opte pelo curso de especialização.
Em termos de pós-graduação, você poderá encontrar tanto especializações em gestão comercial, como MBAs.
O MBA é também uma pós-graduação, porém com ênfase no mercado de trabalho, com atividades mais voltadas à prática de mercado, sendo, portanto, excelente para quem já atua no setor e deseja reciclar e expandir seus conhecimentos, além de melhorar seu networking.
Depois de decidir qual opção é mais adequada ao seu perfil, é hora de conferir as dicas que separamos.
O primeiro ponto é sempre averiguar a qualidade da instituição. Afinal, é importante ter um diploma de uma universidade conhecida e respeitada no mercado, aumentando as suas chances de conseguir bons cargos.
Avalie a reputação também do curso, verificando as opiniões dos estudantes nas redes sociais, em sites como Reclame Aqui e em fóruns de discussão sobre a área comercial. Se você já conhece profissionais do setor, converse com eles para saber quais faculdades eles recomendam.
Optar por um curso reconhecido pelo MEC é fundamental para que seu diploma tenha validade. Essa informação, geralmente, está presente no site da instituição, mas você também poderá fazer uma pesquisa diretamente no site do MEC.
Aproveite para pesquisar na internet a experiência de outros alunos com o curso em questão. Use as redes sociais para ver os comentários na página da instituição e também participe dos grupos. Converse com esses ex-alunos para saber se eles indicam o curso, o que gostaram e o que não gostaram, se estão atuando na área e outras experiências positivas e negativas.
Um ponto muito importante é comparar a grade curricular dos cursos, já que ela poderá variar de instituição para instituição. Algumas podem ter enfoques diferenciados e disciplinas mais teóricas ou mais práticas. Entenda qual é a sua necessidade e saiba qual tipo de grade lhe agrada mais.
Além das aulas, muitas instituições oferecem atividades extracurriculares que ajudam e complementam a formação. No caso dos MBAs, por exemplo, algumas instituições oferecem um módulo internacional, no qual o aluno tem a oportunidade de cursar uma parte dos seus estudos em uma faculdade no exterior, ampliando ainda mais o seu conhecimento e enriquecendo sua experiência.
Pense na sua rotina e em que tipo de modalidade funcionaria melhor para o seu perfil: presencial ou à distância. Ambas têm a mesma qualidade de ensino e o seu diploma não virá diferenciado entre uma modalidade ou outra de ensino. O importante é escolher aquela que se encaixe melhor na sua rotina e que lhe permita aproveitar o máximo das aulas.
Aproveite para verificar no site da instituição, o corpo docente do curso de gestão comercial. Prefira por àquelas opções com mais professores especialistas, mestres e doutores – e que também tenham experiência prática no mercado.
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