Agora que você já conhece os principais benefícios de utilizar essa poderosa rede social, o que acha de aprender mais sobre como gerar negócios no LinkedIn?
Para todas as empresas e principalmente para aquelas que lidam com o mercado B2B, utilizar o LinkedIn para criar novas oportunidades de negócio é uma excelente opção. Afinal de contas, a maioria dos usuários utiliza a rede com o propósito de fazer novos contatos profissionais.
Diante disso, a presença das empresas na plataforma tem aumentado e ganhado cada vez mais relevância em diferentes setores do mercado.
Assim como no Facebook, as organizações podem ter sua própria página no LinkedIn, chamada de company page, e até participar de grupos formados por profissionais que querem trocar informações e experiências com outros colegas.
Vamos te explicar mais para frente como gerar negócios no LinkedIn por meio desses recursos.
Para que a sua empresa possa participar ativamente dessa rede social, ter os objetivos claros para desenvolver um bom planejamento para a produção de conteúdo e interação com usuários é fundamental. É claro que, antes de tudo, você precisa saber se o seu público-alvo está presente no LinkedIn e como sua empresa pode se mostrar atrativa.
Portanto, conheça a fundo a cartela de clientes da empresa para entender o comportamento das pessoas que você deseja atingir e conseguir pensar com cuidado em como gerar negócios no LinkedIn por meio do desenvolvimento de conteúdo que seja realmente interessante para elas. E, claro, não deixe de conferir as nossas dicas!
As interações de qualidade e a produção de conteúdo no LinkedIn exigem uma boa dose de planejamento. Quando se trata de como gerar negócios no LinkedIn, sempre iremos encontrar muita informação sobre a necessidade de interagir na rede. Embora seja verdade, isso não quer dizer que você precise ficar conectado o tempo inteiro.
Nesse caso, o mais importante é ter um bom planejamento. Se você vai ser a pessoa responsável pelas ações na plataforma, em primeiro lugar, o mais recomendado é estabelecer uma frequência de postagens e se comprometer com ela. Assim, você consegue definir o tempo necessário para se dedicar às atualizações de status, redação de conteúdo, entre outros.
Dessa forma, sua rede de contatos vai identificar sua presença online, sem que para isso você tenha que ficar sobrecarregado ou fazer novas postagens todos os dias. O melhor é que você mantenha a frequência que definiu. Quando estiver conectado, interaja mais com os seus contatos, amplie sua participação em grupos, compartilhe informações relevantes para o seu setor e siga pessoas e marcas relevantes para o seu negócio.
A possibilidade de as empresas terem as próprias páginas nessa rede social foi algo que ampliou as perspectivas de todas as organizações sobre como gerar negócios no LinkedIn. Isso porque, por meio da company page, a empresa consegue fortalecer a sua marca a partir da criação de estratégias de marketing digital.
Além disso, é possível aproveitar diversas outras funcionalidades da plataforma. O LinkedIn permite, por exemplo, que os próprios colaboradores indiquem onde trabalham. Ao linkar seus perfis com o nome da organização, uma lista de todos os funcionários é criada na página da empresa. Os usuários da rede social podem, portanto, conhecer quem trabalha na organização e ainda verificar todas as vagas disponíveis.
A página funciona como uma verdadeira vitrine, onde a empresa pode inserir informações sobre seus produtos e serviços, compartilhar ações relevantes e publicar conteúdos interessantes para o mercado no qual atua. Clique aqui e veja o passo a passo completo para você criar uma company page no LinkedIn.
Se você está se perguntando sobre como gerar negócios no LinkedIn, fique sabendo que participar de grupos é uma das melhores formas de criar novas oportunidades de relacionamento. Isso porque um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn é poder participar de grupos formados por profissionais da sua área.
Procure por grupos que discutam na rede social assuntos de interesse da sua empresa ou do mercado em que atua. Você pode contribuir com as suas opiniões, trocar ideias com colegas, esclarecer dúvidas e até mesmo levantar outros questionamentos. No entanto, sempre tenha em mente que o que vale mais é o conteúdo e a qualidade das interações. Por isso, tome cuidado ao se pronunciar nos grupos e responda só às questões que você realmente tem conhecimento.
Os grupos também são espaços propícios ao compartilhamento de conteúdo da empresa, visando gerar tráfego para o site. À medida em que você conhecer mais a fundo a dinâmica dos grupos que participa, vale a pena pensar em como criar um grupo que esteja ligado à marca e aos tópicos de maior interesse da sua empresa.
Outra dica de como gerar negócios no LinkedIn é enviar atualizações de status, assim como em outras redes sociais. O resultado de novos projetos, artigos, whitepapers, infográficos e todo tipo de material rico produzido pela organização deve ser publicado no LinkedIn e, portanto, compartilhado com a sua rede de contatos.
Além de publicar conteúdo produzidos pela empresa, as atualizações também podem incluir o compartilhamento de novas soluções, de produtos e de conteúdo de terceiros, como pesquisas e dados do mercado – desde de que sejam relevantes e estejam alinhados com as ideias transmitidas pela marca. Só não se esqueça de sempre dar crédito às fontes.
As empresas também contam com o recurso de recomendações, que se apresenta como mais uma solução para gerar negócios por meio do LinkedIn. A partir de um olhar atento aos perfis de pessoas-chave da sua empresa e até mesmo de parceiros de marca, é possível enviar recomendações a eles. Ao fazer isso, você abre uma maior possibilidade de eles fazerem recomendações à empresa também, gerando maior confiança dentro da sua rede.
Quando o assunto é como gerar negócios no LinkedIn, a ferramenta de links patrocinados é um recurso poderoso. Assim como em outras redes sociais, a promoção da marca é facilitada por meio de anúncios pagos. Mas, em comparação às demais, o LinkedIn Ads tem um custo mais alto.
Sabendo disso, talvez você pense que seja melhor investir em outras redes que oferecem ferramentas de anúncios pagos mais em conta. Entretanto, é necessário avaliar qual é o retorno sobre o investimento feito. Com o LinkedIn Ads, esse retorno pode ser mais vantajoso.
Não é á toa que o valor dele é mais alto em relação às outras redes sociais. Isso porque a segmentação do LinkedIn Ads é maior, mais direta, detalhada e assertiva, o que ajuda a marca a gerar um tráfego de maior qualidade e a atingir as pessoas certas.
Antes de colocar todas essas dicas em prática, lembre-se da importância de definir os objetivos que você quer que a empresa atinja na rede social e de ter um planejamento. Isso colabora para a maior qualidade nas interações e aumentar as suas oportunidades de fazer negócio. Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto de como gerar negócios no LinkedIn, envie suas dúvidas ou sugestões para gente.
Já dá pra começar a pensar como iniciar a presença da sua empresa no LinkedIn, não é mesmo? Lembre-se que seu perfil pessoal fortalece a sua página empresarial. Aproveite e acompanhe a Século XXI também pelo LinkedIn.
A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.