A competitividade no mercado dos negócios exige que os profissionais se destaquem em meio à concorrência para conquistar cargos de liderança e gestão. Mas para isso, primeiramente é importante compreender o que é ser um executivo de sucesso e quais habilidades necessárias para alcançar os objetivos.
Isso porque no passado, desenvolver a carreira acontecia de forma linear: primeiro o profissional exercia o cargo de assistente, passando para analista ou especialista, coordenador, gerente, diretor e presidente. Atualmente as coisas mudaram e não seguem exatamente essa ordem.
Pelo contrário, vivemos em um contexto de flexibilidade. Tanto que até existe uma sigla para isso: VUCA.
Formada pela primeira letra das palavras (em inglês) volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade), a sigla é um exemplo da necessidade de saber se adaptar às mudanças constantes do mercado.
Assim, para se destacar em sua função, é preciso ganhar reconhecimento e conseguir subir de cargo de maneira mais estratégica. Neste artigo, você confere o que é ser um executivo e como se tornar um. Confira!
Um executivo é o profissional que atua nas funções gerenciais de uma empresa e tem conhecimento sólido em sua área. Pode exercer atividades em diversos setores e tem o poder de intervir nas decisões da empresa, alocar recursos, dirigir atividades. Na prática, direcionam a organização.
Quando falamos em carreira de executivo, pode parecer um pouco subjetivo o que esse cargo faz exatamente e quais as responsabilidades. Para que fique bem explicado, podemos identificar um executivo como aquela pessoa que ocupa uma posição na gestão estratégica de uma empresa. Portanto, um executivo pode ser graduado em quaisquer áreas, desde que exerça um papel fundamental no staff da organização.
Quem é executivo, é responsável por cinco grandes frentes estratégicas da gestão empresarial, sendo elas:
A remuneração e o reconhecimento do cargo de um executivo são as razões que tornam essa carreira tão almejada, embora as responsabilidades profissionais sejam proporcionais aos benefícios. Para alcançá-la, é preciso saber analisar o mercado, planejar, organizar, negociar, tomar decisões, solucionar problemas, controlar recursos, traçar metas e liderar equipes.
De acordo com o site Vagas.com, a média salarial de um executivo no Brasil é de R$ 4.732. No entanto, os salários tornam-se muito maiores conforme você cresce no cargo.
Dados do Glassdoor dão conta que a posição de Gerente Executivo tem uma média salarial de R$ 24.489 mensais. Bacana, não é? Por isso, a especialização é peça-chave para galgar novas responsabilidades.
Alguns cargos comuns de executivos são:
Responsável por identificar clientes em potencial e gerar novos negócios para a empresa. É preciso ter ampla visão comercial e conhecer estratégias de mercado.
É a pessoa responsável pelo relacionamento com os clientes da empresa, além de tentar fechar novos negócios.
Cuida de garantir receitas comerciais por vendas externas e captação de clientes para veiculação de mídias em diversos meios de comunicação, como rádio, TV e internet.
Atua na busca de novos contratos e realiza análises estratégicas para atrair clientes.
Conhecer o mercado de atuação é fundamental, isto é, de todos os aspectos possíveis — transformações históricas, legislação, empresas e profissionais bem-sucedidos, entre outros itens.
E, claro, estudar. O estudo é a chave para que você entenda de negócios como um todo e não só de setores específicos da empresa onde atua.
Trazemos detalhes sobre formação acadêmica para executivos a seguir.
Um bom executivo precisa investir tempo em formação e conhecimento.
É bem verdade que cursos de graduação ajudam a moldar habilidades de quem quer ser executivo. Neste sentido, um curso muito procurado por aspirantes a executivos é o de Administração.
Porém, o executivo pode ter qualquer formação acadêmica (bacharel ou tecnólogo). Mas não se pode parar por aí, porque o mercado de trabalho valoriza cada vez mais quem continua investindo em conhecimento, além do diploma.
A boa notícia é que existem cursos que capacitam e ajudam profissionais para que possam pensar de forma estratégica e analítica, saibam como ter conhecimento de mercado e conquistem cargos de confiança na empresa em que trabalha.
Para essa área, os MBAs costumam ser os mais indicados e por isso é muito procurado por empreendedores e empresários que almejam conquistar uma visão estratégica de mercado.
O curso MBA Executivo em Economia em Gestão: Agronegócio, da Século XXI, proporciona ferramentas para desenvolver habilidades essenciais para atuar no agronegócio. A plataforma disponibiliza outros cursos de formação para executivos, nas áreas de gestão financeira, marketing e mídias digitais, gestão comercial e gerenciamento de projetos.
A formação é importante, mas todo conhecimento adquirido faz a diferença para que o profissional se destaque. É por isso que a literatura é uma ótima ferramenta de aprendizagem. Existem muitos livros disponíveis para quem quer aprender como ser um executivo de sucesso. Selecionamos alguns para te ajudar na carreira:
O autor aborda as ferramentas tradicionais, como metas, bônus e indicadores de desempenho que ajudam a melhorar os resultados, mas não são garantia de boa performance. Além disso, Pedro Mandei detalha que a melhor forma de conquistar os melhores resultados é a autonomia da equipe e liberdade dos colaboradores no desempenho de suas funções.
O livro tem como objetivo responder às questões que todo executivo quer saber: como transformar uma empresa em excelente? Por isso, o autor reúne 15 anos de estudos e vários casos de companhias de capital aberto com desempenhos acima da média. O resultado são os seis princípios de sucesso para o executivo.
O ex-presidente-executivo da General Eletric reúne, neste livro, ensinamentos para todos os níveis de hierarquia, desde recém-formados, até cargos de diretoria. Além disso, o autor ainda dá dicas, descreve seus princípios e experiências em negócios.
O livro exemplifica como criar a verdadeira liderança seguindo o próprio ritmo e instintos. Também reúne entrevista com 125 líderes para que o leitor entenda a essência do que é ser um líder exemplar e quais as melhores práticas para se tornar um líder autêntico.
Antes de mais nada, a principal habilidade de um bom executivo é a persistência, já que o desenvolvimento de habilidades leva tempo, sendo preciso estar atento às constantes mudanças do mercado de trabalho.
Um executivo de sucesso precisa ser um líder nato. Mesmo aqueles que não estão à frente de equipes precisam saber como tomar decisões, solucionar problemas e ter visão estratégica nos negócios.
Também há outras características que os líderes têm em comum, mesmo com trajetórias diferentes, como a criatividade, a ambição e uma excelente oratória para que todos entendam o recado que se quer transmitir.
A revista The Balance divulgou um levantamento no qual foram eleitas algumas habilidades comportamentais que todo executivo deve ter. Entre elas, estão a flexibilidade e a motivação.
Mas, além disso, existem outras competências que precisam ser trabalhadas para conquistar o trabalho que deseja e desempenhar o papel com excelência.
A seguir, separamos algumas dessas habilidades, caso você esteja pensando em investir na carreira de executivo e deseja levantar quais são as habilidades necessárias. Confira:
Como falamos acima, a formação do profissional é um critério muito importante para ter uma base sólida na área de atuação, conhecer o mercado e ter conhecimentos específicos.
Mas não basta parar na formação inicial, é fundamental dar continuidade aos estudos, se atualizar sobre as novas tendências de mercado e metodologias de gestão.
Já comentamos, mas não é demais repetir: É mais que recomendado fazer MBAs e cursos livres nas áreas de negócios e inovação. É preciso ter conhecimentos específicos que o capacitem a resolver desafios que surgirão no seu cotidiano como executivo, como a gestão 4.0.
O executivo precisa ser produtivo, já que é parte essencial no sucesso dos negócios, independente do segmento. Para quem deseja seguir a carreira executiva, deve ter em mente que precisa de responsabilidade e comprometimento nas funções que desempenha, com os demais colaboradores e também com a empresa.
É essencial que a pessoa executiva consiga gerenciar seus horários, de modo que consiga honrar todos os seus compromissos e acompanhe o que os funcionários fazem, com feedback rápido do trabalho deles.
Com um mercado globalizado, o profissional que domina um ou mais idiomas, tem mais chances de se destacar e conquistar aquela posição que tanto deseja. Atualmente, uma segunda língua é quase uma necessidade básica. Por isso, invista tempo e dedicação neste aprendizado.
Caso queira se destacar, uma terceira ou quarta opção pode elevar a visão do seu currículo. Se estiver realmente interessado em se tornar um executivo, uma vivência no exterior já é considerado um excelente diferencial.
Um terceiro ou quarto idioma contribui para você conseguir fechar mais negócios internacionais, além do acesso a diversos materiais (dependendo do setor de atuação, isso pode ser um trunfo). Ou seja, a sua visão de mundo torna-se mais ampla e isso se reflete no trabalho.
Um executivo não pode ser uma pessoa indecisa e demorar para tomar decisões estratégicas nos negócios. Esta competência é desenvolvida com experiência e formação, mas essencial durante um processo seletivo.
Por isso, para esse profissional executivo, é importante não ter medo de tomar decisões, bem como conseguir realizá-las de maneira estratégica.
Afinal, são essas decisões responsáveis por definir o rumo de todo o negócio. Ainda que todo o time esteja engajado na execução de planejamentos e decisões, é o executivo que precisa dar a palavra final, então não dá para ter espaço para indecisão.
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Ter espírito empreendedor, ser inquieto e curioso e sempre estar atento às tendências no setor em que sua empresa atua, torna o profissional mais habilitado para traçar ações estratégicas e descobrir soluções mais eficazes para os desafios.
É necessário estar por dentro de tudo o que envolve a instituição, saber os resultados obtidos até o momento e as metas a serem alcançadas.
Estudar sobre empresas concorrentes e acompanhar a sua equipe também são pontos fundamentais para manter o sucesso.
Pessoas que estão interessadas em saber como se tornar um executivo precisam treinar a visão analítica, conseguindo compreender as situações com um olhar 360.º da empresa, compreendendo o que cada decisão implica.
Além disso, um bom executivo inspira respeito, deve conhecer muito bem sua equipe ou seus colegas de trabalho e ter um bom relacionamento com cada um. Ter uma boa comunicação contribui para o relacionamento interpessoal.
Ou seja, o respeito não está necessariamente ligado ao cargo, mas sim conquistado.
Por isso, uma outra habilidade é saber liderar com comunicação positiva, inspiração e motivação para toda a equipe. O executivo de sucesso enfrenta desafios junto aos times e não os deixa desamparados.
Ademais, bons executivos criam ambientes colaborativos, promovendo o diálogo e um espaço de crescimento de todos os colaboradores.
Por isso, é preciso estar pronto para ouvir, compartilhar ideias, ser aberto a críticas construtivas, entre outras habilidades comportamentais.
Como foi possível ver, ser um executivo é muito mais do que um cargo. É um conjunto de competências que devem ser desenvolvidas — técnicas e comportamentais — para alcançar o topo no mundo corporativo.
Um bom executivo também é aquele que tem visão global da companhia onde atua e sabe trabalhar em equipe, dando a importância certa a todos os colaboradores que ajudam no êxito de uma organização.
Desvende o poder da liderança ética em projetos: fortaleça equipes, tome decisões responsáveis e cultive uma cultura organizacional positiva.