Vender ideias no trabalho nem sempre é fácil. Muitas vezes esbarramos em obstáculos como hierarquia muito rígida, autoritarismo, comunicação falha e falta de abertura para o diálogo. Estes são erros comuns na gestão de pessoas que podem e devem ser driblados com a ajuda do RH e com algumas atitudes básicas de precaução na hora de apresentar novos projetos.
O certo é que a adesão de sua ideia por parte dos líderes depende de uma única palavra: PREPARO. Para ser ouvido com a atenção adequada, você precisa preparar bem o projeto, o ambiente e a si mesmo. Continue a leitura e saiba como fazer tudo isso e tornar-se um profissional inovador em sua empresa.
É necessário alinhar a ideia aos objetivos do negócio. Isso significa que a proposta tem de atender aos ideais estratégicos da organização, visando solucionar as dificuldades do empreendimento, sobretudo, as mais urgentes. Projetos voltados para necessidades primordiais tendem a ser aceitos com mais facilidade. Mas isso não quer dizer que soluções para problemas secundários devam ficar na gaveta. O essencial é analisar e compreender bem todos os processos da empresa para propor saídas realmente viáveis.
Estudar a cultura organizacional é outro passo importante para aproximar-se do sim dos gestores. Ao respeitar a hierarquia da empresa, por exemplo, você consegue alinhar melhor a proposta às exigências dos diferentes líderes pelos quais o projeto passará até ser aprovado. Também é preciso analisar a maneira como a direção prefere receber novas ideias. Alguns decisores aceitam e-mails, outros optam por material impresso, há quem valorize gráficos e quem se dê melhor com planilhas. Pesquise e atenda às preferências.
Outro passo essencial é colocar a ideia à prova antes de apresentá-la oficialmente. Discutir o projeto com outras pessoas é fundamental para enxergar problema e solução de outros ângulos e assim realizar os ajustes necessários na proposta. Você também deve observar o projeto sob a perspectiva dos líderes antes de apresentá-lo. Veja se o que é proposto está adequado para todos os profissionais envolvidos na mudança. Quanto mais viável for a ideia, maior é a chance de ela ser aceita.
Vá atrás de aliados para a sua proposta, pois fica mais fácil apresentar a ideia de forma sólida e convincente quando há mais profissionais, principalmente os influentes, atestando o projeto. Além disso, mostrar a proposta à equipe e ouvir o que os colegas têm a dizer é uma excelente forma de corrigir possíveis falhas, melhorar os argumentos e aprimorar o conteúdo da sugestão.
Mais uma dica de ouro: observe a hora certa. Ou seja, considere o cenário da empresa e avalie qual o momento mais oportuno para apresentar sua ideia. Evite expor a proposta em reuniões sobre outros assuntos ou numa ocasião conturbada, em que os decisores estão muito preocupados com prazos ou outros problemas. Marque uma reunião com o líder para falar especificamente sobre a nova ideia. Assim, ele também terá tempo de se preparar para ouvir a sugestão.
Antes de acreditar no potencial da ideia, é necessário acreditar na competência de quem a apresenta. Então, construa sua credibilidade. O profissional que deseja ser ouvido precisa mostrar que é responsável e confiável, que está comprometido com a empresa e atento à realidade da organização e do mercado. Cumpra prazos, atinja metas, entregue bons resultados, mantenha um bom relacionamento com a equipe, seja proativo e flexível, atue de modo colaborativo e vá atrás de conhecimentos atuais, através de bons cursos.
E para ficar mais perto do sim, estruture bem a ideia! Passe-a para o papel; reúna bons argumentos; faça correções; organize respostas objetivas e convincentes para possíveis perguntas; estude muito a proposta para apresentá-la de forma clara e confiante; inspire-se em pessoas que têm habilidade em vender propostas; e trabalhe sua capacidade de persuasão, bem como o tom de voz, a postura e a oratória.
Não encare como uma rejeição pessoal. Não foi você quem foi vetado e sim, apenas uma das muitas ideias que você é capaz de estruturar e apresentar. Tente compreender o motivo da recusa – prioridade, orçamento, falta de clareza – e fique atento a esse ponto da próxima vez. Desse modo, projetos futuros podem ser mais bem vistos pelos líderes. O importante é mostrar-se interessado em contribuir para a melhoria da empresa.
Você mesmo, profissional de RH, além de apresentar essas dicas aos colaboradores da sua empresa, a fim de melhorar a comunicação interna e facilitar a apresentação de novas ideias, pode valer-se delas para propor aos seus líderes melhores práticas de gestão de talentos.
A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.