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MBA em GESTÃO: FINANÇAS CONTROLADORIA e AUDITORIA

MBA Presencial

Em Divinópolis
Patos de Minas
Pouso Alegre

Carga Horária
432 horas/aula
Dias de aula
▪ Disciplinas de gestão - aulas presenciais.
▪ Disciplinas de ênfase - aulas remotas.
1 encontro(s) por mês

Objetivos

O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige competências e habilidades muito específicas. O MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria proporciona uma visão abrangente das atividades empresariais, capacitando você para ser gestor líder em uma organização ou no próprio negócio. Realize esse curso e se sinta preparado para alçar voos mais altos na sua carreira. Você vai adquirir:
▪ Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
▪ Conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no seu próprio negócio;
▪ Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
▪ Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
▪ Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder;
▪ Competências nas áreas de finanças, contabilidade gerencial e societária que permitem transformar o plano estratégico da empresa em medidas táticas e operacionais que geram valor.

Público alvo

O MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria é recomendado para:
▪ Profissional sênior que deseja desenvolver habilidades decisórias na área financeira ou contábil, ampliando a sua visão sistêmica;
▪ Profissional da área de TI que trabalha com módulos financeiros ou contábeis e quer prestar serviços melhores aos seus clientes.

Investimento

Consultar com nossos consultores.

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise
competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o
crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os
clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua
influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes
cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus
determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance;
Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções,
relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências.
Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do
fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos
de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação
de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e
revisão de estratégias.
Contabilidade e sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.
Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável, sistema de custeio por absorção e sistema de custeio baseado em atividades [ABC]. Formação de preços baseada em custos.
Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras.
Consolidação do orçamento com elaboração: fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.
Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Aplicações gerenciais dos preços de
transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e a orçada.
Gestão de capital de giro. Estratégias de financiamento e de investimentos em capital de giro. Gestão de disponíveis. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques.
Gestão de compras.
Conceito de valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos
contingenciais. EVA, fusões e aquisições.
Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação: real, presumido e Simples Nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição social sobre o lucro líquido, PIS e Cofins.
Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.
Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Teoria dos stakeholders; responsabilidade social e reparação social; sustentabilidade corporativa e ética nas relações com stakeholders. Dilemas éticos no processo decisório. Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de governança e
geração de valor.

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