Será que vale a pena fazer os cursos In Company da FGV? Cursos in company são soluções em educação corporativa que atendem às necessidades das organizações em treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores.
O mundo do trabalho sofreu transformações significativas nas últimas décadas, uma delas foi o reconhecimento de que o capital humano é o recurso mais importante de uma organização.
Dessa forma, o foco se voltou para a gestão de pessoas e o investimento das empresas no capital intelectual. Afinal, quanto mais os colaboradores aprendem e se desenvolvem profissionalmente, maior a sua contribuição com a organização e seu crescimento.
Assim, seja como Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ou como treinamento em equipes, os cursos in company conseguem contemplar esse novo cenário, de um profissional em aprendizado contínuo.
Aliás, essa é uma tendência no mercado de trabalho, conhecida como longlife learning, em tradução livre, “aprendizado ao longo da vida”. Ou seja, sob esse conceito, profissionais devem estar em constante formação e qualificação, tanto em habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, como em habilidades comportamentais, chamadas de soft skills.
E para atender essa demanda de educação executiva, o FGV In Company oferece diversas soluções em cursos que preparam os colaboradores para os desafios estratégicos da organização, além de alavancarem seu desempenho profissional.
Que tal conhecer mais sobre esses cursos in company? Acompanhe!
O FGV In Company é um programa que disponibiliza métodos customizados de educação corporativa. Tem o objetivo de inovar ao oferecer soluções que ajudem com os desafios de criar ações estratégicas a todos os tipos de organizações: privadas, públicas e do terceiro setor.
Atuando há mais de 15 anos, o FGV In Company planeja e personaliza soluções em educação executiva, de acordo com a necessidade da empresa. Feito isso, executa e avalia os resultados. Ou seja, é um programa completo de capacitação, atualização ou aperfeiçoamento de habilidades e competências profissionais.
Mas e como é feita essa customização? Esse é nosso próximo tópico! Continue a leitura!
A customização é planejar e elaborar um programa que se molde ao que o cliente precisa. Os cursos in company da FGV são disponibilizados nas seguintes modalidades:
O programa blended é uma forma híbrida de aulas. Isso significa que haverá momentos em que o treinamento será de forma presencial e outros momentos em que será no ambiente virtual.
Essa combinação dos dois processos e a flexibilização na forma como acontece o aprendizado é uma ótima maneira de aperfeiçoar colaboradores em ambos os ambientes.
O programa online, como a própria definição diz, acontece todo no meio virtual. Neste caso, o aprendizado acontece nos momentos que foram melhores para a empresa.
Além disso, permite, por exemplo, que as aulas aconteçam sem que os colaboradores estejam no local de trabalho. Empresas que têm turnos, por exemplo, podem unir os colaboradores em um único horário — enquanto uns estudam na empresa, outros estudam de onde estiverem.
Outra vantagem do programa presencial é que organizações de locais em que não há instalações da FGV ou unidade conveniada podem optar por esta modalidade e oferecer os melhores treinamentos e cursos a seus colaboradores.
O programa presencial pode acontecer tanto em uma instalação da FGV, em uma unidade conveniada (há mais de 100 em todo o país) ou no próprio espaço da empresa.
Este tipo de modalidade oferece vantagens como a interação entre alunos e professores, discussões no ambiente de aula, troca de conhecimentos e experiências e dinamismo pelo contato social.
Por soluções educacionais, entenda a elaboração de um plano de ensino, treinamento e desenvolvimento criado especificamente para a realidade de determinada organização.
Isso contempla as especificidades e características do negócio, e as melhores abordagens, metodologias, estratégias e modalidades. Ou seja, um programa desenhado sob medida para a organização.
Os mais de 75 anos voltados ao trabalho com educação resultaram na expertise e excelência do trabalho desenvolvido atualmente, com foco no desenvolvimento socioeconômico do país.
Por isso, os cursos in company são direcionados à formação profissional e de lideranças em áreas diversas, como:
Metodologias sólidas e inovadoras são os fatores marcantes dos cursos in company da FGV. Entenda o que isso significa:
A principal razão para escolher o FGV In Company é, conforme temos repetido ao longo do texto, a possibilidade de personalização do programa de treinamento.
Em síntese, isso significa desenvolver um programa que atenda às demandas de aprendizagem dos colaboradores, contemplando as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas, sejam elas técnicas, sejam comportamentais.
Outras razões para essa escolha são:
A realidade da organização é o melhor pano de fundo para qualquer tipo de treinamento. Afinal, os colaboradores não aprenderão em cima de algo fictício, mas sim de situações reais que precisam de solução imediata ou em médio e longo prazo.
Fazer essa contextualização ajuda na assimilação do conteúdo pelos colaboradores e também os prepara de forma a apresentarem melhores resultados em suas funções, em produtividade e agilidade nos processos ou em situações de tomada de decisão.
O principal problema do modelo tradicional de ensino é o aluno precisar se deslocar até a instituição de ensino baseado em um calendário pré definido, de dias e horários.
O ensino a distância mudou essa realidade, assim como outras formas de proporcionar cursos e treinamentos, como a modalidade “in company”. Essa é uma das melhores vantagens desse tipo de ensino, pois essa flexibilidade não atrapalha a rotina da empresa e beneficia quem não consegue se capacitar por não ter tempo para isso.
Qual a principal preocupação de uma empresa ao investir em treinamento para seus colaboradores? Que eles realmente frequentem e que se tornem engajados com a organização.
Dessa forma, nada melhor que cursos in company, pois assim é possível garantir o comparecimento no treinamento, além de ser mais fácil de acompanhar os resultados em termos de empenho e engajamento.
Enquanto os colaboradores param suas tarefas e mudam um pouco sua rotina no trabalho, se cria um melhor clima organizacional. Isso porque eles se aproximam mais, trocam experiências, ideias e discutem sobre temas abordados no treinamento.
Essa interação permite que a equipe saia fortalecida e que colaboradores de diferentes setores se conheçam melhor e interajam.
A redução de custos é notória quando a empresa opta por cursos in company, como os da FGV.
Despesas com deslocamento de colaboradores ou custos mais altos com cursos individuais, por exemplo, são exemplos de investimentos que podem ser otimizados com a contratação de cursos in company.
Além disso, há a otimização de tempo e a redução do tempo de inatividade, uma vez que o treinamento acontece no local de trabalho.
Cases de sucesso são o termômetro que mede o sucesso de qualquer trabalho. Na FGV este termômetro aponta o resultado de treinamentos em empresas de renome no mercado.
Conheça três desses cases:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, tinha como objetivo desenvolver lideranças para suas unidades, que estão espalhadas por todos os estados brasileiros.
Após consultarem várias instituições, encontraram o que buscavam nos cursos in company do FGV, que entendeu a necessidade da entidade como serviço público.
O Itaú Social também encontrou a solução que procurava nos cursos in company do FGV. Os conteúdos, a metodologia e forma de abordagem foi de encontro ao esperado e atingiu o público que a fundação esperava: o gestor de educação pública.
A FGV In Company entregou o que a Renault do Brasil buscava para a capacitação de suas equipes: aflorar o empreendedorismo nos colaboradores.
A empresa considera que o investimento feito em seu quadro de colaboradores reverteu em vantagem competitiva para a organização.
Com mais uma proposta inovadora, a FGV disponibiliza para as organizações o FGV Action.
Como se pode deduzir, é um programa voltado totalmente à ação, a combinação de teoria e prática para a resolução de um desafio real da organização.
O programa é direcionado a gestores, executivos e qualquer outro profissional que atue em um projeto.
Sua dinâmica é de organizar turmas por área, como gestão estratégica, gestão comercial, diversidade, people analytics, dentre outras.
O treinamento acontece por meio de oficinas presenciais e encontros por web conferência.
As principais vantagens do programa são:
Para concluir, esperamos que o conteúdo tenha sido informativo o bastante para a compreensão de que os cursos in company são a solução perfeita para desenvolver ainda mais os talentos de sua organização.
Ficou interessado/a? Saiba como a FGV In Company pode ajudar a sua empresa, desenvolva seu time e garanta a vantagem competitiva de sua empresa.
Para profissionais do sul de Minas, é fundamental buscar uma capacitação adequada no mercado de trabalho. Neste texto, mostraremos algumas opções de c