Ao fazer uma nova contratação, empregadores e equipes de RH observam diversos critérios, mas estão sempre tentando responder à mesma pergunta: esse profissional pode agregar valor ao negócio? Saber como colocar cursos online no currículo não só ajuda a respondê-la, como pode aumentar suas chances no mercado de trabalho.
Isso ocorre porque eles estão sempre em busca de profissionais que investem em desenvolvimento contínuo e, por isso, continuam realizando cursos de curta e média duração após concluírem suas graduações.
Os cursos online, são excelentes oportunidades de se manter qualificado e atualizado sobre as novidades da sua área de atuação e desenvolver as tão desejadas soft skills.
Portanto, informar todos os cursos relevantes que você realizou, sejam os tradicionais, os cursos livres, online ou híbridos, pode ser um ótimo ponto de partida para te diferenciar dos concorrentes em um mercado altamente competitivo.
Com isso em mente, preparamos este guia onde vamos mostrar a importância de buscar esses cursos e as vantagens de incluí-los no seu currículo.
Independente da área de atuação, o mercado está cada vez mais dinâmico e exigente e, por isso, ter uma única graduação não é mais o suficiente. O nível de habilidades e competências necessárias para conquistar uma vaga são cada vez mais altos e estão em constante renovação.
Para acompanhar a agilidade das transformações de sua área, é preciso estar em constante desenvolvimento. Por isso, os cursos online são uma ótima alternativa para manter sua base de conhecimentos e competências atualizadas.
Eles têm um ótimo custo-benefício, pois demandam investimentos financeiros e de tempo muito menores, enquanto entregam todo o conteúdo necessário para que você possa evoluir na carreira focando em tópicos específicos.
Há também diversas opções de cursos gratuitos para complementar o seu currículo e agregar habilidades importantes para a execução de seu trabalho.
Realizar e saber como colocar cursos online no currículo, traz muitas vantagens. Confira algumas delas.
Nem sempre é fácil transmitir informações sobre como nossos conhecimentos, habilidades e competências podem contribuir para o crescimento de uma empresa. No entanto, é preciso falar sobre isso de forma clara, a fim de orientar os entrevistadores na direção certa.
Saber como colocar cursos online no currículo é uma forma estratégica de fornecer informações claras sobre o que você sabe e pode realizar de fato. Eles podem colocar seu currículo em evidência e te diferenciar de outros candidatos, pois cada vez mais e mais empresas procuram profissionais que tenham uma combinação diversificada de conhecimentos e experiências.
Um profissional da área de vendas, por exemplo, pode ganhar mais projeção ou negociar remunerações mais altas se informar sobre habilidades adicionais, como boa comunicação, fluência em outros idiomas, técnicas de negociação, conhecimentos sobre o mercado e oratória.
Embora a inserção de cursos ou treinamentos online no currículo esteja se tornando algo comum, não é todo dia que um entrevistador vê isso sendo feito da forma correta, como, por exemplo, com destaque entre os tópicos mais relevantes.
Como através das entrevistas é possível avaliar qual é o seu valor e quanto você pode agregar à equipe, você precisa se diferenciar nessa etapa do processo seletivo. Uma forma de fazer isso, é se preparando para responder algumas perguntas sobre os cursos, como as destacadas a seguir:
Os cursos online eram vistos anteriormente com uma certa resistência. No entanto, isso mudou e o profissional que opta por realizá-los, demonstra ter um perfil e características muito positivas que agradam os entrevistadores. Entre elas estão:
Todos esses pontos são importantes, pois auxiliam os entrevistadores a identificar, em cada etapa do processo seletivo, se você tem o perfil ideal que eles buscam.
Lembre-se!
Recrutadores e gestores querem se certificar de que você está disposto a ir além do comum, a ultrapassar barreiras e inovar. As informações sobre os cursos atestam sua força no mercado de trabalho e aumentam sua competitividade como candidato.
Sendo assim, é fundamental saber como colocar cursos online no currículo e tirar o melhor proveito disso.
Apesar de muitos profissionais ainda terem dúvidas sobre a inclusão de cursos online no currículo, a verdade é que eles são muito bem-vistos por gestores e recrutadores. Por serem uma forma simples, eficaz e barata de mostrar seus diferenciais e aumentar sua competitividade, a resposta é sim!
Em um contexto onde você provavelmente concorrerá por uma boa vaga com outros 250 candidatos, em média, saber como colocar cursos online no currículo é fundamental para que você tenha sucesso no processo seletivo.
Recrutadores e gestores buscam por profissionais dinâmicos, focados, e antenados em todas as atualizações e tendências do mercado. Os cursos livres ajudam no currículo, pois comprovam que você não está estagnado e que continua se especializando e se desenvolvendo.
Com as constantes e vertiginosas mudanças do mercado de trabalho, o ideal é que você fique atento aos cursos direcionados para sua área, quais habilidades estão sendo solicitadas e realize pelo menos um curso livre ao ano.
Fique atento!
Entre os cursos livres, inclusive os online, estão alguns cursos de formação específica, como os treinamentos corporativos oferecidos pelas organizações. Não deixe de incluí-los.
Para se destacar mais que qualquer outro concorrente em um processo seletivo, fique atento na hora de inserir em seu currículo os cursos em andamento. Apesar de ser algo bastante simples, é preciso seguir um passo a passo com informações que não podem faltar, como as que listamos a seguir.
Independente do tipo de curso, de seu nível de experiência e da vaga pretendida, inserir um curso em andamento no currículo da forma correta, pode impressionar os recrutadores e atrair mais entrevistas.
Em primeiro lugar, você precisa saber quais habilidades são necessárias para a vaga que você está almejando e para sua área em geral. Com base nesta informação você saberá quais habilidades precisa desenvolver e quais cursos são bons para seu currículo.
Faça uma pesquisa e informe-se sobre as vagas oferecidas por diversas empresas, quais são as responsabilidade, competências e habilidades exigidas. Com uma gama mais variada de informações você conseguirá ter uma visão mais ampla do que o mercado está pedindo.
Outra forma de fazer isso é lendo pesquisas e estudos sobre o assunto. Um exemplo importante é um estudo realizado pelo LinkedIn, que lista as 15 profissões mais emergentes no Brasil em 2020 e seus cinco conhecimentos primordiais.
Além dos cursos específicos, não deixe de relacionar aqueles fundamentais para qualquer área de conhecimento, como, por exemplo, cursos de idiomas, de informática, comunicação e inteligência emocional e ferramentas do pacote office e Google, como Google docs e Google Planilhas.
Atualmente, algumas empresas valorizam também a capacitação em ferramentas como Kanban, Trello, Google Teams, Zoom, Meeting e outros.
Ao inserir corretamente o link do LinkedIn no currículo, ele poderá ser acessado através do currículo digital ou por uma URL, fácil de ser copiada no caso do currículo impresso. Por isso, o lugar ideal é no cabeçalho, perto de seu nome e das informações de contato.
Para localizar o link de seu LinkedIn, siga este passo a passo:
Dicas!
1) Para simplificar e deixar o link visualmente mais interessante, insira o endereço no seguinte formato: linkedin.com/in/seunome/
2) Para saber como fazer uma URL personalizada, clique neste link.
Assim como o mercado evoluiu, as formas de contratação e avaliação dos profissionais também evoluíram. Por isso, o LinkedIn, atualmente a rede social profissional mais utilizada do mundo, é indispensável para quem busca por uma nova colocação no mercado e quer manter-se atualizado sobre tudo que acontece em sua área.
Ele funciona como um currículo online que você mantém sempre atualizado e disponível para os recrutadores. Lá é possível colocar todas as informações que você coloca em seu currículo tradicional, desde os dados de contato até todos os detalhes das experiências profissionais.
Também existe uma área específica para inserir dados sobre formação acadêmica, cursos e certificados adicionais como, por exemplo, os cursos e treinamentos online.
Confira agora o passo a passo de como adicionar seus certificados de cursos online em seu perfil no LinkedIn.
A melhor forma de colocar cursos online no currículo, e a mais recomendada, é criando um espaço novo para eles em sua seção de informações adicionais. Você pode dar o título de “Habilidades” ou “desenvolvimento profissional”, e incluir suas experiências de aprendizado online.
Se você é um profissional ainda pouco experiente, sugerimos que você escreva mais sobre o que aprendeu. Isso valorizará os conhecimentos obtidos, ampliará, assim, a seção de educação do seu currículo e agregará mais valor a ele.
Outra boa alternativa são as cartas de apresentação, que funcionam como um complemento para as informações que você forneceu. Esse é um ótimo lugar para detalhar suas habilidades profissionais e informar como elas se relacionam com o cargo que está buscando.
Coloque em primeiro lugar os cursos que você concluiu por último, com as respectivas certificações e, depois, os que está cursando. Sempre inicie pelos mais relevantes. Para trazer mais robustez, qualidade e credibilidade, você pode criar um link para os perfis dos cursos que relacionou.
Em qualquer caso, seja conciso e certifique-se de que tudo o que você incluiu é relevante para o trabalho. Independentemente de onde você adiciona as informações, lembre-se de ir direto ao ponto.
Inserir estas informações no currículo é uma tarefa relativamente fácil. A estrutura pode ser semelhante ao exemplo que mostramos a seguir.
Desenvolvimento Profissional
Curso Online: Oratória – CIEE
Curso Online: Estratégia de Negócios – Udemy
Agora que você já sabe a importância e como colocar cursos online no currículo, clique na imagem a seguir e baixe o e-book “Como fazer um perfil campeão no LinkedIn” e siga nossas dicas e orientações, ganhe mais destaque, se torne mais competitivo e conquiste aquela tão sonhada vaga no mercado de trabalho:
Para profissionais do sul de Minas, é fundamental buscar uma capacitação adequada no mercado de trabalho. Neste texto, mostraremos algumas opções de c