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publicado em
30/08/2021
atualizado em
30/08/2021
às 15:56
por:
Mariana Oliveira
Tag's:
diagnóstico organizacional,
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Diagnóstico organizacional: o que é e como desenvolver?

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Para saber a real situação da empresa é importante acompanhar todos os setores e verificar cada etapa dos processos. Em suma, realizar um diagnóstico organizacional e ter uma visão real do que está acontecendo nela. 

Com esse processo, torna-se viável encontrar problemas, identificar mudanças necessárias e elaborar formas de realizá-las.  

Veja a importância de realizar um diagnóstico organizacional na empresa e descubra o que deverá ser avaliado.

Principais vantagens do diagnóstico organizacional

O diagnóstico organizacional nada mais é do que um retrato de tudo o que está acontecendo na instituição. Ao realizar isso, a empresa consegue ter uma visão geral dos processos e conquistar benefícios como, por exemplo:

  • Identificar possíveis problemas que estejam ocorrendo, sejam eles em determinado setor ou até no fluxo de trabalho da empresa;
  • Possibilitar que os gestores avaliem as imperfeições e encontrem soluções para os problemas notados;
  • Estimular o trabalho em equipe ao trabalhar para solucionar os problemas apresentados;
  • Incentivar a participação de todos, ao reunir a equipe e solicitar ideias para a correção dos problemas;
  • Aumentar a visão empresarial;
  • Verificar se a empresa está caminhando rumo aos seus objetivos ou se está se afastando deles;
  • Idealizar ações que possam ajudar a empresa a ajustar aos objetivos iniciais e trilhar um novo caminho;
  • Identificar os pontos fortes e fracos da empresa;
  • Aprimorar métodos de trabalho;
  • Identificar possíveis mudanças que possam ser realizadas para deixar o colaborador mais satisfeito e aumentar a produtividade;
  • Verificar se há gastos em excesso e encontrar alternativas para diminuí-los;
  • Analisar se há a necessidade de contratação de mão-de-obra ou não;
  • Melhorar a comunicação entre os setores;
  • Identificar se há a necessidade de adotar novos softwares de gestão, entre outras ações envolvendo a tecnologia, que possam ajudar a simplificar os processos e a otimizar a geração e análise de dados;
  • Avaliar a relação da empresa com o cliente e identificar formas de melhorá-la.

Processos e técnicas presentes

A realização do diagnóstico organizacional permite que a empresa encontre maneiras de solucionar os problemas e focar em uma possível expansão. Essas mudanças só podem ser feitas com base em análise sólida e minuciosa. E é isso que o diagnóstico organizacional possibilita.

Por meio dele, o gestor consegue ter uma visão real do que está acontecendo e poder impulsionar os investimentos na direção certa. Para isso, são usadas diferentes metodologias, que permitem: 

  • antecipar-se às ameaças;
  • criar oportunidades;
  • executar um bom planejamento;
  • fortalecer competências.

Dentre as técnicas utilizadas para que esses dados sejam obtidos e o diagnóstico organizacional se torne viável estão:

  • Pesquisa documental;
  • Questionário; 
  • Entrevista.

O que o processo organizacional avalia?

Empresa

Durante esse processo será investigada a imagem da empresa de acordo com a percepção dos colaboradores. Assim, poderá ser avaliado se a equipe sabe quais são os objetivos da empresa para que possam trabalhar para alcançá-los. 

Também é possível identificar como os colaboradores vivenciam e conhecem a cultura da empresa, bem como se eles se orgulham de trabalhar nela. 

Relacionamento

Também é investigado como as pessoas se relacionam dentro da empresa. Assim, é possível observar se os profissionais estão integrados e interagem entre si de maneira saudável. Dessa forma, é avaliado o fluxo de informação dentro da empresa e verificar se ele está funcionando de maneira adequada, bem como favorecendo o funcionamento dos processos.

Comunicação

Ao realizar o diagnóstico produtivo também deverá ser avaliada a comunicação. Afinal, para que o fluxo de trabalho seja respeitado e para que todos os processo sigam o caminho necessário de forma eficiente, é preciso que a comunicação interna funcione. 

Por isso, esse deve ser um ponto avaliado com muito critério. Assim, será possível avaliar se a equipe está conseguindo trocar as informações relevantes de forma segura e efetiva.

Liderança

Pesquisar sobre os perfis para encontrar profissionais com perfil de liderança e perceber a eficiência dos líderes que estão atuantes. Esse é um ponto fundamental na análise do diagnóstico. Afinal, para a empresa prosperar é preciso ter líderes que estejam ativos e trabalhem para atingir os objetivos propostos. 

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Como realizar um diagnóstico organizacional na empresa?

Elabore as questões

Para fazer o diagnóstico organizacional será preciso fazer uma análise pontual de cada área. E, para isso, será preciso conversar com a equipe e fazer perguntas. Assim, o primeiro passo é elaborar essas questões. 

O mais adequado é que um profissional capacitado no setor seja o responsável por fazê-la. Afinal, ele terá mais conhecimento técnico para preparar questionamentos assertivos e obter resultados eficientes. Dentre as respostas que devem ser encontradas por meio desse questionário estão, por exemplo:

  • Quais os pontos fracos e fortes que a equipe pode aprontar sobre a empresa?
  • A equipe sabe exatamente o que a instituição espera deles? 
  • O grupo conhece os objetivos da organização? 
  • Os resultados obtidos estão de acordo com o planejado?
  • Se fosse possível começar tudo do zero agora, há alguma coisa que poderia ser mudada? 
  • Como é possível corrigir os pontos fracos?
  • Como os concorrentes podem ver a empresa e, caso você fosse um deles, no que apostaria para vencer a sua instituição no mercado?
  • Como é feito o planejamento da instituição?
  • Quando as mudanças acontecem, como a empresa costuma reagir a elas? 
  • Como é feita a análise de mercado para que as estratégias sejam definidas? 

Essas são apenas algumas possibilidades. Cabe a cada instituição avaliar a sua realidade e elaborar o questionamento certo que precisa ser feito durante o processo de diagnóstico organizacional. 

Colete informações

Uma vez que tenham sido definidos os dados que devem ser levantados durante a entrevista, é hora de conversar com a equipe. Afinal, parte do diagnóstico será feito com base no que os colaboradores sentem e avaliam da empresa. Afinal, são eles que vivem a rotina e podem apontar falhas que são sentidas no dia a dia. 

Para isso, é necessário coletar as informações de todos os departamentos. Elas devem ser tanto pessoais, quanto baseadas em dados. Dentre os passos que podem ser dados para que o levantamento seja feito estão: 

  • Entreviste a equipe e veja o que os profissionais têm a dizer da rotina da empresa, bem como do fluxo de informações e dificuldades encontradas;
  • Faça a análise da documentação e dos dados mais importantes;
  • Quantifique o desempenho da empresa e de seus colaboradores;
  • Avalie a produtividade, o fluxo de vendas e o faturamento;
  • Mapeie os fluxos interno, tanto de processos, quanto de trabalho;
  • Confira e monitore os indicadores empresariais importantes para o estilo do negócio.

Para realizar todos esses passos, pode ser interessante contar com a ajuda de ferramentas eletrônicas e softwares. Isso tornará o processo mais ágil e eficiente. 

Analise as informações

Com todos os dados e percepções em mãos é hora de fazer uma análise assertiva de todos eles. Para isso, é possível elaborar, por exemplo:

  • relatórios; 
  • gráficos; 
  • planilhas; 
  • tabelas, entre outros. 

Depois disso, categorize o que foi encontrado de acordo com o departamento, a gravidade e a urgência da resolução. Isso ajudará nas próximas etapas do diagnóstico organizacional.

Identifique as qualidades e as fraquezas da instituição

Uma vez que todas as análises tenham sido feitas, é hora de avaliar o que foi encontrado. Identifique as qualidades e fraquezas e aproveite para identificar oportunidades que possam ajudar a instituição a prosperar. 

Defina o plano de ação

Por fim, é hora de começar a elaborar os passos que serão seguidos para mudar o cenário atual, corrigir as falhas e potencializar o que foi encontrado de positivo na instituição. Para isso, é preciso definir metas, objetivos e um cronograma de ações. 

Como fazer um Diagnóstico Organizacional eficiente?

  • Escute a equipe, pois é ela que vive a realidade diária e pode aprontar muitas das falhas;
  • Avalie o mercado;
  • Fique atento ao que seu concorrente faz, pois as ações dele podem servir de inspiração para as ações;
  • Defina metas altas, mas que possam ser alcançadas;
  • Ofereça as ferramentas que a equipe precisa para realizar as mudanças;
  • Atualize-se sempre;
  • Qualifique a equipe e invista em treinamentos, MBA, entre outros. 

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