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publicado em
08/12/2022
atualizado em
08/12/2022
às 08:58
por:
Mariana Oliveira
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Gestão das emoções na gestão de equipes

Um dos temas mais debatidos nos últimos anos no universo corporativo, é a necessidade crescente de investir em saúde mental nos ambientes de trabalho. Algumas empresas têm implantado ações neste sentido. Orientar os colaboradores sobre a importância da gestão das emoções é uma dessas ações.

Por ser algo bastante subjetivo, é fundamental que os colaboradores individualmente consigam realizar corretamente essa gestão. Assim, junto às demais soluções oferecidas pelas empresas, é possível alcançar melhores índices de bem-estar corporativo e melhorar a performance das equipes e das organizações.

Saiba mais sobre essa competência e compreenda a importância de investir em uma formação voltada para a gestão emocional de equipes.

O que é gestão das emoções?

Gestão das emoções é a capacidade de reconhecer nossas próprias emoções e sentimentos e compreender as mensagens que eles nos trazem. É saber avaliar o que estamos sentindo, ter o controle da situação e agir de forma sábia, madura, estratégica e profissional.

Ela é uma competência que nos ajuda a construir relacionamentos pessoais e profissionais mais prósperos e saudáveis, pois nos dá a oportunidade de desenvolver constantemente nossa inteligência emocional

Fazer nossa gestão emocional nos torna mais autoconfiantes, capazes de enfrentar as pressões do dia a dia com tranquilidade, tomar decisões mais assertivas e manter nossa saúde mental em alta.

Importância da gestão das emoções na gestão de equipes

Falar sobre sentimentos e emoções nem sempre é uma tarefa fácil. Ao contrário disso, a maioria das pessoas tem dificuldades de identificá-las, reconhecê-las e trabalhá-las adequadamente. 

Portanto, cabe às lideranças fazer a gestão emocional de seus times, oferecendo todo suporte necessário para que, como indivíduos, desenvolvam esta competência. 

Isso é fundamental para que eles consigam transformar ameaças em oportunidades, experiências negativas em fontes de desenvolvimento e alcançar as metas definidas para eles e para a organização, principalmente as de performance e produtividade.

Os reflexos da gestão das emoções na produtividade

Você já pensou sobre quantas emoções existem e como elas podem interferir nos resultados de uma equipe? Responsáveis por impactos diretos no clima organizacional e na gestão empresarial, elas são preponderantes na produtividade dos times

Confira algumas delas.

principais emoções da gestão das emoções

Quando não são bem administradas, algumas podem trazer impactos negativos, que:

  • Comprometem a saúde física e mental dos colaboradores: depressão, ansiedade, estresse, burnout e outros;
  • Aumentam o presenteísmo, absenteísmo e turnover;
  • Prejudica a comunicação organizacional e o trabalho em equipe;
  • Leva a tomadas de decisões precipitadas e inadequadas.

Estes e outros efeitos negativos de uma gestão emocional ineficiente comprometem o alcance de metas e objetivos e podem impactar fortemente nos índices de produtividade.

5 Passos para fazer a gestão das emoções em equipes.

Confira a seguir 5 passos e dicas para implantar a gestão das emoções em sua equipe. 

1. Capacite-se!

Em um cenário de talentos multidisciplinares e de pluralidade de ideias, é fundamental que os líderes sejam cognitivamente flexíveis e saibam administrar pessoas com soft skills e perfis diferentes para desenvolver equipes de alta performance.

Por isso, ao se capacitar para fazer a gestão emocional de seu time, você estará mais atento e terá um olhar humanizado para permitir que as emoções sejam percebidas e trabalhadas adequadamente.

Assim, será possível construir relacionamentos interpessoais mais fortes, uma boa comunicação e garantir que os colaboradores vençam seus desafios e conciliem metas pessoais e organizacionais.

Mundo Corporativo – Entrevista com Homero Reis

# Dica! | Você é a principal referência de seu time e seu exemplo sempre será o melhor método de ensino. Por isso, trabalhe sua gestão emocional e construa uma cultura de empoderamento, onde a gestão das emoções contribui para o desenvolvimento de pessoas mais parcerias, colaborativas e participativas. 

2. Estimule o autoconhecimento

A gestão das emoções é feita, principalmente, pelo próprio colaborador e, por isso, o autoconhecimento é ferramenta básica para o sucesso desta ação. Para auxiliá-los, ofereça treinamentos, palestras, eventos e outras ações que proporcionem oportunidades para a autorreflexão e autoconhecimento, como práticas meditativas e avaliações.

3. Retire seu time da zona de conforto

Uma pessoa só sabe do que é capaz se ela for estimulada a vencer limites e desafios. Por isso, delegue novas responsabilidades, integre equipes e pessoas com perfis diferentes, permitindo que vivenciem novas situações e ideias. 

Isso os ajudará a se tornarem mais empáticos, tolerantes, motivados, autoperceptivos e a ter controle sobre emoções e reações.

4. Tenha cuidado com cobranças excessivas

Fique atento às cobranças excessivas, que podem ser prejudiciais para as emoções e causar desgastes e estresses desnecessários. Lembre-se que sua equipe possui pessoas com perfis e times diferentes. Por isso, trabalhe colaborativamente e utilize as emoções como método de aprendizado e nunca de repreensão.

5. Dê feedbacks

Somente o diálogo franco e claro pode promover o crescimento de todos. Por isso, uma das ferramentas mais importantes para uma gestão emocional eficiente, são os feedbacks estruturados e constitutivos, onde líderes e liderados trabalham em parceria.

Utilize-os para ouvir e orientar seus colaboradores, alinhar expectativas e traçar planos de desenvolvimento e alcance de metas.

<<<Leia também: Guia definitivo sobre Gestão Comercial >>>

Dicas de livros para saber mais sobre gestão das emoções

Há muita literatura boa disponível para quem quer saber mais sobre gestão das emoções. A seguir, trouxemos algumas indicações que podem ser úteis para qualquer pessoa. Confira.

Gestão das emoções no ambiente corporativo

gestão das emoções no ambiente corporativo

Descubra como o foco nas emoções individuais pode mudar a vida de líderes e liderados nas empresas, de Silvia Queiroz.

Inteligência Emocional

a inteligência emocional

A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, de Daniel Goleman.

A Linguagem das Emoções

a linguagem das emoções

Revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao seu redor, do Paul Ekman.

Não Acredite em Tudo Que Você Sente

não acredite em tudo que você sente

Identifique seus Esquemas Emocionais e Liberte-se da Ansiedade e da Depressão. Os autores são Robert L. Leahy, Irismar Reis de Oliveira e Sandra Maria.

Eu controlo como me sinto

eu controlo como me sinto livro sobre gestão das emoções

Como a neurociência pode ajudar você a construir uma vida mais feliz, de Claudia Feitosa.

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