Um dos temas mais debatidos nos últimos anos no universo corporativo, é a necessidade crescente de investir em saúde mental nos ambientes de trabalho. Algumas empresas têm implantado ações neste sentido. Orientar os colaboradores sobre a importância da gestão das emoções é uma dessas ações.
Por ser algo bastante subjetivo, é fundamental que os colaboradores individualmente consigam realizar corretamente essa gestão. Assim, junto às demais soluções oferecidas pelas empresas, é possível alcançar melhores índices de bem-estar corporativo e melhorar a performance das equipes e das organizações.
Saiba mais sobre essa competência e compreenda a importância de investir em uma formação voltada para a gestão emocional de equipes.
Gestão das emoções é a capacidade de reconhecer nossas próprias emoções e sentimentos e compreender as mensagens que eles nos trazem. É saber avaliar o que estamos sentindo, ter o controle da situação e agir de forma sábia, madura, estratégica e profissional.
Ela é uma competência que nos ajuda a construir relacionamentos pessoais e profissionais mais prósperos e saudáveis, pois nos dá a oportunidade de desenvolver constantemente nossa inteligência emocional.
Fazer nossa gestão emocional nos torna mais autoconfiantes, capazes de enfrentar as pressões do dia a dia com tranquilidade, tomar decisões mais assertivas e manter nossa saúde mental em alta.
Falar sobre sentimentos e emoções nem sempre é uma tarefa fácil. Ao contrário disso, a maioria das pessoas tem dificuldades de identificá-las, reconhecê-las e trabalhá-las adequadamente.
Portanto, cabe às lideranças fazer a gestão emocional de seus times, oferecendo todo suporte necessário para que, como indivíduos, desenvolvam esta competência.
Isso é fundamental para que eles consigam transformar ameaças em oportunidades, experiências negativas em fontes de desenvolvimento e alcançar as metas definidas para eles e para a organização, principalmente as de performance e produtividade.
Você já pensou sobre quantas emoções existem e como elas podem interferir nos resultados de uma equipe? Responsáveis por impactos diretos no clima organizacional e na gestão empresarial, elas são preponderantes na produtividade dos times.
Confira algumas delas.
Quando não são bem administradas, algumas podem trazer impactos negativos, que:
Estes e outros efeitos negativos de uma gestão emocional ineficiente comprometem o alcance de metas e objetivos e podem impactar fortemente nos índices de produtividade.
Confira a seguir 5 passos e dicas para implantar a gestão das emoções em sua equipe.
Em um cenário de talentos multidisciplinares e de pluralidade de ideias, é fundamental que os líderes sejam cognitivamente flexíveis e saibam administrar pessoas com soft skills e perfis diferentes para desenvolver equipes de alta performance.
Por isso, ao se capacitar para fazer a gestão emocional de seu time, você estará mais atento e terá um olhar humanizado para permitir que as emoções sejam percebidas e trabalhadas adequadamente.
Assim, será possível construir relacionamentos interpessoais mais fortes, uma boa comunicação e garantir que os colaboradores vençam seus desafios e conciliem metas pessoais e organizacionais.
Mundo Corporativo – Entrevista com Homero Reis
# Dica! | Você é a principal referência de seu time e seu exemplo sempre será o melhor método de ensino. Por isso, trabalhe sua gestão emocional e construa uma cultura de empoderamento, onde a gestão das emoções contribui para o desenvolvimento de pessoas mais parcerias, colaborativas e participativas.
A gestão das emoções é feita, principalmente, pelo próprio colaborador e, por isso, o autoconhecimento é ferramenta básica para o sucesso desta ação. Para auxiliá-los, ofereça treinamentos, palestras, eventos e outras ações que proporcionem oportunidades para a autorreflexão e autoconhecimento, como práticas meditativas e avaliações.
Uma pessoa só sabe do que é capaz se ela for estimulada a vencer limites e desafios. Por isso, delegue novas responsabilidades, integre equipes e pessoas com perfis diferentes, permitindo que vivenciem novas situações e ideias.
Isso os ajudará a se tornarem mais empáticos, tolerantes, motivados, autoperceptivos e a ter controle sobre emoções e reações.
Fique atento às cobranças excessivas, que podem ser prejudiciais para as emoções e causar desgastes e estresses desnecessários. Lembre-se que sua equipe possui pessoas com perfis e times diferentes. Por isso, trabalhe colaborativamente e utilize as emoções como método de aprendizado e nunca de repreensão.
Somente o diálogo franco e claro pode promover o crescimento de todos. Por isso, uma das ferramentas mais importantes para uma gestão emocional eficiente, são os feedbacks estruturados e constitutivos, onde líderes e liderados trabalham em parceria.
Utilize-os para ouvir e orientar seus colaboradores, alinhar expectativas e traçar planos de desenvolvimento e alcance de metas.
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Há muita literatura boa disponível para quem quer saber mais sobre gestão das emoções. A seguir, trouxemos algumas indicações que podem ser úteis para qualquer pessoa. Confira.
Descubra como o foco nas emoções individuais pode mudar a vida de líderes e liderados nas empresas, de Silvia Queiroz.
A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, de Daniel Goleman.
Revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao seu redor, do Paul Ekman.
Identifique seus Esquemas Emocionais e Liberte-se da Ansiedade e da Depressão. Os autores são Robert L. Leahy, Irismar Reis de Oliveira e Sandra Maria.
Como a neurociência pode ajudar você a construir uma vida mais feliz, de Claudia Feitosa.
Desenvolver sua gestão emocional e de sua equipe é uma tarefa que exige conhecimento e capacitação. Por isso, nós da Século XXI, conveniada à FGV, queremos te fazer um convite.
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