Nos últimos anos, o mercado de trabalho vem sofrendo diversas transformações e muitas adaptações foram feitas para atender às necessidades das organizações e de seus colaboradores. Como é o caso das tendências em gestão de pessoas para 2022.
Apesar do departamento de recursos humanos ter responsabilidade pela gestão de pessoas, contribuindo para a revisão de posturas da organização e a implantação de novas medidas e recursos diante desta nova realidade, os líderes também têm papel fundamental neste processo.
Cabe a eles a responsabilidade de conduzir suas equipes para estes novos desafios, onde o contexto social tem impacto considerável nas relações de trabalho, nos perfis profissionais e, consequentemente, nos objetivos e metas organizacionais.
Neste artigo, vamos apresentar os principais desafios dos líderes na gestão de pessoas e as tendências para 2022 às quais precisam estar focados se quiserem entregar resultados cada vez melhores.
Fazer gestão de pessoas sempre trouxe muitos desafios. No entanto, alguns demandam uma atenção especial. Confira!
Um dos grandes desafios dos gestores é flexibilizar as estruturas de trabalho, considerando o perfil dos colaboradores e, ao mesmo tempo, construir junto a eles um novo significado de equipe, a fim de serem capazes de responder de forma rápida e positiva aos desafios de um mundo cada vez mais imprevisível e dinâmico.
Para engajar pessoas é necessário compreender suas necessidades de flexibilidade e promover ações que as alinhem à cultura organizacional e tragam motivação e engajamento diário a toda à equipe.
Fornecer a capacitação adequada é um exemplo do que fazer para que o colaborador se sinta valorizado, engajado e faça entregas cada vez melhores.
A transformação digital é uma realidade na maioria das organizações. O desafio é vencer as resistências habituais diante destas transformações constantes.
A princípio elas podem gerar medo e insegurança, mas com uma boa orientação e a apresentação de todos os benefícios decorrentes delas, a tendência é que estas mentalidades sejam modificadas.
As adaptações constantes realizadas em função da pandemia da COVID-19, como o home office e posteriormente a transição para o modelo híbrido, podem ser estressantes e desgastantes para muitas pessoas.
Cabe aos líderes criar condições para que estes impactos sejam menores e as transições sejam positivas para todos.
Os últimos dois anos mostraram que a imprevisibilidade é uma realidade em nosso dia a dia. Portanto, um dos maiores desafios dos gestores é conseguir planejar o futuro considerando diversos cenários e tendências, além de capacitar suas equipes para atuarem de forma positiva diante de novas e possíveis readequações.
Para desenvolver equipes de alta performance, um gestor precisa ser um líder de alta performance, pois o engajamento das equipes com os objetivos e metas organizacionais, depende do nível de confiança que estas têm em suas lideranças.
Desenvolver-se como um gestor de alta performance é um desafio para todos os líderes que desejam gerenciar suas equipes de forma inovadora, criativa, eficiente e humanizada.
Os desafios enfrentados pelos líderes estão diretamente ligados às tendências para gestão de pessoas e, por isso, é fundamental estar focado nelas. Confira!
Mais do que possuir conhecimentos e habilidades, os colaboradores de uma organização devem possuir o fit cultural, ou seja, valores que estejam alinhados aos valores da empresa, a fim de preservar a cultura organizacional e promover um clima de trabalho mais leve e agradável para todos.
A diversificação das equipes no que diz respeito a aspectos como orientação sexual, gênero, etnia, idade, classe social, pessoas com deficiência e outras formas de diversidade, são indispensáveis para as empresas que desejam desenvolver equipes mais integradas e inovadoras.
O compartilhamento de pontos de vista, ideias e experiências diferentes, promove debates mais proveitosos para a organização e permite que ela alcance ao longo do tempo, resultados cada vez mais expressivos como:
Através das equipes de alto desempenho uma organização pode melhorar sua produtividade e tornar-se mais competitiva e lucrativa.
Por isso, um líder deve oferecer a seus colaboradores, além de conhecimentos e habilidades técnicas, uma capacitação que desenvolva suas soft skills, como por exemplo, a autogestão.
Esta forte tendência de mercado, aliada a uma visão mais ampla de todo o negócio, contribui para equipes de alta performance que integram competências e trazem mais inovação e dinamismo na execução de cada projeto.
Inserida no dia a dia das equipes, a gamificação envolve os profissionais, os estimula e desafia a uma competitividade saudável, onde podem realizar as atividades próprias de sua função de forma leve e relaxada.
Assim, ela contribui de forma divertida e descontraída para o desenvolvimento de equipes mais engajadas, integradas e com melhor performance. A longo prazo os resultados podem ser muito positivos, como a melhoria do clima organizacional, da saúde mental, da qualidade de vida e a redução da taxa de turnover.
Para que sejam eficazes, os feedbacks precisam estar integrados à realidade atual de cada colaborador. Sendo assim, períodos muito extensos entre um e outro tornam-se um problema, uma vez que falhas e problemas comportamentais tendem a acontecer em intervalos mais curtos
O one-a-one é um exemplo de feedback contínuo. Ele é feito, de modo geral, semanalmente e, por isso, todos podem se conscientizar mais rapidamente quanto às deficiências existentes e as melhorias a serem feitas.
Através dele é possível melhorar a comunicação interna, promover mais proximidade entre líder e liderados, além de otimizar e aprimorar a entrega de resultados.
A qualidade de vida tem se tornado uma prioridade na vida das pessoas. Portanto, as empresas precisam focar em ações que contribuam para o bem-estar de seus colaboradores e fornecer todo o suporte necessário na identificação e tratamento das questões relacionadas à sua saúde mental.
É necessário criar condições para que haja equilíbrio entre a vida pessoal e profissional das equipes e não se resumir a ofertas de planos de saúde ou melhores condições de segurança e saúde.
Através de ações simples, é possível oferecer um ambiente de trabalho mais agradável e acolhedor, com horários mais flexíveis e benefícios interessantes, como oferta de convênios com academias, spas, clubes, ingressos para shows, teatro e viagens.
O trabalho remoto e o sistema híbrido foi adotado em grande escala pelas organizações e agradou à maioria dos profissionais, que ganharam mais flexibilidade e autonomia na execução de suas tarefas.
Já as empresas viram nestas modalidades uma forma de reduzir custos operacionais, mas sem perder produtividade ou qualidade nos resultados.
A previsão é que nos próximos anos as equipes trabalhem, em sua maioria, de forma híbrida. Assim, as empresas que não se adequarem a esta tendência nos próximos anos, correm o risco de perder grandes talentos.
A transformação digital trouxe, para a gestão de pessoas, soluções que permitem a execução das atividades de forma mais rápida, eficaz e dinâmica.
Há ferramentas que foram desenvolvidas especificamente para este fim, como por exemplo, o ponto online, que permite o controle remoto das horas de trabalho dos colaboradores. Há também os softwares de gestão, onde os líderes podem apresentar demandas, delegar tarefas, acompanhar a produtividade de cada colaborador, enviar e-mails, etc.
Em paralelo os sistemas de digitalização permitem acesso fácil a documentos e arquivos a qualquer momento e em qualquer computador ou smartphone.
De forma geral, as soluções tecnológicas para gestão de pessoas otimizam atividades rotineiras, permitindo que os profissionais estejam livres para trabalhar em questões estratégicas e na busca de melhores soluções para os desafios organizacionais.
Tanto para o home office e trabalho híbrido, quanto na automação e digitalização de processos, um volume gigantesco de informações pessoais e organizacionais são acessadas remotamente.
Por isso, é imprescindível investir em soluções confiáveis a fim de garantir a segurança destas informações e evitar problemas jurídicos, como o vazamento de dados pessoais de um profissional.
As universidades corporativas com seus diversos tipos de treinamentos não são novidade nas grandes organizações. No entanto, diante dos novos desafios enfrentados pelos líderes para o desenvolvimento de suas equipes, nunca foi tão importante investir em ferramentas de capacitação que tenham um maior alcance e com menos custos.
Seja na forma de webinars, cursos oferecidos via e-learning, aulas gravadas ou ao vivo eles trazem mais flexibilidade e autonomia para colaboradores e excelentes retornos para a organização.
Na carreira em W, um líder tem a opção de trabalhar lado a lado com os colaboradores a fim de orientá-los sobre as melhores práticas e formas de trabalhar.
O gestor que opta pela carreira em W é considerado um profissional multidisciplinar e precisa deter os conhecimentos técnicos necessários para o exercício da função, assim como as habilidades de administração e gestão de pessoas.
A antifragilidade é uma tendência da gestão de pessoas onde os profissionais aprendem, através dos golpes e adversidades, a se tornarem mais conscientes e proativos, trocando a reatividade pela aceitação.
Não se trata, no entanto, de adotar uma postura passiva e resignada, mas de buscar significados e aprendizados com cada fato e desenvolver-se a partir destas referências a fim de evitar novos golpes. É saber se planejar e se tornar responsável ativo por suas decisões e pelo seu processo de aprendizagem contínua.
Como você viu, as tendências para gestão de pessoas demandam preparação adequada e uma gestão mais estratégica e humanizada. Neste cenário, a capacitação contínua das equipes é peça-chave para o alcance do sucesso.
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O ciclo de vida de um projeto refere-se a um conjunto de fases que um projeto passa, do início ao fim.