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publicado em
09/10/2019
atualizado em
09/10/2019
às 11:09
por:
Século XXI
Tag's:
gestao, pessoas,

Gestão por competências: conheça o sistema pra gerir pessoas

A gestão por competências tem chamado a atenção dos gestores por conta dos benefícios que ela traz para a empresa como um todo. Você sabe como ela funciona e de que maneira ela pode te ajudar?

Além de potencializar o desenvolvimento das equipes, esse sistema elimina os hiatos de competência e otimiza os recursos aplicados à capacitação de colaboradores.

Continue lendo para entender melhor como a gestão por competências funciona e como ela beneficia a sua empresa. Você ainda vai encontrar algumas dicas para colocá-la em prática o quanto antes!

O que é uma competência?

O conceito de competência é amplamente usado no mundo corporativo embora nem sempre o seu significado seja claro para todo mundo. Consiste em uma característica fundamental para exercer uma função e que resulta de um processo de aprendizagem.

Para entender como funciona a gestão por competência, você precisa entender de que maneira ela deve ser interpretada. É preciso ter cuidado para não encarar a competência apenas como um recurso para realizar um trabalho.

Nesse sistema de gestão de pessoas, uma competência é composta por três elementos: conhecimento, habilidade e atitude. Sendo assim, esses elementos devem ser usados em conjunto, de maneira integrada, resultando em ações capazes de agregar valor tanto ao profissional quanto à organização.

O que é gestão por competências?

Quando tratamos dos recursos humanos de uma empresa, a gestão por competências aparece como uma excelente ferramenta para os gestores. Isso porque esse sistema aborda as qualificações tanto técnicas quanto comportamentais dos profissionais, necessárias para que assumam certas funções nas organizações.

Diante de um mercado de trabalho altamente competitivo, as empresas precisam exigir cada vez mais desenvolvimento de seus colaboradores. Do contrário, fica difícil atingir metas mais ambiciosas e garantir um bom nível de produtividade.

É por isso mesmo que a gestão por competências traz um impacto significativo. Uma vez que ela prioriza as competências, os gestores conseguem ter mais sucesso em diferentes processos de recursos humanos, como seleção de candidatos, treinamento e desenvolvimento, avaliação, remuneração, planos de carreira, etc.

As chances de sucesso aumentam porque o sistema faz:

  1. O mapeamento das competências organizacionais da empresa;
  2. A identificação das competências necessárias para cada tipo de tarefa;
  3. A análise das competências dos colaboradores;
  4. O cruzamento das informações anteriores com o desenvolvimento dos profissionais.

Com isso, fica mais simples de entender como o sistema de gestão por competências colabora com o trabalho dos gestores. Afinal, você passa a associar os resultados entregues por um colaborador às habilidades técnicas e ao comportamento dele. Na hora de traçar metas individuais, o desenvolvimento de cada um pode estar mais alinhado aos objetivos estratégicos do negócio.

Conheça os benefícios do sistema

O sucesso da gestão de pessoas jamais deve estar ligado à cobrança de resultados. Além disso, nenhum gestor deve esperar que sua equipe tenha que encontrar sozinha os meios para atingir as metas estabelecidas para ela.

No caso da gestão por competências, a aplicação dela cria as condições necessárias para que os colaboradores possam entregar os resultados esperados. Veja abaixo quais são alguns dos principais benefícios desse sistema para a sua empresa:

Mais motivação

Os colaboradores tendem a ficar mais motivados para trabalhar quanto percebem que não estão sendo avaliados apenas pelo desempenho mas também pelas competências que possuem. Além disso, o aumento da motivação está associado ao prévio alinhamento de expectativas.

Menor rotatividade

A rotatividade de funcionários nas empresas se deve muitas vezes a erros cometidos logo no processo de recrutamento. Por exemplo, se o recrutador contrata um profissional somente por ter sido uma indicação, sem considerar as competências, há um alto risco de ele não atender às necessidades do cargo. Por outro lado, se o colaborador atender às demandas, dificilmente haverá motivos para demissão.

Aumento da produtividade

nível de produtividade dos colaboradores automaticamente aumenta quando as necessidades do cargo são coerentes com as competências de cada um. O sistema de gestão por competência faz justamente isso, ou seja, garante que os profissionais tenham os conhecimentos, habilidades e atividades certas para entregar valor para o negócio.

Redução de gastos

Nem sempre investir em programas de treinamento, por exemplo, é algo que traz retornos positivos para a organização. Isso porque eles devem estar alinhados tanto às necessidades da empresa quanto às exigências de cada cargo. Ao adotar a gestão por competências, esse tipo de gasto é evitado.

Autodesenvolvimento

Quando as duas partes têm as expectativas atendidas, ou seja, a empresa e os colaboradores, todos saem ganhando. Ao mesmo tempo, o alinhamento possibilitado por esse sistema de gestão leva as equipes a também se sentirem responsáveis pelo próprio desenvolvimento dentro da organização.

Melhoria nos resultados

Consequentemente, a adoção da gestão por competências leva a resultados cada vez melhores, já que garante que os profissionais tenham todas as condições para exercerem suas funções. Assim, com metas adequadas à realidade da empresa, é bem mais provável que elas sejam alcançadas.

6 dicas para aplicar a gestão por competências

Vale ressaltar aqui que não há uma fórmula mágica pronta para todas as empresas. A aplicação da gestão por competências vai depender do perfil de cada negócio, da cultura organizacional e do planejamento estratégico.

Para te ajudar nessa jornada, separamos aqui algumas dicas:

1. Identifique as competências organizacionais

O primeiro passo é reunir os gestores e todas as lideranças da empresa para identificar quais são as competências mais importantes para a organização. Isso deve ser feito com base em uma metodologia e de acordo com os valores, visão e estratégia do negócio. Depois de estabelecer as competências, identifique os indicadores e faça a subdivisão delas.

2. Defina as competências para cada cargo

Além de identificar as competências organizacionais, o gestor deve definir aquelas necessárias para cada função ou cargo. Uma dica é fazer isso a partir da definição de perfis-chave para a empresa. Mais do que saber o que cada posto exige, é preciso estar claro quais são os níveis mínimos para cada um deles.

3. Faça uma boa avaliação no recrutamento

Na hora de selecionar os candidatos para as vagas abertas, é preciso ter o máximo de atenção possível. Portanto, já na primeira etapa de seleção, faça os testes e as perguntas certas durante as entrevistas para ter certeza de que o candidato possui as competências necessárias para o cargo em questão. Assim, fica mais fácil escolher o que melhor se encaixa na empresa.

4. Sempre reavalie os colaboradores

Mesmo que o colaborador esteja na empresa já há algum tempo, vale a pena fazer avaliações periódicas de suas competências. Isso porque, dependendo do caso e das novas demandas da empresa, os funcionários podem ser realocados para exercer funções mais alinhadas às competências que possuem.

5. Promova treinamentos

É preciso estar sempre de olho no futuro. Por isso, tente identificar com uma certa antecedência quais serão as novas competências para os cargos que existem e para os que talvez sejam criados. Assim, você pode começar a fazer investimentos e treinamentos para desenvolver os colaboradores, evitando que as demandas de um cargo deixem de ser atendidas.

6. Reveja as competências

O mapeamento das competências não é algo para ser feito uma vez na vida. Sempre que houver mudanças no posicionamento estratégico do negócio, o gestor deve rever as competências para talvez as redefinir com o intuito de atender à nova estratégia e atingir as metas.

Que tal ficar por dentro de outros conteúdos úteis sobre gestão de pessoas? Então não deixe de acompanhar o blog da Século XXI Minas.

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