Você sabe o que é PDA? Bom, nunca se falou tanto sobre a importância de conhecer e compreender melhor o perfil dos colaboradores de uma organização como agora. Afinal, este é um pré-requisito básico para quem deseja fazer uma gestão de pessoas realmente eficiente. E é por isso que eu te pergunto novamente: você sabe o que é PDA?
Bem, o PDA é a tecnologia trabalhando a favor das organizações, dos gestores e dos próprios colaboradores. Tudo isso para trazer um melhor retorno dos investimentos feitos no recrutamento e gestão de pessoas.
Ficou interessado no assunto? Continue lendo este artigo e conheça mais sobre o PDA, as vantagens de sua utilização e muito mais!
PDA é uma metodologia que, por meio de testes, permite conhecer o perfil das pessoas e melhorar processos de recursos humanos e gestão, avaliando as necessidades de cada cargo. PDA, portanto, é fundamental para gestão de pessoas.
PDA, na verdade, é uma sigla para de Personal Development Analysis. Em português, este seria o equivalente a uma Análise de Desenvolvimento Pessoal.
Na prática, portanto, é uma metodologia que possibilita, através de testes e análises, conhecer o perfil comportamental de um indivíduo. Com isso, se faz possível melhorar processos de recursos humanos e gestão, avaliando mais a fundo as necessidades de cada cargo.
Esta é uma ferramenta de análise de alto nível e que traz resultados detalhados sobre o profissional. Entre as informações que apresenta, destacam-se perfil, habilidades, aptidões, nível de motivação, estilo profissional e liderança do indivíduo.
Mais do que apenas saber o que é PDA, é interessante entender sua utilização na prática. Para isso, um ponto de destaque está em quem se beneficia de sua aplicação, o qual se caracteriza por um grupo bastante diverso. Alguns exemplos são:
Para quem atua no departamento de Recursos Humanos, é simples entender a necessidade de contar com o PDA. O sistema é utilizado mundialmente, principalmente para selecionar e desenvolver os profissionais. Mais do que isso, a metodologia traz outras vantagens a quem a aplica em seu cotidiano, como pode ser visto a seguir:
No momento de buscar por novos talentos para uma empresa, o foco está sempre em encontrar o candidato ideal. Para isso, porém, é preciso uma ferramenta que te dê a segurança para tomar a decisão.
O PDA foi avaliado cientificamente com uma confiabilidade superior a 90%. Além disso, o sistema possui certificado ISO 9001 e cumpre requisitos de diversos órgãos controladores. Dessa forma, atua como um suporte para a definição do profissional ideal.
Se, além de entender o que é PDA, sua equipe também utilizá-lo corretamente, um dos seus benefícios será a queda no turnover. Este é um índice aplicado em inúmeras organizações, o qual tem como objetivo analisar a rotatividade de funcionários dentro da empresa.
De acordo com a Gallup em sua pesquisa “Por que grandes líderes são tão raros”, empresas falham na contratação em 82% das vezes. Na prática, portanto, o sistema visa compreender o porquê dos desligamentos e diminuir essa troca constante de cadeiras. Ao investir no PDA as escolhas serão mais assertivas, o que pode reduzir o turnover entre 20% e 50%.
Obviamente, há inúmeras maneiras de realizar tal teste comportamental junto a possíveis colaboradores. O PDA, entretanto, traz algumas características que o diferenciam dos demais.
Muito intuitivo, o teste é fácil de mexer, podendo ser feito de modo online e da comodidade de casa. Mais do que isso, gera relatórios e gráficos que facilitam a rotina da empresa como um todo, possibilitando a geração de insights e a melhoria dos processos internos.
Para entender melhor o que é o PDA, é preciso primeiramente compreender como ele funciona. Assim, saiba que ele é um teste que visa determinar o perfil comportamental de um indivíduo por meio de perguntas. O processo leva em torno de 15 a 20 minutos e é feito em um formulário. Seu foco, porém, não está em classificar os candidatos entre “bons” e “ruins”.
A ideia é determinar o estilo daquela pessoa, suas principais características e seu comportamento profissional. Com base nestes dados, caberá ao departamento de Recursos Humanos e ao gestor da vaga definirem quem melhor se encaixa à posição. Para isso, é interessante ter bem claro em sua mente o que se está buscando, bem como o que seria eliminatório neste processo.
Ainda que muitos acreditem ser essa uma grande novidade do mercado, o conceito em si é bastante antigo. Originalmente, surgiu na década de 1920 e tinha o nome de DiSC, desenvolvida pelo psicólogo americano William Martson. A nomenclatura é também uma sigla, mas dessa vez dos 4 tipos comportamentais básicos da metodologia, sendo eles:
O PDA se apresenta, portanto, como uma metodologia que visa resgatar esse pensamento, deixado de lado há anos. A principal diferença entre eles é que o PDA, apesar de ser baseado na metodologia DiSC, permite um nível de aprofundamento muito maior, tanto na análise quanto nos resultados apresentados. Além disso, traz um quinto elemento a essa fórmula: a inteligência emocional. Com isso, acaba sendo uma solução mais confiável e que traz conclusões mais consistentes.
A fim de apresentar os resultados mencionados acima, o PDA se utiliza de inúmeros indicadores. Juntos, eles têm a incumbência de delimitar o perfil do indivíduo e, assim, facilitar o processo de recrutamento. Cada um deles possui sua lógica e seu peso, de modo a trazer uma conclusão mais coerente com o que se espera.
Para trazer os resultados tão mencionados ao longo deste texto, o PDA oferece alguns relatórios. Estes têm como objetivo facilitar o seu processo de escolha do candidato ideal, assim como te dar uma ideia do perfil comportamental dele. Com este fim, a metodologia se baseia em 7 relatórios.
Pode ser utilizado para potencializar as fortalezas e soft skills de cada profissional e definir programas para as áreas em que há necessidade de desenvolvimento. Assim, é uma análise completa que informa sobre:
Esta etapa do PDA informa o nível de aderência de um profissional às competências selecionadas. Quando utilizar:
Informa o grau de adesão que o profissional tem em relação às exigências comportamentais do cargo. Quando utilizar:
Este relatório do PDA faz o cruzamento dos dados de um profissional com vários cargos disponíveis na empresa e informa onde ele obteria a melhor performance. Quando utilizar:
Cria um ranking analisando diversos perfis para ocupar um cargo e identifica qual o mais adequado àquela posição. Quando utilizar:
Aqui, o PDA informa o nível de compatibilidade entre um líder e os profissionais de sua equipe. O objetivo é melhorar os processos de gestão de pessoas. É útil nas seguintes situações:
Cruza informações sobre os perfis de vários profissionais de uma equipe, trazendo uma visão abrangente do time. Foca também em suas diferenças comportamentais e possíveis necessidades de desenvolvimento. Utilizado para:
O mapeamento feito através do PDA pode ser aplicado em vários subsistemas da gestão de recursos humanos. Alguns exemplos disso podem ser vistos abaixo:
Saber o que é PDA pode auxiliar muito na gestão de pessoas de uma empresa. O sistema fornece informações detalhadas e estratégicas sobre as equipes, os perfis de seus profissionais, competências e deficiências. Por isso, por meio dele é possível desenvolver planos de ação e de desenvolvimento customizados para cada profissional e equipe.
O resultado é uma gestão de pessoas eficiente, com melhorias evidentes no cotidiano corporativo. Exemplos disso estão na resolução de conflitos, enfrentamento de desafios, qualidade da entrega, motivação destes profissionais e produtividade. Por consequência, afeta diretamente a lucratividade da organização.
Agora você já sabe o que é PDA, como esta metodologia aumenta a assertividade em processos seletivos e possibilita um mapeamento aprofundado dos comportamentos. Mais do que isso, gera ótimos resultados para os negócios a curto, médio e longo prazo. Para melhorar ainda mais esse processo, o mais indicado é buscar conhecimento na área, em especial por meio de especializações respeitadas.
A Século XXI é uma instituição de ensino conveniada da FGV — Fundação Getúlio Vargas — sendo a escolha perfeita para você. Com mais de 20 anos de mercado, oferece MBA e pós-graduação nas modalidades presencial e online, se adaptando assim às suas necessidades. Mais do que isso, conta com cursos nas áreas de Direito, Negócios, Marketing e Vendas, Economia, Liderança e Tecnologia.
Ficou interessado e quer desenvolver profissionalmente sua equipe? Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente o Guia de Treinamento Corporativo:
O ciclo de vida de um projeto refere-se a um conjunto de fases que um projeto passa, do início ao fim.