Você sabe o que é PNL? Com foco na excelência, a PNL trata sobre os comportamentos humanos e como eles são programados por meio da combinação de processos conscientes e inconscientes. Essa combinação é o que leva as pessoas a interpretarem o mundo e a agirem de determinada maneira.
Os estudos da PNL produziram técnicas que passaram a ser bastante utilizadas pela área de RH das organizações. Quer saber mais? Então, continue lendo e entenda melhor sobre o que é PNL, quais são suas principais aplicações e benefícios e veja como essa abordagem é capaz de colaborar para a gestão de pessoas.
Para te ajudar a compreender o que é PNL – sigla que significa Programação Neurolinguística –, é preciso partirmos da ideia de modelo mental. Talvez você já tenha percebido que cada pessoa tem uma maneira particular de ver o mundo e representar os eventos que acontecem à sua volta. Isso se deve ao modelo mental de cada um, que é o que determina a maneira individual de interpretar os acontecimentos.
Mas, o que faz com que as pessoas tenham percepções de mundo tão diferentes umas das outras? Nós interpretamos os eventos e lidamos com as situações de formas bastante diferentes, pois cada um de nós possui histórias de vida particulares, valores e interesses completamente diversos. Esses fatores fazem com que as pessoas não apenas interpretem, mas também reajam aos eventos de formas distintas, o que pode acabar comprometendo os relacionamentos entre elas.
Considerando isso tudo, é possível entender melhor o que é PNL. Essa abordagem procura compreender e identificar modelos mentais com o intuito de refletir sobre eles e, se preciso, questioná-los e ressignificá-los. É daí que vem o termo “programação”, já que os nossos valores e experiências de vida seriam responsáveis por programar nossos modelos mentais, moldando o nosso comportamento.
A partir disso e por meio do uso de técnicas e ferramentas, a PNL propõe uma “reprogramação” da nossa estrutura interna para nos ajudar a focar nos resultados esperados. Afinal de contas, por mais que a realidade externa de um acontecimento seja a mesma para todos, quando a informação passa pelos nossos canais sensoriais, ela atravessa filtros para formar uma representação interna. Dependendo dessa representação, a pessoa sente, se comporta e reage ao acontecimento de maneiras diferentes.
Esses filtros também são diferentes para cada um. Por isso, quando falamos sobre o que é PNL, estamos tratando sobre uma abordagem que, para entender o comportamento das pessoas, parte da compreensão da visão de mundo e dos filtros que elas utilizam ao processar informações. Algumas pessoas, por exemplo, omitem partes de um acontecimento, enquanto outras podem generalizar tanto uma informação a ponto de distorcê-la.
Portanto, o que é PNL? Nada mais é do que uma abordagem que identificou quais são os padrões internos e externos daqueles que alcançaram os resultados desejados, transformando-os em técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas em diferentes situações e produzir inúmeros benefícios.
Além de saber o que é PNL, vale a pena falarmos sobre a sua origem. A PNL foi criada na década de 1970, nos Estados Unidos, por John Grinder e Richard Bandler a partir de estudos realizados na Universidade de Santa Cruz, na Califórnia. A partir de trabalhos feitos por diferentes terapeutas, eles buscaram identificar padrões internos e externos usados por pessoas de sucesso e que impactavam os resultados alcançados por elas.
Foi assim que eles chegaram à observação de certos comportamentos e linguagens usadas por essas pessoas e que as ajudavam a atingir os resultados esperados. Da mesma forma, puderem verificar o quanto alguns padrões internos, como pressupostos, valores e crenças, eram recursos importantes para o sucesso.
Descobriram, portanto, as estruturas internas por trás dos comportamentos humanos e o impacto que elas têm sobre as nossas ações e, consequentemente, os resultados almejados. Isso fez com que esses conhecimentos pudessem ser usados para pensar em diferentes contextos e aplicados na vida pessoal e profissional das pessoas.
Como foi dito nos tópicos anteriores, o conceito pode ser aplicado em diversos contextos em que se busca a excelência, autodesenvolvimento e rápido crescimento, tanto pessoal quanto profissional. A PNL ganhou um forte destaque no mundo corporativo devido à sua alta eficácia no desenvolvimento de modelos claros e assertivos de comunicação. Além disso, passou a ser aplicada, sobretudo, com foco nas lideranças e no gerenciamento de conflitos.
Visando a conquista de melhores resultados, a PNL leva as pessoas a conhecerem mais a fundo seus próprios funcionamentos. Isso porque, dessa forma, as possibilidades de escolher comportamentos e atitudes que tenham a ver com a vida que desejamos são ampliadas. E, o melhor de tudo, é que a PNL pode ser aplicada continuamente.
Mas qual o caminho trilhado para atingir esses resultados? Partindo do que é PNL, vimos que a abordagem se baseia na forma como estruturamos os nossos pensamentos e atitudes, com o objetivo de entender como as nossas experiências internas são filtradas e quais as consequências externas. Isso nos ajuda a identificar os nossos modelos mentais e como eles impactam o nosso comportamento.
Feito isso, é preciso encarar os fatores internos que nos atrapalham na hora de atingir os resultados que queremos. Aqui, as técnicas da PNL são aplicadas para nos ensinar a reprogramar nossos modelos mentais e ressignificar valores e crenças. Portanto, trata-se de uma mudança profunda de como pensamos, tirando o foco dos problemas e concentrando-se nas soluções.
Uma mudança de comportamento não é tarefa fácil, mas, graças às ferramentas da PNL, que nos ajuda a desenvolver recursos internos, é possível diminuir as limitações e superar os obstáculos que surgem nesse processo. Há ainda outros benefícios, como o desenvolvimento de habilidade e atitudes necessárias para atingir excelência em diferentes competências, além da compreensão do funcionamento das emoções, levando a escolhas mais assertivas.
Os benefícios da PNL mostram por que ela passou a ser usada como uma ferramenta poderosa por profissionais de RH para a melhoria dos relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos, formação de lideranças e na superação de outros desafios da gestão de pessoas no mundo do trabalho.
Isso porque, ao aprender a gerenciar as próprias emoções e pensamentos, as pessoas se tornam mais capazes de serem líderes delas mesmas e dos seus relacionamentos com outros colaboradores. Essas habilidades colaboram diretamente para o aumento do desempenho e performance no trabalho. Afinal, o foco na melhoria das relações humanas e em soluções faz com que os profissionais consigam atingir as metas e resultados esperados mais facilmente.
Por fim, ao entender e aprender a utilizar as técnicas da PNL, as pessoas se sentem mais preparadas para lidar com as mudanças de comportamento fundamentais para ser quem elas desejam ser e chegar ao sucesso. É uma reflexão constante sobre o nosso lado emocional e como o autoconhecimento pode nos ajudar a alcançar os resultados esperados nas diferentes áreas da nossa vida.
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