A procrastinação sempre existiu, mas com o crescimento do ensino virtual, do home office e do trabalho híbrido, esse tema ganhou espaço nos debates diários. Apesar disso, muitos ainda não sabem como se livrar deste hábito que prejudica seu desempenho e resultados.
Quer saber mais? Continue lendo o artigo e conheça as principais causas da procrastinação, suas desvantagens e dicas para combatê-la.
Procrastinar é o ato de deixar algo para depois, adiar, postergar, prorrogar ou atrasar. Apesar de ser comum na vida de todo mundo, isso se torna um problema quando vira um hábito e compromete os nossos resultados, seja no trabalho, na escola e na vida em geral.
Adiar uma tarefa aqui e outra ali de vez em quando, é normal, principalmente se há um motivo justo para isso.
Mas se uma pessoa está sempre adiando demandas para as quais já têm ferramentas e informações, deixando de estudar ou atender clientes, então ela é uma procrastinadora.
Preste atenção a seu comportamento. A preguiça, o desânimo e desinteresse excessivo, também são sintomas da procrastinação.
Agora que você já sabe o que é procrastinar, vamos conhecer suas causas. Assim, fica mais fácil compreender porque as pessoas agem assim.
O córtex pré-frontal é a região do cérebro que controla o foco durante as atividades. Quem tem lesões nesta área ou condições que o afetam, tende a sofrer mais influência do ambiente. Isso prejudica a concentração e a capacidade de manter o foco para realizar uma demanda.
Adiar entregas, tarefas ou estudos pode ser algo comum se a saúde mental não estiver em dia. Por isso, diferente do que muitos pensam, a procrastinação nem sempre é causada pela falta de compromisso ou preguiça, mas por problemas emocionais.
Pessoas depressivas ou ansiosas tendem a procrastinar mais, seja por falta de interesse, rejeição às críticas ou medo de um desempenho ruim. Alguns exemplos comuns que levam à procrastinação são o stress, os problemas de autoestima e burnout.
Uma pessoa pode procrastinar porque está ansiosa quanto a apresentação de um trabalho ou realização de uma atividade. Isso acaba gerando mais ansiedade, pois ela percebe que está parada e não consegue produzir.
Tudo Isso leva a emoções negativas como insegurança, medo, tensão e nervosismo, que aumentam ainda mais a procrastinação e a ansiedade. Por isso, é fundamental saber fazer a gestão das emoções.
Além de saber o que é procrastinar e conhecer suas causas, é preciso conhecer as desvantagens da procrastinação excessiva. Confira.
Ao invés de manter o foco, a pessoa perde muito tempo em coisas de menor importância. Com isso, não cumpre metas e não realiza tudo que precisa dentro do prazo previsto.
Isso compromete seu desempenho e produtividade e traz aquela sensação ruim de ter chegado ao final do dia sem ter feito absolutamente nada.
Uma pessoa pode adoecer por sentir desânimo e sofrimento constantes. Afinal, quanto mais procrastina, mais frustração ela sente. Isso pode levar a uma desregulação emocional que causa mau-humor, tristeza, irritabilidade, desânimo, falta de confiança em si mesmo, depressão e ansiedade.
É muito frustrante passar horas em redes sociais, por exemplo, ao invés de concluir uma demanda. Isso leva a sentimentos de culpa, que além de consumir toda a energia, pode causar o adoecimento físico e mental.
Como conseguir horário na agenda para estar com os amigos e a família, se os prazos e entregas estão sempre atrasados?
No trabalho e nos estudos, não é diferente. Além de prejudicar o trabalho de uma equipe inteira, empregadores, clientes e professores não veem com bons olhos quando um profissional não cumpre prazos e metas.
Para viver uma vida mais leve e esquecer o que é procrastinar, siga estas dicas.
Se você é um gestor e quer ajudar seu time a vencer a procrastinação, fique atento a estes aspectos importantes.
Capacitar-se continuamente é fundamental, principalmente para um gestor que quer desenvolver suas equipes e dar todo o suporte que elas precisam.
Com o MBA em gestão empresarial da Século XXI, conveniada à FGV, você não só pode ajudar seus liderados a vencer a procrastinação, como pode fazer uma gestão de pessoas focada na cultura de alta performance.
A procrastinação é como uma bola de neve. Quanto mais tempo passa, mais ela cresce e maiores são seus impactos na vida de todos. Além de prejudicar a saúde, ela pode levar a perdas significativas na vida pessoal, profissional e acadêmica.
Por isso, não procrastine. Conheça nosso MBA em gestão empresarial e inscreva-se. Seja um gestor de alta performance e garanta o mesmo para o seu time.