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publicado em
02/06/2023
atualizado em
02/06/2023
às 14:09
por:
Mariana Oliveira
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o que faz um gestor comercial

O que faz um gestor comercial? Saiba tudo sobre a função

Independente do porte de uma empresa, o que faz um gestor comercial pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização, ou de uma campanha. Considerado como um dos líderes mais importantes para as organizações, ele é responsável por fazer a gestão de pessoas e de processos.   

Siga conosco e fique por dentro dos detalhes desta carreira em vendas que continua sendo uma das mais atrativas do mercado.

O que é gestão comercial?

Gestão comercial é a área responsável por todas as transações do setor comercial de uma empresa. Sendo assim, ela cuida diretamente de todas as atividades relacionadas à compra e venda de seus produtos ou serviços.

O que faz um gestor comercial?

Um gestor comercial pode ser responsável, por exemplo, pela imagem da empresa junto ao mercado, pelo planejamento econômico, financeiro e tributário, pelas estratégias de compra e venda, pelo controle de qualidade e por informações comerciais e gerenciais.

Ele pode atuar desde os estudos e análises sobre o negócio, até tendências e comportamentos do mercado e tudo impacta nos resultados da organização. Suas principais tarefas são:

  • Supervisão e gestão de vendas
  • Criação, suporte, desenvolvimento das equipes de vendas
  • Relacionamento com o cliente
  • Representação comercial e gestão das relações comerciais
  • Consultoria de negócios
  • Análise de mercado e acompanhamento da economia
  • Desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas
  • Planejamento de investimentos
  • Gestão tributária e financeira
  • Acompanhamento de métricas e análise de resultados

O papel estratégico do gestor comercial

Além de representar a área de vendas, ele funciona como um elo que liga o setor a outras áreas da empresa, como o marketing, produtos/logística e financeiro. 

Além disso, ele é responsável pelo alcance de metas e por manter a empresa competitiva no mercado, o que o torna responsável, também, pela motivação das equipes e pelo ritmo das vendas.

Quanto ganha um gestor comercial?

Agora que já falamos sobre o que faz um gestor comercial, vamos falar sobre sua remuneração. 

Ela varia de acordo com a região, tipo de negócio e qualificação profissional. Segundo o site Vagas.com a média salarial é de R$4.709,00, sendo R$3.100,00 um valor inicial. É possível chegar a R$7.083,00, sem contar os incentivos e comissões que são comuns a este tipo de cargo. 

Por isso, se você tem interesse na área, considere estas variações e a periodicidade com que são pagas, principalmente em períodos onde há oscilações.

Onde o gestor comercial pode atuar?

Além de oferecer consultoria para as empresas, ele pode trabalhar em diferentes setores. Conheça alguns deles e saiba o que faz um gestor comercial dentro de cada uma delas.

1. Vendas

Lidera e acompanha o desempenho das equipes de vendas, estabelece metas, desenvolve estratégias e busca oportunidades para aumentar as receitas.

2. Marketing

Pode trabalhar em conjunto com a equipe de marketing em campanhas, analisar o comportamento do consumidor e fornecer insights para melhorar as estratégias de vendas.

3. Desenvolvimento de Negócios

Pode ser responsável por identificar novas oportunidades de negócios, estabelecer parcerias estratégicas, explorar novos mercados e expandir a presença da empresa. Entre as opções do que faz um gestor comercial, essa talvez seja uma das mais importantes.

4. Relacionamento com o Cliente

Têm a responsabilidade de manter relacionamentos positivos com os clientes, garantindo sua satisfação e fidelidade. Portanto, precisam supervisionar equipes de atendimento, lidar com reclamações, fornecer suporte pós-venda e buscar maneiras de melhorar a experiência do cliente.

5. E-commerce

Com o crescimento do comércio eletrônico, eles podem trabalhar em empresas que operam em plataformas online. Eles desenvolvem estratégias de vendas online, monitoram o desempenho das vendas digitais, otimizam a experiência de compra e buscam formas de aumentar as vendas pela internet.

Como se tornar gestor comercial?

Para ser um bom gestor comercial e fazer a diferença no mercado, confira essas dicas. 

1. Conheça bem o segmento onde atua.

Se um vendedor precisa conhecer a fundo os produtos e serviços que vende, você precisará ter uma visão ampla e profunda do negócio, mercado e segmento onde está atuando. 

2. Seja um “combo” de conhecimentos, habilidades e competências.

Você precisa ir além dos conhecimentos da área de vendas e adquirir outras habilidades, como administração, gestão de pessoas, de processos e marketing. 

Considerando a realidade atual e a importância da internet e das redes sociais para os processos de vendas, você precisa conhecer algumas boas práticas para a geração de leads como, por exemplo, o Inbound, Outbound Marketing e muito mais

3. Saiba utilizar ferramentas tecnológicas.

Estamos em meio a uma inovação tecnológica constante. Por isso, aprenda a usar todas as soluções digitais que são fundamentais para a gestão comercial.

Sistemas de CRM, soluções de Inteligência Artificial (IA) e automação de processos, por exemplo, são cruciais para qualquer negócio, mas principalmente para as áreas de vendas e marketing. 

4. Construa bons relacionamentos

Eles são fundamentais para qualquer negócio, seja no contato com colaboradores, líderes, clientes ou fornecedores.

5. Tenha um perfil compatível com o cargo

O que faz um gestor comercial tem tudo a ver com seu perfil. Para desempenhar suas funções com excelência, você precisa ter:

  • Espírito de liderança
  • Espírito competitivo
  • Proatividade
  • Inteligência emocional
  • Comunicação eficiente
  • Capacidade analítica

Apesar de parecer complicado, todas estas soft skills podem ser desenvolvidas através de programas de capacitação de lideranças, como MBAs.

6. Desenvolva-se continuamente.

Para alcançar resultados cada vez melhores, você precisa se manter atualizado e se desenvolver através de experiências, cursos e programas de formação voltados para a gestão da área de vendas.

Desenvolva-se com um MBA da Século XXI

Como você deve ter percebido que a carreira de gestor comercial demanda o desenvolvimento de muitas soft e hard skills e a aquisição de muitos conhecimentos. Para isso, existem graduações, pós-graduações, MBAs e outros cursos voltados para a formação de líderes.

Entre eles estão os MBAs oferecidos pela Século XXI, conveniada à FGV.  Disponíveis nas modalidades presencial, live e blended eles não só podem te capacitar para fazer tudo que faz um gestor comercial, como podem alavancar sua carreira e te colocar em condições de competir pelas melhores vagas.

Conheça os MBAs da Século XXI, faça sua inscrição e se prepare para ser um dos melhores gestores comerciais do mercado. Para mais esclarecimentos, fale com nosso time.

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