Independente do porte de uma empresa, o que faz um gestor comercial pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização, ou de uma campanha. Considerado como um dos líderes mais importantes para as organizações, ele é responsável por fazer a gestão de pessoas e de processos.
Siga conosco e fique por dentro dos detalhes desta carreira em vendas que continua sendo uma das mais atrativas do mercado.
Gestão comercial é a área responsável por todas as transações do setor comercial de uma empresa. Sendo assim, ela cuida diretamente de todas as atividades relacionadas à compra e venda de seus produtos ou serviços.
Um gestor comercial pode ser responsável, por exemplo, pela imagem da empresa junto ao mercado, pelo planejamento econômico, financeiro e tributário, pelas estratégias de compra e venda, pelo controle de qualidade e por informações comerciais e gerenciais.
Ele pode atuar desde os estudos e análises sobre o negócio, até tendências e comportamentos do mercado e tudo impacta nos resultados da organização. Suas principais tarefas são:
Além de representar a área de vendas, ele funciona como um elo que liga o setor a outras áreas da empresa, como o marketing, produtos/logística e financeiro.
Além disso, ele é responsável pelo alcance de metas e por manter a empresa competitiva no mercado, o que o torna responsável, também, pela motivação das equipes e pelo ritmo das vendas.
Agora que já falamos sobre o que faz um gestor comercial, vamos falar sobre sua remuneração.
Ela varia de acordo com a região, tipo de negócio e qualificação profissional. Segundo o site Vagas.com a média salarial é de R$4.709,00, sendo R$3.100,00 um valor inicial. É possível chegar a R$7.083,00, sem contar os incentivos e comissões que são comuns a este tipo de cargo.
Por isso, se você tem interesse na área, considere estas variações e a periodicidade com que são pagas, principalmente em períodos onde há oscilações.
Além de oferecer consultoria para as empresas, ele pode trabalhar em diferentes setores. Conheça alguns deles e saiba o que faz um gestor comercial dentro de cada uma delas.
Lidera e acompanha o desempenho das equipes de vendas, estabelece metas, desenvolve estratégias e busca oportunidades para aumentar as receitas.
Pode trabalhar em conjunto com a equipe de marketing em campanhas, analisar o comportamento do consumidor e fornecer insights para melhorar as estratégias de vendas.
Pode ser responsável por identificar novas oportunidades de negócios, estabelecer parcerias estratégicas, explorar novos mercados e expandir a presença da empresa. Entre as opções do que faz um gestor comercial, essa talvez seja uma das mais importantes.
Têm a responsabilidade de manter relacionamentos positivos com os clientes, garantindo sua satisfação e fidelidade. Portanto, precisam supervisionar equipes de atendimento, lidar com reclamações, fornecer suporte pós-venda e buscar maneiras de melhorar a experiência do cliente.
Com o crescimento do comércio eletrônico, eles podem trabalhar em empresas que operam em plataformas online. Eles desenvolvem estratégias de vendas online, monitoram o desempenho das vendas digitais, otimizam a experiência de compra e buscam formas de aumentar as vendas pela internet.
Para ser um bom gestor comercial e fazer a diferença no mercado, confira essas dicas.
Se um vendedor precisa conhecer a fundo os produtos e serviços que vende, você precisará ter uma visão ampla e profunda do negócio, mercado e segmento onde está atuando.
Você precisa ir além dos conhecimentos da área de vendas e adquirir outras habilidades, como administração, gestão de pessoas, de processos e marketing.
Considerando a realidade atual e a importância da internet e das redes sociais para os processos de vendas, você precisa conhecer algumas boas práticas para a geração de leads como, por exemplo, o Inbound, Outbound Marketing e muito mais
Estamos em meio a uma inovação tecnológica constante. Por isso, aprenda a usar todas as soluções digitais que são fundamentais para a gestão comercial.
Sistemas de CRM, soluções de Inteligência Artificial (IA) e automação de processos, por exemplo, são cruciais para qualquer negócio, mas principalmente para as áreas de vendas e marketing.
Eles são fundamentais para qualquer negócio, seja no contato com colaboradores, líderes, clientes ou fornecedores.
O que faz um gestor comercial tem tudo a ver com seu perfil. Para desempenhar suas funções com excelência, você precisa ter:
Apesar de parecer complicado, todas estas soft skills podem ser desenvolvidas através de programas de capacitação de lideranças, como MBAs.
Para alcançar resultados cada vez melhores, você precisa se manter atualizado e se desenvolver através de experiências, cursos e programas de formação voltados para a gestão da área de vendas.
Desenvolva-se com um MBA da Século XXI
Como você deve ter percebido que a carreira de gestor comercial demanda o desenvolvimento de muitas soft e hard skills e a aquisição de muitos conhecimentos. Para isso, existem graduações, pós-graduações, MBAs e outros cursos voltados para a formação de líderes.
Entre eles estão os MBAs oferecidos pela Século XXI, conveniada à FGV. Disponíveis nas modalidades presencial, live e blended eles não só podem te capacitar para fazer tudo que faz um gestor comercial, como podem alavancar sua carreira e te colocar em condições de competir pelas melhores vagas.
Conheça os MBAs da Século XXI, faça sua inscrição e se prepare para ser um dos melhores gestores comerciais do mercado. Para mais esclarecimentos, fale com nosso time.