Mesmo os profissionais que já trabalham há algum tempo na área vêm percebendo a importância de investir em um MBA em gestão de projetos. Isso porque o curso é estruturado com o objetivo de proporcionar uma visão de projetos alinhada às estratégias de negócio.
Com isso, as chances de um projeto ser bem-sucedido aumentam bastante. E fique sabendo que o curso não é restrito a profissionais de determinadas áreas. Todos os graduados, em diferentes segmentos de negócio, podem fazer o MBA em gestão de projetos – mas é valido ter alguma experiência como gestor para um melhor aproveitamento.
Está em dúvida sobre se esse curso é uma boa escolha para você? Antes de tomar uma decisão, continue lendo para conhecer mais o curso a partir dos principais tópicos abordados nele:
Como você deve imaginar, o gerenciamento de projetos é tema central ao longo de todo o curso. Por isso, um dos primeiros passos dados pelos alunos é conhecer as definições de projeto, o contexto no qual a área está inserida e como se deu a sua evolução.
O MBA em gestão de projetos também vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre os processos de gerenciamento do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) – um guia de boas práticas para os profissionais da área. Além disso, você vai participar de discussões sobre o ciclo de vida dos projetos, cronogramas, alocação de recursos e planejamento.
Dentro da área de gerenciamento de projetos, há ainda outros temas importantes que você vai estudar no curso:
O sucesso de qualquer projeto depende da correta abrangência dos trabalhos necessários para a sua realização. Tanto que a ausência de um bom gerenciamento de escopo é capaz de produzir diversas falhas.
Por isso, os alunos aprendem sobre os processos para a definição, planejamento, controle e verificação do escopo. Os métodos, ferramentas e técnicas utilizadas em todas as etapas também são abordados no MBA em gestão de projetos.
Que a qualidade de um projeto precisa ser garantida parece algo óbvio, não é mesmo? O problema é que nem sempre os profissionais sabem o que é preciso ser feito para isso. E a gestão da qualidade envolve o cuidado com diferentes fatores para que os requisitos sejam devidamente cumpridos.
Dessa maneira, o curso aborda as definições sobre qualidade em projetos, qual é o impacto do planejamento, dos processos, etc. Ao sair do curso, você vai estar munido com os conhecimentos essenciais para garantir a qualidade dos seus projetos.
Diante do aumento da terceirização de serviços, a área de aquisições vem se tornando cada vez mais importante. Com isso, o gestor de projetos precisa saber identificar o que a empresa sabe fazer bem e quais tarefas podem ser realizadas por outros.
Além disso, você aprende também sobre como selecionar e avaliar fornecedores, quais tipos de contratos e licitações são feitos pelas empresas, como administrar e encerrar contratos, entre outros conhecimentos.
Os riscos são inerentes a qualquer atividade no mundo corporativo e, portanto, não seria diferente quando se trata de projetos. Dessa maneira, lidar com riscos é mais um dos aprendizados que você vai adquirir no MBA em gestão de projetos.
Primeiro, o curso vai discutir a definição e histórico do conceito de gerenciamento de riscos. Depois, os alunos estudam como identificá-los e categorizá-los, quais estratégias e planos de resposta são possíveis e quais são os fatores mais críticos.
Como assegurar que o projeto seja entregue dentro do prazo esperado? Essa é a principal preocupação da gestão de tempo, mais um dos temas abordados no curso. Para concluir um projeto, não basta apenas fazer um cronograma.
No MBA em gestão de projetos, você vai adquirir outros conhecimentos importantes para atender os prazos. Entre eles estão a definição e sequenciação de atividade, desenvolvimento de cronograma, controle das etapas de execução, entre outros.
Para ser um bom gestor, é preciso estudar assuntos de outras áreas que também impactam o resultado dos projetos, como é o caso do planejamento estratégico. Isso porque eles precisam estar alinhados aos principais objetivos do negócio.
Para isso, você também vai aprender a fazer análise da concorrência, desenvolver estratégias corporativas, usar o modelo SWOT e por aí vai. Todos esses conhecimentos colaboram para os processos de gerenciamento.
A comunicação é outro tópico inerente a todo tipo de projeto. É por isso que você vai estudar o assunto no MBA em gestão de projetos. O objetivo é abordar as etapas do planejamento da comunicação, gerenciar stakeholders, fazer documentações, entre outros temas da área.
Aqui, a comunicação interpessoal e intrapessoal também se apresentam como conhecimentos fundamentais. Afinal de contas, o processo de comunicação perpassa as diferentes etapas do projeto e o gestor deve conseguir eliminar as barreiras que possam surgir no meio do caminho.
Não há projeto que não envolva custos, certo? O MBA em gestão de projetos também prepara os alunos para lidar com as questões financeiras relacionadas à estimativa de custos, materiais, mão-de-obra, orçamento e à viabilidade dos projetos.
Além disso, você vai estudar durante o curso alguns aspectos-chave sobre contabilidade para fazer os balanços, fluxos de caixa e analisar os demonstrativos financeiros, por exemplo. Matemática financeira também faz parte dos assuntos estudados para que você entenda a fundo os regimes e taxas de juros, amortização de empréstimos, etc.
Entender a estrutura do mercado pode fazer uma grande diferença na hora de lidar com os aspectos financeiros do seu projeto. Não é à toa que economia empresarial é mais uma das áreas estudadas no MBA em gestão de projetos.
Além de entender as demandas, você amplia os seus conhecimentos de custos e escala de produção, função lucro, ligação entre tecnologia e custo, entre outros tópicos.
Gerir projetos também envolve gerir pessoais, já que eles nunca são feitos sozinhos, mas por uma equipe de profissionais. E o sucesso dos gestores depende da capacidade de manter as pessoas motivadas, definir papeis e responsabilidades para cada uma e ajudá-las ao longo das etapas.
Mesmo que o clima da empresa seja bom, os conflitos sempre podem surgir. Nesses casos, você deve estar ponto para lidar com eles, sobretudo por meio da negociação. Portanto, o curso vai abordar as principais estratégias e táticas usadas pelos gestores na hora de negociar.
Apesar de ser possível aprender na prática, às vezes ela não dá conta de tudo. Tanto que boa parte das dificuldades enfrentadas pelos gestores se devem à falta de conhecimento sobre conceitos, métodos e técnicas importantes para a função.
Se você tem vivido isso na pele, talvez seja a hora de apostar no curso, não acha? Clique aqui para saber mais sobre o MBA em gestão de projetos da Século XXI.
Saiba quem pode fazer MBA, um dos tipos de pós-graduação mais populares do Brasil.
Cada uma das áreas de conhecimento do PMBOK apresenta processos cruciais para o sucesso dos seus projetos. Saiba mais sobre elas.
Mas afinal, você sabe por que fazer um MBA? Se está com dúvidas se deve ou não aprimorar as suas habilidades profissionais, confira!