Você já reparou como nem sempre os profissionais escolhidos para os cargos de liderança estão preparados para lidar com gente? Esse é um dos principais motivos pelos quais é necessário falar sobre as soft skills na gestão de pessoas.
É bastante comum nas organizações que o critério usado para apontar os gestores seja o nível de confiança da diretoria em certos profissionais. O problema disso é que, muitas vezes, eles não possuem as habilidades necessárias para exercer suas funções da melhor maneira.
Quem trabalha na área sabe que fazer uma boa gestão de pessoas é um grande desafio. E quando as competências inerentes ao cargo estão ausentes, o desafio se torna ainda maior, prejudicando os resultados de toda a equipe.
Continue lendo para entender mais sobre as soft skills e como elas podem ajudar os gestores a realizarem um trabalho de alto nível.
Antes de falar sobre as soft skills na gestão de pessoas, vale a pena fazer a devida apresentação delas. As habilidades consideradas importantes no ambiente corporativo costumam ser divididas em hard skills e soft skills.
As hard skills correspondem às habilidades profissionais técnicas que podem ser facilmente avaliadas por meio de observação e também de testes. Por exemplo, se o gestor deseja descobrir em um processo seletivo se o candidato sabe usar certos programas, ferramentas ou até desempenhar determinadas tarefas, basta aplicar uma prova.
Entretanto, no caso das soft skills é bem diferente. Isso porque elas englobam as habilidades comportamentais relevantes para o desempenho profissional. Entre as principais estão, por exemplo, a capacidade de resolver problemas, delegar tarefas, dialogar, trabalhar em equipe, administrar conflitos, etc.
Diferentemente das hard skills, as soft skills não são tão fáceis de serem identificadas. E não basta que elas se façam presentes em situações pontuais. Os profissionais precisam ter essas habilidades bem desenvolvidas e consolidadas. Isso significa que elas devem se apresentar de forma consistente no dia a dia do trabalho.
As habilidades comportamentais impactam diretamente as relações interpessoais, a dinâmica do trabalho em equipe e todo o clima organizacional da empresa. É por isso mesmo que as soft skills na gestão de pessoas são consideradas cada vez mais fundamentais para colher bons resultados.
Embora cada cargo ocupado na organização demande mais de uma ou outra habilidade, as soft skills são de extrema importância sobretudo para os postos de gestão e liderança. Afinal de contas, junto a outras competências profissionais, elas conferem o grau de excelência aos gestores.
Quando as soft skills na gestão de pessoas são ausentes, dificilmente a empresa consegue obter os melhores resultados. Sem elas, os conflitos são mais frequentes, a produtividade cai e a motivação e satisfação dos colaboradores tendem a diminuir.
Depois de falar sobre a importância das habilidades comportamentais, chegou a hora de entender a importância das soft skills na gestão de pessoas. Para isso, também é preciso conhecer as principais delas. Confira abaixo:
Ser crítico significa ter um olhar analítico. É saber observar de forma criteriosa o ambiente, as pessoas e os projetos que estão sendo executados. O gestor que possui capacidade crítica sabe identificar os pontos positivos e negativos da equipe, avaliar as possíveis consequências das decisões tomadas e quais são os pontos vitais do trabalho em questão.
A capacidade de resolver conflitos é, de longe, uma das soft skills na gestão de pessoas que mais impacta o clima no ambiente de trabalho. Isso porque, seja onde for, as pessoas têm visões, opiniões e jeitos diferentes. Embora a diversidade favoreça o surgimento de novas ideias, essas diferenças acabam causando conflitos. Enquanto gestor de pessoas, você precisa saber administrá-los de forma eficaz e convertê-los em favor do crescimento da equipe.
Problemas surgem o tempo todo em qualquer negócio. E os gestores devem estar preparados para lidar com eles no dia a dia e tomar atitudes rápidas. Ficar estressado com um imprevisto não ajuda em nada a resolver a situação. Por isso, é preciso ter uma atitude positiva e saber trabalhar com os recursos disponíveis para encarar o problema de frente.
Falar bastante não é o mesmo que saber se comunicar. Apesar de ser uma característica crucial para qualquer profissional, a comunicação clara é ainda mais decisiva para o sucesso dos gestores. Ao lidar com várias pessoas, você precisa saber se expressar de forma objetiva para que todos entendam a mensagem. Além disso, é a boa comunicação que também garante um relacionamento agradável com os demais públicos da empresa.
Não dá para liderar um time de colaboradores sem saber trabalhar em conjunto. A capacidade de trabalhar em equipe é uma das soft skills na gestão de pessoas responsáveis pela geração de bons resultados. Mesmo que possuam visões diferentes, as pessoas precisam entrar em consenso para fazer um bom trabalho.
Como você já deve saber muito bem, tomar decisões é uma das principais funções dos gestores. Aqui, não adianta ficar em busca do mundo perfeito, pois todas as decisões estão sujeitas aos impactos negativos. Sendo assim, o gestor precisa ser capaz de avaliar com consciência os riscos, as consequências e os resultados esperados.
A capacidade de delegar tarefas é outra das soft skills na gestão de pessoas que não podem faltar. Afinal, esta é uma das principais funções do gestor. É ele quem atribui as atividades a cada membro da equipe de acordo com as habilidades e aptidões de cada um. Você deve evitar ficar sobrecarregado de trabalho e favorecer o crescimento da equipe como um todo.
O feedback não pode ser algo que acontece apenas uma vez por ano. Pelo contrário, eles devem ser frequentes e feitos de maneira adequada. Se um colaborador apresenta baixo desempenho, é responsabilidade do gestor mostrar a ele o que deve ser melhorado. Além disso, os feedbacks também devem ser momentos de reconhecer os esforços da equipe e ressaltar as conquistas.
Se você ainda não conta com essas habilidades, fique sabendo que é preciso investir nas soft skills na gestão de pessoas. Você vai perceber o quanto elas colaboram para a excelência do seu trabalho enquanto líder da equipe e favorecem o bom desempenho dos colaboradores.
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