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publicado em
11/05/2021
atualizado em
11/05/2021
às 17:00
por:
Mariana Oliveira
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ROI de treinamentos corporativos

ROI de treinamentos corporativos: 5 passos para medir os resultados

Os profissionais de RH sempre acabam se deparando com uma dificuldade quando o assunto é educação empresarial. Qual seria o ROI de treinamento corporativo? Ou melhor:  qual o Retorno Sobre o Investimento para ter a certeza de que os cursos e palestras estão sendo bem aproveitados, gerando lucro para a companhia, e não prejuízos?

Em momentos delicados financeiramente, em que as empresas retraem os investimentos, é essencial saber se os treinamentos oferecidos não são contraproducentes. 

Afinal, treinamentos pouco eficazes podem limitar os ganhos da empresa, gastando apenas horas dos funcionários que poderiam ter sido trabalhadas e, de fato, trazer mais resultado financeiro.

Por isso, é tão importante calcular o ROI de treinamento corporativo. Especialmente para o setor de RH, de inovação e até para a gestão, pois eles podem ter dados e argumentos para desenvolver novos projetos. Ou até para redefinir rota da educação corporativa. 

E é nesse desafio que vamos ajudar você. Vem ler o artigo completo!

1 – Mensure os custos do treinamento

Primeiramente, é essencial prever o custo do treinamento corporativo. Nisso, devem estar inclusos tanto os custos diretos quanto os custos indiretos.

Nos custos diretos, temos: o próprio valor do curso, a contratação de professores e palestrantes, despesas da viagem de quem vai ministrar o curso, aluguel de espaço – se houver necessidade – e o deslocamento dos funcionários caso o treinamento for feito presencialmente em outro lugar.

Os custos indiretos envolvem as horas de trabalho que os funcionários vão destinar para o aprendizado.

2 – Selecione os indicadores de performance

Para calcular o ROI de treinamentos corporativos, é muito importante definir os indicadores certos. Esses indicadores devem estar alinhados ao objetivo de cada treinamento.

Eles precisam ser definidos em conjunto com os líderes da área que será treinada. E o líder deve pensar nos resultados tangíveis que o treinamento irá trazer para o seu setor. Por isso, é interessante fugir da subjetividade.

Exemplo: em vez de “melhorar a capacidade de produção”, pense em “aumentar o volume de demandas realizadas em x tempo” ou “aumento de x% no volume de vendas”. 

Em suma, para calcular o ROI, é interessante selecionar indicadores que possam ser comparados por dados.

3 – Estabeleça um valor para cada resultado

indicadores de treinamento empresarial

 

Nessa etapa, o RH deve atribuir um valor para cada resultado obtido pelos funcionários após o treinamento. Como já mencionamos, transformar esses resultados em números é essencial para ter um valor concreto. Com eles, será possível identificar se o treinamento foi eficiente e cumpriu a missão de trazer melhorias para a empresa como um todo.

Um funcionário que produzia X antes do treinamento e passou a produzir 30% a mais após trouxe uma melhoria significativa. E ela deve ser calculada também com base em seu salário, para que o resultado bata com o valor do treinamento.

Basicamente, é preciso comparar os resultados em números de antes com os resultados após o treinamento. Depois, basta transformar esses números em porcentagem e aplicá-los ao salário de cada colaborador, para identificar a evolução de cada um.

A média é calculada de maneira simples: basta somar as porcentagens e dividir pelo número de habilidades estipuladas como mais importantes. Essa é a média geral que deve ser aplicada aos salários dos funcionários.

É claro que essa é uma conta básica que pode funcionar para a maioria das áreas. Mas é importante saber adaptar para a realidade da sua empresa no que for necessário.

4 – Analise os resultados focais do treinamento

Após o treinamento, é importante isolar os resultados dele nos funcionários para calcular o ROI mais precisamente. A criação de grupos de controle é um método que costuma ser bem eficaz para essa etapa do cálculo.

Antes do treinamento corporativo, selecione alguns funcionários com características semelhantes e os divida em dois grupos, avaliando o desempenho deles focado na habilidade que será trabalhada no treinamento. Caso seja necessário, convoque o líder da equipe para dar seu parecer e fazer uma avaliação mais aprofundada.

Depois, aplique o treinamento em apenas um dos grupos. Em seguida, faça uma nova avaliação da mesma maneira e avalie a performance de ambas. Os resultados dessa pesquisa podem ser surpreendentes e ajudam muito na hora de comparar desempenhos e apresentá-los ao gestor do negócio.

5 – Aplique a fórmula padrão do ROI

Bom, acreditamos que você já tem bastante dados até aqui. Agora, chegou a vez de calcular o ROI. A fórmula não é difícil. Basta subtrair o resultado obtido pelo investimento, dividido pelo investimento e multiplicado por 100, como mostramos abaixo:

ROI de treinamentos corporativos

Exemplo: se a empresa investiu R$ 200 mil em treinamentos para o time comercial, o que resultou numa receita de R$ 500 mil, o ROI do treinamento foi de 150% sobre o valor aplicado, o que é excelente.

É claro que calcular o ROI dos treinamentos corporativos não é uma tarefa fácil, mas, é essencial que essa conta seja feita para balizar novos investimentos. Com esse cálculo, é possível ser mais assertivo na escolha dos treinamentos e aumentar ainda mais os lucros da empresa e a qualidade do aprendizado dos colaboradores.

Gostou? Quer saber mais sobre o aprendizado dentro das empresas? Então baixe o Guia da Educação Corporativa: como desenvolver um projeto de treinamentos e confira como produzir treinamentos efetivos para os funcionários da sua empresa!

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