O agronegócio sempre foi conhecido como uma das principais atividades econômicas do Brasil, com uma participação bastante relevante no Produto Interno Bruto (PIB). Mas, apesar de todo esse sucesso, a produtividade do agronegócio brasileiro ainda pode melhorar muito.
Mesmo diante de um território imenso e das condições climáticas quase sempre ideais, o produtor rural brasileiro ainda esbarra em variados entraves que não contribuem com a elevação da produtividade, ocasionando aumento dos custos e redução da lucratividade.
Por isso, para se manter competitivo, alcançar uma fatia ainda maior do mercado mundial e reduzir custos, a produtividade do agronegócio precisa se elevar de forma sustentada, eficaz e produtiva.
Veja, então, qual a importância da elevação da produtividade do agronegócio e conheça quais são as ações para que o produtor rural consiga produzir, comercializar e lucrar mais com sua atividade.
Estamos em um momento no qual os problemas econômicos são recorrentes, e a preocupação com a sustentabilidade é muito grande. Por isso, um dos desafios do setor agrícola é encontrar formas para aumentar a produtividade do agronegócio, mas sem incorporar novas áreas, sem prejudicar a natureza e sem comprometer o meio ambiente.
Neste contexto, observa-se que, especialmente para o Brasil, as chuvas têm sido regulares e o clima tem sido propício para a produção agrícola. Temos também uma extensão de terras agricultáveis que corresponde a 400 milhões de hectares.
Dessa forma, “nunca faltará terra para lavouras e pastagens no Brasil”, certo? Não é bem assim. A situação mundial ajuda a explicar.
Acredita-se que em 2050 a população mundial será de quase 10 bilhões de pessoas. Por isso, o agronegócio mundial terá que produzir muito mais alimento para abastecer todo esse volume populacional, mas sem se esquecer da proteção ambiental.
Assim, o produtor rural brasileiro terá papel de protagonista mundial na produção agrícola nas próximas três décadas, devendo, com isso, conciliar a elevação na produção de alimentos com a proteção ambiental.
Mas como fazer isso?
A resposta está no avanço da produtividade do agronegócio, equilibrando a máxima produção em uma mesma área com o uso eficaz da água e do solo, tudo isso sem danificar o meio ambiente.
Dessa forma, para aumentar a produtividade do agronegócio de maneira mais sustentável, o produtor rural precisa, dentre outras coisas:
Várias são as possibilidades e ações que o produtor rural brasileiro deve adotar para elevar a produtividade do agronegócio.
Tais possibilidades e ações têm relação direta com as grandes tendências do agronegócio mundial em variados aspectos, que englobam melhora na gestão, uso da tecnologia e de novas técnicas de cultivo, aprimoramento na gestão e conhecimento sobre como funciona o mercado global.
Veja a seguir quais são as quatro ações principais que o produtor rural brasileiro deve considerar para conseguir aumentar a produtividade do agronegócio.
Na sociedade em geral, ninguém consegue caminhar sozinho; com o agronegócio é a mesma coisa. Todos os envolvidos, incluindo produtores, indústrias, governantes, centros de pesquisa, bancos e consumidores precisam agir de forma conjunta na busca pela maior produtividade do agronegócio.
A ação conjunta entre todos esses elos permitirá maior gestão de toda a cadeia produtiva, permitindo incrementar a produtividade do agronegócio, resultando em benefícios que permitirão diluir riscos, reduzir e eliminar barreiras, incentivar e diversificar a produção e agregar valor aos produtos.
Além dessa integração entre todos os elos da cadeia produtiva, é importante que haja também maior conscientização por parte de todos os envolvidos. Estes deverão praticar um agronegócio menos agressivo e que esteja de acordo com a sustentabilidade ambiental.
Reduzir as perdas no campo e ao mesmo tempo aumentar a eficiência produtiva sempre foram grandes objetivos dos gestores do agronegócio. O uso da tecnologia será de grande valia nesse sentido.
Já faz certo tempo que o segmento tem sido palco de algumas das mais importantes transformações tecnológicas dos últimos anos. A adoção destas tecnologias torna possível uma produção muito mais ágil e efetiva, propiciando elevação da produtividade do agronegócio, acompanhada de uma significativa redução dos custos.
Na atualidade, muitas são as tecnologias e inovações capazes de contribuir com a elevação da produtividade do agronegócio. A lista abaixo indica algumas das mais importantes:
Por meio do uso destas tecnologias, será possível compreender as variantes de solo, fatores climáticos, componentes nutricionais do que está sendo produzido e muitos outros fatores que, quando bem analisados, contribuirão com as tomadas de decisão em prol da produtividade.
Na agricultura, as boas práticas agrícolas englobam um conjunto de princípios e métodos aplicáveis à cadeia produtiva. Estes objetivam o aprimoramento de técnicas tradicionais, adicionando conceitos de sustentabilidade e novas tecnologias que contribuem com o aumento da produtividade.
As boas práticas são ações planejadas e sistemáticas que visam obter excelentes resultados que serão convertidos em maior produtividade do agronegócio como um todo.
No ambiente do agronegócio, as boas práticas representam:
Entre as boas práticas mais recorrentes para o aumento da produtividade, pode-se citar a adoção da ILPF, rotação de culturas e plantio direto. Estas técnicas priorizam a sustentabilidade, protegendo o solo e, claro, aumentando a produtividade agrícola.
Variadas são as opções para aumentar a produtividade do agronegócio, porém nenhuma delas funcionará corretamente se não existir conhecimento adequado.
Por isso, é preciso identificar os caminhos para suprir a carência de conhecimento sobre as práticas ligadas ao agronegócio, ou seja, é preciso adquirir conhecimento específico, que posteriormente será levado ao campo com eficiência.
Especificamente para o agronegócio, a busca pelo constante aprimoramento do conhecimento se justifica em razão de algumas exigências atuais desse mercado que andam lado a lado com o aumento da produtividade do agronegócio.
Entre as exigências mais comuns, pode-se citar:
Baseado nesse cenário, o aprimoramento técnico obtido por um curso de MBA em Agronegócio é uma excelente opção, representando um significativo avanço na gestão, capaz de auxiliar na incessante busca pela produtividade do agronegócio, principalmente na prevenção de riscos e busca das melhores oportunidades nesse mercado altamente competitivo.
Dessa forma, um MBA em Gestão do Agronegócio dará ao profissional a capacidade de analisar a situação econômica atual, identificar riscos e saber como se posicionar no mercado.
Por fim, o aprimoramento técnico obtido por um curso de MBA dará a possibilidade de o gestor adquirir conhecimento e repassá-lo a todos seus colaboradores da melhor maneira, fazendo com que a união de todos gere resultados na busca pela maior produtividade do agronegócio.
Você também quer aumentar a produtividade do seu agronegócio? Então saiba mais sobre nosso curso de MBA em Gestão do Agronegócio.