Você já ouviu falar de SCM? Um dos desejos de qualquer empresa que lida com recebimento e entrega de produtos é ter uma gestão eficiente em todas as etapas de sua cadeia produtiva, desde o momento de venda até a entrega ao consumidor final.
Este é um processo que requer muitos passos para serem cumpridos. Para isso, diversas organizações têm aderido ao Supply chain management (SCM).
Quer saber o que é isso? Então fica por aqui, pois preparamos um texto completo sobre o assunto!
Sigla para gestão da cadeia de abastecimento, em tradução livre, o SCM é o processo que garante que todas as etapas da cadeia de produção estejam em sincronia. Ou seja, processos como compra de matérias-primas, produção, estoque e entrega de produtos.
Unida por vários processos e stakeholders, inclusive a logística, o SCM originou-se a partir da logística integrada e tem como principais elementos a demanda, os materiais e a capacidade de recursos.
Ao fazer uma coordenação eficiente da cadeia de suprimentos, as empresas têm somente a ganhar, como vamos abordar ainda neste texto.
O fluxo por trás da gestão de suprimentos é dividido em três principais categorias: produto, informação e categorias. O primeiro lida com processos de fabricação, armazenamento, garantia da qualidade e entrega em tempo hábil na cadeia de suprimentos.
Já o fluxo de informações tem a ver com o envio e recebimento de pedidos de vendas e compras, fora as atualizações quanto à entrega dos produtos. Para o fluxo informacional ser bem-sucedido, os sistemas de supply chain devem estar integrados, ou seja, eles têm que ler as informações um do outro.
Em empresas de grande porte, é comum o uso de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos das Empresas, em português), que permite a integração dos demais sistemas ao ERP e o envio de informações para este último.
Com a integração de sistemas, o processo de levantamento de dados ganha muito mais agilidade, além de diminuir as margens de erro na conversão de valores e formatos, por exemplo.
Por fim, o financeiro lida com pagamentos, gerenciamento de estoque, cobranças, condições de crédito e outros fluxos de trabalho relacionados a finanças. Qualquer empresa que trabalha com o SCM adota pelo menos um destes fluxos.
Outra etapa importante do SCM é a análise dos indicadores de desempenho. Ela diz respeito aos objetivos de crescimento da sua empresa e se eles foram atingidos ou não. Com este exame, é possível averiguar quais processos têm bom desempenho e quais necessitam de intervenção imediata para Supply Chain.
Não. Apesar de o SCM vincular-se diretamente à logística, ele não se restringe a operações deste tipo. Isso porque o Supply chain management é uma área mais abrangente que engloba todas as etapas envolvidas na cadeia de suprimentos, com processos considerados complexos.
A logística, por sua vez, é uma abordagem mais específica, que cuida de questões de armazenamento e transporte de produtos aos consumidores.
O SCM envolve toda a gestão entre empresas (fornecedores, distribuidores, armazéns, consumidores, entre outros). Já a logística cuida do processo interno de empresas — armazenagem, entrada e saída de materiais, gestão de estoque e assim por diante.
O grande objetivo do SCM é garantir que o fluxo de produtos da cadeia produtiva seja eficiente e flexível. Para isso, um dos pilares do supply chain management é supervisionar todos os pontos de contato de um produto ou de um serviço de uma empresa, isto é, da concepção até a chegada ao consumidor final.
Isso permite que necessidades de melhoria sejam mapeadas ao longo da cadeia de suprimentos ou itens que podem ter seus custos reduzidos. Espera-se que, com um bom SCM, as receitas aumentem, os custos diminuam e os resultados da empresa melhorem.
Existem várias vantagens que o SCM traz à empresa. Conforme adiantamos acima, ela tem o poder de impulsionar a organização financeiramente e otimizar custos, como vamos abordar a seguir.
Uma boa gestão de recursos ajuda a evitar que o estoque dure por muito tempo, abaixando as despesas associadas ao armazenamento e à segurança de produtos. Mas é válido salientar que isso vai aumentar a pressão sobre os setores de vendas e de distribuição. Por isso, em caso de oscilações na demanda, os efeitos serão sentidos com mais rapidez. O SCM, portanto, deve ser um processo diário.
Com dados atualizados sobre a disponibilidade de matérias-primas, fica mais fácil realizar backups (espécie de plano B em etapas da cadeia produtiva) para evitar atrasos.
Sendo assim, a tecnologia é uma das premissas do SCM. É mais que recomendado investir em processos de automação e usar os dados a favor da organização para reduzir demora nas entregas e insatisfação dos clientes.
Como consequência do item anterior, a eficiência nos processos da cadeia produtiva influencia diretamente em uma melhor experiência dos clientes e a posterior fidelização deles à sua marca.
Quando falamos de eficiência, queremos dizer que há comunicação entre as diferentes partes da cadeia produtiva, sem contar que a rede de suprimentos é eficaz o suficiente para atender às necessidades dos consumidores em tempo hábil.
Tecnologias como o data analytics contribuem para diagnosticar riscos referentes ao supply chain.
Com o auxílio de ferramentas e sistemas eficazes, as empresas têm capacidade de agir de forma proativa e evitar falhas, ao invés de esperarem alguma ruptura na cadeia de suprimentos para só aí tomarem uma atitude.
É isso mesmo. Ter um bom fluxo de informações melhora diretamente a tomada de decisão durante os diferentes estágios da cadeia produtiva.
No entanto, ainda não é essa a realidade em boa parte das empresas. Pesquisa da Oracle mostra que 76% das companhias consultadas não contam com um fluxo de informações automatizado em toda a cadeia de suprimentos e metade delas declara que a falta de informações completas faz com que vendas não sejam efetivadas.
O SCM muda isso, ao possibilitar o compartilhamento de dados e um panorama de todas as etapas da cadeia de suprimentos.
Basicamente, um bom SCM reduz custos de produção, evitando escassez de materiais e atrasos na entrega final. Em relação ao estoque, o SCM é eficaz para manter um depósito caro, garantindo a entrega de produtos desde o ponto de venda até ao ponto de venda ou ao cliente final.
Uma boa gestão de SCM também evita a falta de produtos antes mesmo que eles acabem e permite que vendas promissoras não sejam perdidas pelo uso de dados avançados como frequência de solicitações e quantidade de pedidos em estoque e número de solicitações recebidas.
É importante destacar que os custos de distribuição às vezes são maiores do que os custos de produção, o que faz com que muitas empresas deem atenção maior à fase de distribuição.
Os custos de transportes e mercadorias representam ao menos 12% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro (em 2022, é previsto que o custo logística ultrapasse 13% do PIB). Quanto à entrega, garante também que os clientes recebam os produtos certos — na hora e local corretos.
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É necessário incluir tudo o que for necessário para a cadeia de suprimentos. Ademais, é importante prever os materiais que serão precisos para fazer parte das boas práticas do SCM.
Devem ser parte do processo de planejamento itens como o canal de distribuição, estoque de materiais e produtos, demanda, previsão de vendas, promoções e transporte de produtos.
Outrora uma área sem tantas atribuições, hoje é vista como um setor estratégico da empresa. Algumas de suas funções incluem:
Uma das tarefas mais delicadas é a de entregar matéria-prima de qualidade para que o processo de fabricação ocorra de forma tranquila. Esta é uma etapa muito importante para reduzir custos.
A transformação de matéria-prima em produtos é o processo mais afetado pelo SCM. E o mais fundamental também. Pensando nisso, diversas empresas regulam a própria produção para evitar desperdícios e manter um bom estoque.
O Supply Chain Management também é utilizado para melhorar o desempenho dos processos envolvidos na cadeia de suprimentos. A utilização de produtos de estoque zero pode ser uma solução nesse sentido.
Também é uma área repleta de responsabilidades, pois é ela quem garante que os produtos foram entregues da maneira correta.
Cuida das seguintes etapas do planejamento da entrega:
Existem alguns passos que serão chave para a sua equipe implementar o SCM em sua rotina produtiva.
Saber como funciona a empresa é fundamental para agilizar métodos e a rapidez da entrega.
Ter uma boa relação com os fornecedores de sua cadeia de suprimentos é de suma importância. Isso ajuda na hora de cumprir acordos e prazos.
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Por falar em fornecedores, é preciso que eles cumpram prazos para não haver quedas na produtividade da empresa.
Faça análises da demanda do seu time ao longo do tempo. Isso ajuda a prever a demanda que está por vir.
Realize reuniões periódicas para discutir melhorias no sistema de gestão da empresa para que todos os processos da cadeia produtiva estejam integrados de modo que se tenha uma boa comunicação entre os diferentes setores da organização.
Em caso de mudanças de planos, seus fornecedores devem ser informados para otimizar entregas.
Conforme deu para ver nos parágrafos anteriores, a relação é mais próxima do que se imagina.
Um bom supply chain management colabora diretamente com o entendimento pleno de todas as etapas da cadeia de suprimentos, o que leva à otimização de processos e maior satisfação de seus clientes.
Trazemos algumas dicas para você melhorar a sua gestão de suprimentos. Vamos lá então.
Quando se está por dentro de todas as etapas do processo de suprimentos, é mais fácil perceber o que está funcionando e quais são os gargalos que a empresa possui.
A partir disso, dá para investir em melhorias e, por meio de análise preditiva, evitar que os mesmos problemas se repitam.
A centralização de informações é essencial para acelerar o diagnóstico de melhorias a serem feitas. Não hesite em investir em bons sistemas de integração de informações.
Cortar gastos desnecessários é uma forma de otimizar os processos de sua cadeia de suprimentos.
Faça balanços periódicos de demandas e despesas empresariais para ter certeza do que pode ser retirado do orçamento.
Os indicadores internos e externos servem para verificar o status de suas operações e se há gaps a serem superados.
Alguns exemplos de indicadores muito usados no Supply Chain Management são:
Ter uma equipe motivada é chave para a melhora do desempenho de suas operações. Como falamos acima, invista na integração de setores e na manutenção de um bom clima organizacional.
Indo além, é necessário transmitir as informações em tempo real de tudo o que acontece para todos os setores envolvidos na gestão de suprimentos — transportadora, entregadores, fabricantes e demais profissionais.
Para garantir mais controle no êxito de cada demanda no processo de gestão, empresa e fornecedores devem ter seus dados integrados.
Como foi possível ver, o SCM é essencial para você que precisa melhorar a entrega de produtos e impulsionar seus resultados.
Outra coisa que vai ajudar muito em seu desempenho comercial é o conhecimento. Ter boa base de estudo impulsiona a sua atuação técnica.