Nós da Século XXI abraçamos essa onda, por acreditarmos que o conhecimento pode ser a principal arma na cura do câncer de mama de nossas mulheres. Hoje, vamos contar um pouco sobre esse movimento.
Outubro Rosa é uma ação que tem por objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença através da mamografia e do autoexame.
O movimento nasceu em outubro de 1990, em Nova Iorque, em uma Corrida para a Cura promovida pela Fundação do Câncer de Mama de Susan G. Komen (www.komen.org) . Todas as mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, naquela oportunidade, receberam bonés rosa para participar da corrida. No ano seguinte, em 1991[LC1] , todas as participantes receberam um laço rosa, e desde então o laço vem sendo o símbolo da campanha.
Nos Estados Unidos, várias iniciativas isoladas referentes ao câncer de mama seguiam acontecendo. Foi aí que o Congresso Americano aprovou o mês de outubro como o mês nacional americano de prevenção ao câncer de mama. Inicialmente as cidades enfeitavam os principais locais públicos com laços rosas, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda, partidas de boliche e iluminação de prédios e monumentos, que não sabemos exatamente qual foi o primeiro.
No Brasil, o primeiro sinal do movimento foi em outubro de 2002, em São Paulo, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista foi iluminado de rosa. Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos ,SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual em São Paulo, de Prevenção ao Câncer de Mama.
Em outubro deste mesmo ano várias entidades envolvidas com o câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. O grande símbolo turístico do Brasil, o Cristo Redentor, foi iluminado pela primeira vez também em outubro de 2008. Assim, aos poucos, o Brasil foi ficando iluminado em rosa.
Segundo estimativa feita em 2014/2015 pelo Inca – Instituto Nacional de Câncer – o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Destes, 57.120 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é uma doença grave, mas que tem cura. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se o tumor diagnosticado tiver menos de 1 centímetro, que é considerado o estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%. Já tumores maiores, em estágios mais avançados a chance de cura é menor, mas também não é impossível.
O diagnóstico precoce é, portanto, estratégia essencial na luta contra o câncer de mama. Descubra mais um pouco sobre mamografia e autoexame.
Nós da Século XXI almejamos com estes últimos conteúdos apoiar o Outubro Rosa, para que a informação chegue a mais mulheres, e o câncer de mama alcance números mais positivos de cura.
Traçar estratégias eficientes é a única maneira de superar as dificuldades geradas pela crise e manter a competitividade da empresa.
A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.
Cada uma das áreas de conhecimento do PMBOK apresenta processos cruciais para o sucesso dos seus projetos. Saiba mais sobre elas.