Quais competências de um gerente de projetos você possui? Ao ocupar esta posição, algumas habilidades não podem faltar na sua bagagem. Afinal, são elas que permitem fazer um gerenciamento de excelência e ajudam você a superar os obstáculos que aparecem no dia a dia da profissão.
Embora o trabalho de todas as pessoas da equipe seja crucial para qualquer projeto, o gerente tem responsabilidades maiores. Seja em um cenário positivo ou diante de inúmeras dificuldades, este profissional deve estar pronto para dar o melhor de si e ajudar a equipe a superar os maiores obstáculos que surgirem pelo caminho.
Para aproveitar o máximo do seu potencial, veja abaixo quais são as principais competências de um gerente de projetos e verifique em que pontos você ainda precisa se desenvolver.
Saber se comunicar bem é uma habilidade necessária para qualquer profissional em uma posição de gestão. Para ser capaz de exercer suas funções, a boa comunicação também faz parte das competências de um gerente de projetos.
Os membros da equipe precisam se sentir abertos para falar com você a qualquer hora. Além disso, a comunicação também deve levar em conta o contexto no qual o projeto está inserido e as diferenças entre as partes envolvidas. Quando a comunicação é falha, o projeto corre o risco de fracassar.
O profissional pode ser ótimo em coordenar a execução das etapas de um projeto, mas só isso não basta. Você se considera capaz de ter uma visão do todo ou fica muito preso a aspectos específicos do gerenciamento? Atente-se a isso no dia a dia para responder a esta pergunta.
A visão holística é uma das competências fundamentais de um gerente. Por meio dela, é possível alinhar o projeto à estratégia da empresa, seguir o planejamento inicial e atender às expectativas dos públicos envolvidos, ainda que elas sejam conflitantes.
Apesar de parecer óbvio quando se trata de um cargo de gerência, vale ressaltar aqui a importância da liderança entre as competências de um gerente de projetos. Se você anda tendo dificuldades em dar a direção certa para a sua equipe, é um sinal de que algo precisa ser melhorado.
Aqui, liderança não significa apenas dar ordens. Um bom líder deve saber atender às necessidades dos colaboradores, entender os pontos fortes e fracos de cada um, valorizar a opinião de todos e por aí vai. Tudo isso impacta o desenvolvimento do projeto e o alcance dos objetivos.
Você sabe ouvir os membros da sua equipe? Consegue se colocar no lugar deles quando algo dá errado? É capaz de compreender diferentes pontos de vista? Reflita com cuidado se você tem empatia em relação às pessoas com quem trabalha, pois esta é uma das competências de um gerente de projetos que jamais deve ser deixada de lado.
As pessoas são diferentes, têm habilidades diversas e são, acima de tudo, humanas. Ou seja, estão sujeitas a cometer erros e falhas. Mas isso não deve ser encarado como o fim do mundo. Quando algo dá errado, o gerente deve ser empático e tentar entender a causa do problema para resolvê-lo da melhor maneira possível.
Para que o planejamento possa ser seguido conforme o esperado, uma das competências de um gerente de projetos é fundamental: a disciplina. É a partir dela que o profissional pode organizar as tarefas, monitorar o andamento delas e verificar se os objetivos estão sendo atendidos.
Dessa maneira, fica muito mais simples seguir os processos e evitar o retrabalho. Além disso, a disciplina traz mais qualidade para o projeto como um todo e colabora para o aumento da produtividade de todos os colaboradores da equipe.
Saber distribuir recursos de maneira adequada é mais uma das competências de um gerente de projetos. De nada adianta ter os melhores profissionais e contar com tudo o que você precisa para executar um projeto se você não é capaz de usá-los devidamente. Se os recursos são escassos, o cuidado deve ser maior ainda.
A maioria dos gerentes precisa trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo. Para conseguir ter sucesso com eles, é preciso saber controlar os recursos humanos, materiais e financeiros da empresa. Do contrário, a própria estratégia do negócio pode ficar comprometida.
Mesmo que a sua equipe seja formada por excelentes profissionais e os resultados tenham sido todos positivos, nunca deixe o desenvolvimento dos colaboradores de lado. E fique sabendo que isso não deve ser visto apenas como uma necessidade relacionada a um projeto específico, pois trata-se de algo contínuo.
Durante todas as fases do projeto, observe o nível de engajamento da equipe e ofereça sempre novos desafios aos que conseguem alcançar as metas traçadas. Caso você sinta falta de alguma competência importante, verifique a possibilidade de investir em treinamentos e capacitação.
Conseguir motivar a equipe também faz parte das competências de um gerente de projetos. Você se preocupa em saber se os seus colaboradores estão motivados? Fazer isso com frequência é fundamental, já que a motivação é um fator que afeta o desempenho das pessoas e, consequentemente, o andamento dos projetos.
Para que elas deem o melhor de si, elas precisam estar motivadas. Isso depende de esforços por parte tanto da empresa quanto dos gestores para aumentar a satisfação dos colaboradores. Mas saiba que estes esforços devem ser contínuos para surtir efeitos positivos.
Não há como negar que todas elas são necessárias para um bom desempenho da função. Portanto, se você não possui parte das competências de um gerente de projetos, talvez seja hora de refletir sobre a sua própria carreira profissional. A ausência delas pode ser a causa das dificuldades que você vem enfrentando no dia a dia. Já tinha parado para pensar nisso?
É claro que ninguém desenvolve novas habilidades de um dia para o outro. Nesse caso, a melhor saída é começar a investir em qualificação. Hoje você pode encontrar formações específicas em gerenciamento de projetos voltadas para pessoas que já atuam na área, como um curso de MBA.
Uma formação desse tipo fornece os conhecimentos que você precisa para ser ainda melhor no que você faz. Além disso, você se atualiza sobre as novas metodologias, ferramentas, técnicas e outros recursos que podem ser aplicados aos projetos para otimizar processos e aumentar a produtividade das equipes.
Mais do que te ajudar a adquirir as competências de um gerente de projetos, outra vantagem de fazer um MBA é ter a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros profissionais da área. Assim, você aumenta sua bagagem de conhecimento e ao mesmo tempo abre novas oportunidades na sua carreira.
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