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publicado em
19/01/2022
atualizado em
19/01/2022
às 15:18
por:
Mariana Oliveira
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gestão 4.0: o que é e como impacta no crescimento empresarial

Gestão 4.0: estratégia para crescimento empresarial

Vivemos em uma era onde a digitalização e o uso de dados se tornaram essenciais para o sucesso de qualquer negócio. À medida que as empresas navegam por essa nova paisagem, surgem abordagens inovadoras de gerenciamento, como a Gestão 4.0

Ela representa a evolução do gerenciamento tradicional para um estilo de liderança mais ágil, focado em dados, e tecnologicamente avançado.

Neste artigo, vamos explorar a Gestão 4.0, uma estratégia que usa análises de Big Data e armazenamento em nuvem para impulsionar a tomada de decisões eficientes e informadas. 

Descubra como essa abordagem pode beneficiar sua organização, aumentando a produtividade, melhorando o engajamento da equipe e proporcionando maior crescimento e lucratividade.

O que é a Gestão 4.0?

A Gestão 4.0 é uma metodologia de trabalho inovadora e altamente tecnológica, que explora o poder da análise de dados para a tomada de decisões eficientes e informadas. 

Caracterizada pelo uso de tecnologias de ponta, como Big Data Analytics e armazenamento em nuvem, a Gestão 4.0 permite que as organizações conduzam seus processos de maneira mais ágil, precisa e com redução de desperdícios.

No âmago dessa metodologia está o uso estratégico de dados para melhorar todas as áreas de uma organização. 

Através da coleta e análise de grandes volumes de informações, é possível identificar oportunidades para aumentar a produtividade, realizar vendas mais eficientes com foco no cliente, além de corrigir falhas e definir estratégias e metas.

As tecnologias usadas na Gestão 4.0, como softwares que empregam Big Data Analytics, descentralizam e facilitam o acesso às informações. 

homem feliz com a gestão 4.0

O armazenamento na nuvem, por exemplo, possibilita acessar dados em tempo real e de qualquer lugar do mundo através de vários dispositivos, como smartphones, o que aumenta a flexibilidade e a capacidade de resposta rápida das empresas.

Os objetivos primordiais da Gestão 4.0 são manter as equipes engajadas, atender às necessidades dinâmicas dos clientes e, por consequência, proporcionar maior crescimento e lucratividade para as organizações. 

Com essa abordagem, as empresas podem acompanhar o ritmo acelerado da transformação digital e se posicionar de forma competitiva no mercado.

Vantagens da gestão 4.0 para as empresas

As vantagens da Gestão 4.0 para as empresas são imensas, estendendo-se muito além do aumento dos lucros e da melhoria na satisfação do cliente. A adoção dessa nova abordagem de gerenciamento oferece benefícios significativos não apenas externamente, mas também internamente, transformando a maneira como as organizações operam.

Um dos benefícios mais notáveis da Gestão 4.0 é a agilidade na tomada de decisões. Com o acesso a dados em tempo real e análises detalhadas, as empresas podem tomar decisões mais rápidas e assertivas, otimizando o tempo e os recursos.

Outra vantagem importante é a compreensão prática das demandas. A Gestão 4.0 permite uma percepção profunda das necessidades e desejos dos clientes, ajudando as empresas a atenderem as demandas de maneira mais eficaz.

A visão inovadora das lideranças é mais um benefício da Gestão 4.0. Essa abordagem fomenta um ambiente que inspira inovação, o que pode contagiar todo o time, estimulando a criatividade e a busca por soluções diferenciadas.

As estratégias tornam-se mais assertivas e com valor agregado à marca e à experiência do cliente. As empresas são capazes de identificar tendências e antecipar necessidades, desenvolvendo estratégias de marketing e vendas mais eficazes e personalizadas.

impacto da gestão 4.0

Também, a Gestão 4.0 libera mais tempo para focar em atividades específicas. Automatizando tarefas rotineiras e agilizando processos, os gestores e funcionários podem concentrar seus esforços em áreas de maior valor.

Por fim, a Gestão 4.0 oferece uma vantagem competitiva significativa. As empresas que a implementam estão melhor equipadas para se adaptar a mudanças, prever tendências e se manter à frente da concorrência. 

No mundo dos negócios de hoje, onde a mudança é a única constante, essa capacidade de adaptação rápida pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.

6 pilares da Gestão 4.0

Aliados às melhores ofertas de produtos ou serviços, a metodologia de gestão 4.0 se sustenta sobre seis princípios básicos:

1. Análise de dados e informações

Sem dados e informações consistentes é impossível desenvolver soluções, produtos ou serviços que estejam realmente alinhados às necessidades de seus clientes. 

Por isso, a gestão 4.0 faz uso da análise de dados para definir metas e objetivos organizacionais e as respectivas ações estratégias para alcançá-los.

2. Relacionamento com cliente

O foco da gestão 4.0 é o cliente e as suas necessidades. O objetivo é oferecer-lhes a melhor experiência de compra e fidelizá-los para que a sua empresa e o seu produto se tornem referência no mercado.

Por isso, as novas tecnologias para análise de dados, como os sistemas de Big Data Analytics, podem ser utilizadas para:

  • Desenvolver novos produtos e serviços que estejam alinhados às reais necessidades de mercado.
  • Utilizar os feedbacks, positivos e negativos, como oportunidades de melhorias para produtos e serviços.
  • Conhecer toda a trajetória dos seus clientes, analisar seu comportamento e definir pontos de melhorias.
  • Fazer melhor uso das redes sociais, criando uma comunicação mais próxima e adequada ao perfil de seu público-alvo ou persona.

3. Canais de relacionamento diversificados.

Essa metodologia trabalha com o conceito de que cada cliente tem seu jeito próprio de se relacionar com a empresa e por isso, quanto mais canais houver para coletar informações, criar e estreitar os relacionamentos, melhores serão os resultados.

dados na gestão 4.0

Por isso, a empresa deve estar presente e garantir uma boa interação com todos, seja através de aplicativos de mensagens, redes sociais, chatbot, telefone, e-mail, lojas físicas e online. 

4. Desenvolvimento de equipes de alta performance com a Gestão 4.0

Mesmo que você possua os melhores softwares de gestão e sistemas como o Big Data Analytics, de nada servirão se você não possuir uma equipe altamente qualificada que saiba fazer o uso correto destas informações.

Por isso, um dos pilares da Gestão 4.0 é o desenvolvimento de equipes de alta performance, com foco no desenvolvimento de novas habilidades, aumento da eficiência e produtividade.

5. Setores integrados geram uma comunicação de qualidade

A Gestão 4.0 promove a ideia de sintonia entre equipes dentro de uma corporação. Ou seja, para o sucesso empresarial existir é necessário que haja uma interligação entre todas as operações, a padronização dos processos, melhoria da comunicação interna e fortalecimento da cultura organizacional.  

Quando todos compreendem que fazem parte de um mesmo time e estão em busca dos mesmos objetivos finais, mais engajados e comprometidos eles se tornam. Por isso, para promover esta integração é necessário:

  • Fortalecer e promover a melhoria da comunicação interna.
  • Criar um ambiente colaborativo e agradável.
  • Realizar reuniões periódicas, apresentando resultados, valorizando as contribuições individuais e coletivas, permitindo que todos façam suas colocações.

6. Automação

As novas tecnologias trouxeram muita velocidade para nossas interações, sejam profissionais ou pessoais. Por isso, quanto mais automatizados e otimizados estiverem os processos de uma empresa, melhores serão seus resultados, seja em relação a seus clientes ou às equipes de trabalho.

líder feliz falando com liderados

Quais as principais características do gestor 4.0?

O gestor 4.0 é um líder contemporâneo que, assim como a Gestão 4.0, combina tecnologia, inovação e um forte componente humano em suas operações. Em primeiro lugar, é preciso ter um plano de estudos do Gestor Empresarial. Além disso, essas são algumas das principais características que definem esse profissional:

Autenticidade

Gestores 4.0 são ousados, arriscam mais que a média e não temem sair do planejamento quando necessário. Mantêm a autenticidade, sendo fiéis aos seus princípios e ideais.

Acessibilidade

Reflexo de uma gestão horizontal e descentralizada, o gestor 4.0 é acessível a toda equipe. Acredita que os insights mais valiosos muitas vezes vêm da base da pirâmide organizacional.

Escuta ativa

O líder 4.0 sabe que a comunicação é mais sobre escutar do que falar. Mantêm um diálogo aberto com suas equipes, aproveitando ferramentas como reuniões one-on-one para alinhamento de expectativas e feedbacks.

Vulnerabilidade e Empatia

Ao contrário da imagem do líder inabalável, o gestor 4.0 admite sua vulnerabilidade, o que facilita uma comunicação mais empática e humana.

Geração de Impacto

A liderança eficaz do gestor 4.0 resulta em um impacto positivo em toda a equipe, reforçando a importância de uma visão coletiva.

Criatividade

Aliada à autenticidade, a criatividade é a capacidade de pensar em soluções inovadoras, abrindo caminho para novas conquistas e resultados.

equipe criativa

Orientação por dados

Para operar eficientemente na Gestão 4.0, um gestor deve ser orientado por dados, usando informações concretas para informar a tomada de decisões.

Transparência

Essencial para uma comunicação eficaz, a transparência implica em ser claro e direto sobre o que se deseja, criando um ambiente aberto e de confiança.

Protagonismo

Embora o líder naturalmente tenha algum protagonismo, o gestor 4.0 entende a importância de promover outros membros da equipe a também assumirem papéis de destaque.

Colaboração

Liderar não é um trabalho solitário. O gestor 4.0 precisa ser colaborativo, participando ativamente de todos os processos necessários e fomentando um ambiente de trabalho em equipe.

Comprometimento

Por último, mas não menos importante, o gestor 4.0 é totalmente comprometido. Sabe que a liderança envolve fazer o que precisa ser feito, e não apenas o que é desejado, transmitindo assim uma imagem de profissionalismo e dedicação.

Como o gestor deve capacitar-se para a gestão 4.0

O gestor 4.0 precisa estar sempre preparado para lidar com um ambiente de negócios em constante mudança, caracterizado pela transformação digital e a análise de dados. 

A capacitação é crucial para enfrentar esses desafios e o MBA (Master of Business Administration) é uma das melhores formas para os gestores se equiparem à Gestão 4.0.

Um MBA é um programa de pós-graduação que oferece uma visão aprofundada de várias áreas dos negócios, como estratégia, marketing, finanças, operações e gestão de pessoas. Há MBAs com foco em Gestão 4.0 que proporcionam uma compreensão abrangente dos conceitos, práticas e ferramentas que definem essa nova abordagem de gestão.

Estes programas de MBA focados na Gestão 4.0 ensinam os gestores a utilizarem a tecnologia como uma aliada estratégica, a compreenderem e interpretarem os dados para a tomada de decisões mais informada, e a liderarem de forma mais eficiente no ambiente digital. 

Eles exploram tópicos como inteligência artificial, Big Data, IoT (Internet das Coisas), transformação digital, entre outros.

Além de obter conhecimento teórico, um MBA também proporciona oportunidades práticas, por meio de estudos de caso, projetos e simulações, permitindo que os gestores apliquem o que aprenderam em situações reais. 

Os programas de MBA também incentivam a troca de experiências entre os alunos, possibilitando um aprendizado rico e a construção de uma valiosa rede de contatos. 

Isso permite aos gestores adquirir uma compreensão mais ampla das diversas realidades empresariais e abordagens de gestão, enriquecendo ainda mais sua capacidade de liderar na era digital.

Portanto, para se capacitar para a Gestão 4.0, os gestores devem considerar a realização de um MBA. Com a combinação certa de conhecimento teórico e prático, os líderes estarão bem preparados para liderar suas organizações no contexto da quarta revolução industrial.

Como implementar uma gestão 4.0?

1. Faça o levantamento e a análise dos dados

Sem informações sua empresa está no escuro e ficará mais difícil otimizar os processos internos para atender às demandas que as novas tecnologias e sua velocidade impuseram ao mercado. 

Com as informações em mãos, faça análises detalhadas. A partir delas é possível, por exemplo, descobrir onde os clientes fazem suas compras, quais canais utilizam, as redes e horários mais acessados, quais pesquisas fizeram ou quais produtos estão procurando.

2. Utilize ferramentas de gestão de dados

Dados sem análise são apenas dados. Não têm nenhuma utilidade se não forem transformados em informações, planos de ação e estratégias. Ou seja, estes insumos que vão promover as mudanças e o crescimento esperado para sua empresa.

ferramentas de cálculos

Considerando o volume gigantesco de informações disponíveis atualmente, é fundamental contar com softwares que sejam capazes de fazer o gerenciamento destas informações em um só lugar e de forma segura. 

Um exemplo disso são os sistemas de gestão empresarial, CRMs e ERPs, que obtêm informações de fontes confiáveis e oferecem a segurança necessária contra ciberataques.

Faça análise preditiva: quando uma empresa conta com um sistema avançado para análise de dados é possível prever falhas, gaps e necessidades futuras de seus colaboradores e clientes, através da inteligência artificial.

Desta forma, pode-se desenvolver soluções para demandas que ainda não existem e, assim, sair à frente da concorrência.

3. Digitalize e automatize os processos

Quando os processos são digitalizados e automatizados é mais fácil coletar informações para obter novos insights, corrigir falhas, promover inovações, aumentar a produtividade, reduzir custos e, consequentemente, melhorar os resultados.

A automatização está presente em tudo, até na comunicação com o seu cliente. Um exemplo disso são os e-mails marketing que são criados com o objetivo de desenvolver um relacionamento com o cliente e por fim enviados de forma automatizada.

4. Integração de setores é necessário na Gestão 4.0

Já falamos neste artigo sobre os benefícios da integração dos setores. Por isso, se sua empresa ainda não utiliza esta estratégia da gestão 4.0, é hora de começar a fazer isso. 

Comece reunindo os líderes das áreas, troquem informações, façam análise e compartilhem com as equipes para que possam ter insights e contribuir com novas propostas estratégicas.

Como o MBA em Gestão Empresarial pode te ajudar a entrar na Gestão 4.0

O MBA em Gestão Empresarial é uma ferramenta essencial para os líderes que desejam adentrar a Gestão 4.0. Este programa proporciona uma base sólida de conhecimento em diversas áreas dos negócios, além de oferecer insights valiosos sobre as práticas de gestão modernas que definem a Gestão 4.0.

Com um enfoque na aplicação prática dos conceitos e teorias, o MBA em Gestão Empresarial permite que os gestores aprendam como utilizar a tecnologia de forma estratégica, interpretar dados para tomada de decisões e liderar eficientemente no ambiente digital. 

Também oferece uma compreensão aprofundada de tópicos importantes na era digital. Confira o material completo e descubra os principais motivos para fazer um MBA em Gestão Empresarial.

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