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publicado em
04/03/2022
atualizado em
04/03/2022
às 09:49
por:
Mariana Oliveira
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pipeline de liderança

Pipeline de liderança: o que é?

De acordo com o pipeline de liderança, qualquer pessoa que receba a capacitação correta, pode adquirir a habilidade de liderar. O processo é gradual e traz muitos desafios, mas com dedicação, as ferramentas e o acompanhamento adequado é possível se estabelecer como um líder de sucesso.

Neste artigo, vamos falar sobre a metodologia pipeline de liderança, um modelo de desenvolvimento que ajuda um líder a evoluir de forma planejada e mensurável. Confira!

O que é pipeline de liderança?

A maioria dos programas de capacitação tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas capazes de aumentar a eficiência de um profissional e melhorar seu nível de retorno para a empresa. 

No entanto, há programas bem mais específicos, como é o caso dos programas para desenvolvimento de líderes. Neles, os profissionais adquirem conhecimentos, habilidades e competências mais profundas e complexas, que os eleva a níveis mais altos de eficiência.

Uma das metodologias utilizadas para realizar este tipo de desenvolvimento é o pipeline de liderança, desenvolvida pelo consultor de negócios indiano Ram Charan. Nela, ele propõe a identificação e o desenvolvimento de líderes utilizando as transições e transformações habituais do ambiente corporativo. 

Por isso, as potencialidades e evolução de cada profissional são mensuradas e, a partir disso, é definido um planejamento com todas as etapas da trajetória a ser percorrida até ele se tornar um líder.

Quais são as fases de transição do pipeline de liderança:

De acordo com o pipeline de liderança, o profissional precisa passar por seis etapas de transição:

1ª Transição – de líder de si mesmo para líder dos outros

Para chegar neste estágio, um profissional precisa obter destaque na equipe na qual está inserido. Portanto, após receber novas responsabilidades e executá-las com qualidade e assertividade, ele estará apto para uma possível promoção.

Nesta primeira transição, o colaborador assume seu primeiro cargo como líder e desenvolverá competências para gerir pessoas. Ele aprenderá a delegar tarefas, planejar, mensurar resultados, avaliar desempenhos, fornecer feedbacks e motivar seus liderados.

  • Desafio

Neste estágio é comum que alguns profissionais tenham dificuldades em delegar tarefas. No entanto, é preciso vencer este desafio, adquirir uma nova visão do trabalho que está executando e assumir, de fato, a liderança de sua equipe.

2ª Transição – de líder dos outros para líder de gerentes

Nesta segunda transição, o líder se desenvolverá trabalhando em questões mais estratégicas como por exemplo, identificar profissionais que realmente desejam seguir o caminho da liderança e tenham uma predisposição para isso.

Assim, ele selecionará os melhores candidatos, desenvolverá os novos líderes que estão no primeiro estágio e oferecerá todo o apoio necessário para que realizem a transição para o próximo nível.

  • Desafio

É necessário cortar todos os vínculos com a função anterior e desenvolver habilidades de coaching, uma vez que o líder estará orientando e acompanhando diretamente outros profissionais, que estarão em treinamento ainda no primeiro estágio.

3ª Transição – de líder de gerentes para líder de uma função

Na terceira transição, o líder precisa ter mais maturidade e adquirir competências avançadas de comunicação. Nesta fase ele desenvolverá a liderança funcional, deixando de gerenciar pessoas para gerenciar funções.

Ele será responsável por uma área inteira, como é o caso dos gerentes de RH, marketing, financeiro, jurídico, logística, vendas e outros departamentos. Participará de reuniões com os líderes das demais áreas e promoverá a integração das equipes para melhorar a performance das mesmas e os resultados organizacionais.

  • Desafio

É preciso se familiarizar e conhecer a fundo a área e os objetivos gerais da organização, a fim de conseguir tomar decisões estratégicas baseadas neles.  

4ª Transição – de líder funcional para líder de negócios

É um estágio com grandes mudanças e responsabilidades para o líder, pois ele se tornará responsável pelos resultados financeiros da organização. Essa transição é considerada uma das etapas mais gratificantes e desafiadoras do pipeline de liderança.

Nela ele terá mais autonomia para gerenciar o negócio, integrar diversas áreas e coordenar os gestores sob sua liderança. Por isso, precisará desenvolver a habilidade de ouvir conselhos e orientar diversas pessoas quanto aos objetivos da organização de diferentes cargos dentro da empresa.

  • Desafio

É primordial aprender diferentes funções e habilidades para trabalhar com diversos departamentos e equipes em um cenário muito mais amplo. Agora, o líder é responsável por acompanhar as métricas de toda a organização e não somente da sua área. 

O líder, durante esse estágio, precisa desenvolver um pensamento mais analítico quanto ao futuro e às metas organizacionais, sua participação no mercado, a rentabilidade e os lucros alcançados. 

5 ª Transição – de líder de negócios para líder de grupo

Neste estágio, o líder precisará adquirir uma visão mais ampla de toda a organização e desenvolver competências que o capacitem para fazer avaliações muito mais estratégicas de toda a organização.

Ele precisará analisar dados mais complexos e detalhados que o ajudarão a tomar melhores decisões e que causem os menores riscos possíveis à empresa. O seu objetivo principal, nesta transição, é a lucratividade da empresa, exercendo sempre essa liderança de alta performance

  • Desafio

Vale lembrar que neste estágio, é preciso gerenciar várias empresas simultaneamente, respeitando e atendendo às demandas dos demais gerentes de negócios e respectivas autoridades. Logo, esse líder fará a integração de todos eles, mas sempre priorizando o que for de interesse de todo o grupo.

6ª Transição – de líder de grupo para líder corporativo

A última etapa do pipeline de liderança é elevar esse gestor ao nível mais importante da cadeia empresarial: exercer a função de CEO. Todas as decisões relevantes, como os próximos passos que a empresa dará e quais estratégias adotar nesse processo serão definidas por esse novo líder. 

Naturalmente, o CEO tem uma visão mais geral e tem um relacionamento mais próximo com a empresa e por isso que todas as suas decisões influenciam diretamente no sucesso da sua corporação. Logo, para alcançar esse nível do pipeline de liderança é preciso, antes de mais nada, se ater aos seus valores e não somente às competências adquiridas ao longo deste caminho.

  • Desafio

É imprescindível buscar conhecimento e estar sempre atualizado sobre as questões como, os cenários políticos, econômico, social, ambiental e tecnológico que gere toda a sociedade. A inovação contínua será sua meta e, por isso, deverá adquirir uma visão estratégica de longo prazo.

Vale lembrar também que como representante da marca, a sua forma de comunicar, o seu estilo de vida e a sua apresentação pessoal têm que ser condizentes com o seu novo cargo. 

6 dicas para se desenvolver através do pipeline de liderança:

Para que você inicie seu processo de desenvolvimento como líder, separamos algumas dicas. Acompanhe:

 1. Autoconhecimento

Para saber onde você pode chegar, é preciso conhecer suas qualidades, competência e deficiências de limites. Assim, você conseguirá entender o que precisa de aperfeiçoamento e quais competências é necessário ainda adquirir.

Portanto, conheça suas hard e soft skills, seus pontos fortes e fracos, e inicie esse processo. Reflita também sobre suas atitudes e desempenho pelos feedbacks.

2. Defina um PDI

Após exercer o autoconhecimento, planeje o seu plano de desenvolvimento e suas respectivas metas, objetivos e métricas de avaliação periódica que possibilitarão a mensuração da sua evolução.

3. Mantenha-se informado e atualizado

Todo líder precisa ter um vasto conhecimento sobre o mercado e as variáveis que o movimentam. Por isso, leia bastante e mantenha-se por dentro de tudo que acontece, principalmente na área em que atua.

4. Comunique-se adequadamente

Seja na interação com sua equipe ou com os demais gestores, a comunicação é um ponto chave para o alcance de bons resultados.  Por isso, aprenda técnicas de comunicação eficazes, como saber dar e receber feedbacks construtivos. 

Invista também no desenvolvimento desta competência e potencialize suas habilidades de liderança.

5. Saiba diferenciar o poder de autoridade

Chefes geralmente fazem uso do poder, enquanto líderes usam da autoridade alcançada junto às suas equipes, onde a admiração, a confiança e o respeito mútuos são a base dos relacionamentos.

Um bom líder influencia e inspira pessoas ao invés de amedrontá-las ou pressioná-las sem necessidade. Lembre-se que é através delas que você alcançará os objetivos definidos para a equipe.

6. Invista em seu desenvolvimento

Há empresas que oferecem excelentes programas de desenvolvimento de líderes. Para se tornar um líder de alta performance, não existe investir em sua capacitação. Coaching e mentorias são bastante válidos.

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