Quando estamos a frente de um projeto, nos deparamos com diversas situações em que precisamos gerenciar áreas que não dominamos muito bem, não é verdade?
Além de definir o planejamento e coordenar as relações entre os integrantes da equipe, a compreensão de conceitos básicos de finanças e marketing são obrigatórias para um bom gestor de projetos.
Você pode contar com profissionais especializados, mas como estará gerenciando os processos no geral, você precisa entender a linguagem do financeiro e do marketing por exemplo.
Ainda bem que possuímos uma vasta literatura sobre esses assuntos que nos auxiliam ainda mais na condução dos projetos e no nosso desempenho profissional.
Pensando nisso, decidimos compilar em 2 artigos os 13 livros que todo gestor de projetos deve ter na estante de casa.
Neste primeiro post você confere 6 livros que são a base sobre como começar um projeto, abordando as áreas de gerenciamento, contabilidade e administração financeira.
Se sua empresa pretende lançar um novo produto no mercado ou abrir uma nova unidade, você pode e deve aplicar as melhores práticas de gerenciamento de projetos apresentados pelo método PMBOK, que é um guia do PMI para o desenvolvimento e garantia do sucesso do projeto. Este livro apresenta a análise dos conceitos e demonstra passo a passo como aplicar em projetos reais essa metodologia.
Além do conteúdo completo do livro que inclui definições do ciclo de vida dos projetos, conceitos básicos de Escritório de Projetos, gestão de riscos, gerenciamento e controle financeiro, aspectos humanos e liderança, você pode acompanhar o próprio autor, Ricardo Viana Vargas , que produz podcasts em seu site apresentando de forma rápida e prática os principais temas da área de gerenciamento de projetos, portfólio e riscos.
O livro PMO Ágil – Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos fala sobre como gerenciar estrategicamente múltiplos projetos com apoio dos princípios e valores ágeis e com a utilização de ferramentas como Scrum, Kanban, Lean e Canvas. Destacamos alguns temas abordados:
Modelagem de negócio de um PMO Ágil com Business Model Canvas
Análise de maturidade de gestão de projetos com MMGP
Estruturação de papéis e responsabilidades para um PMO Ágil
Execução do Scrum com o apoio de um PMO Ágil
Inception Meeting para alinhar planejamentos de múltiplos projetos
Priorizando projetos com Planning Poker Card e Pontos Por Projeto
Gestão à vista de múltiplos projetos com Kanban e gráfico Burndown
A obra parte de um entendimento de custos sob o aspecto contábil, agrega as visões de engenharia e administração, que se materializam ao abordar, em capítulos específicos, os custos de logística, hospitalares e da construção civil. Gestão de custos não só apresenta conceitos e aplicações básicos, mas traz também uma abordagem eclética e consistente de outras áreas do conhecimento, vale a pena a leitura!
Este livro foi escrito com o intuito de cobrir não somente os fundamentos teóricos da Matemática Financeira, como também de desenvolver suas principais aplicações práticas. As extensas aplicações da matéria são processadas de forma a adaptar o conhecimento teórico a uma situação prática, não havendo preocupações maiores com relação aos detalhes normativos da operação, bastante mutáveis em nossa economia.
A quarta edição do livro “Administração Financeira – Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras” é fruto do trabalho contínuo dos autores em finanças corporativas. Esta obra apresenta as decisões financeiras a partir de embasamento teórico e aplicações práticas.
Cada capítulo foi fundamentado na teoria financeira contemporânea, sem, contudo, se abstrair da realidade dos negócios, em especial da realidade brasileira. Os conceitos, técnicas e ferramentas apresentadas são resultado da revisão criteriosa de cada capítulo e da vasta experiência profissional e acadêmica dos autores.
Todas as modificações foram realizadas com o intuito de trazer o máximo de informação atualizada e consistente ao leitor. As questões, exercícios e casos devem fazê-lo refletir sobre os temas estudados, de modo que todo esse conhecimento venha auxiliar a tomada de decisões financeiras que maximizem o valor da empresa e dos negócios.
Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? A prática te trará boas experiências, mas quando alinhada a teoria você tem bases fortes e reais para aplicar o que tem aprendido.
Para saber mais, você precisa conferir a segunda parte desta lista! E se gostou deste post compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe a nossa fanpage.