Blog

publicado em
18/07/2017
atualizado em
18/07/2017
às 15:02
por:
Século XXI
Tag's:
DEVE, gestor, LIVROS, projetos, TODO,

6 Livros que todo gestor de projetos deve ter

Quando estamos a frente de um projeto, nos deparamos com diversas situações em que precisamos gerenciar áreas que não dominamos muito bem, não é verdade?

Além de definir o planejamento e coordenar as relações entre os integrantes da equipe, a compreensão de conceitos básicos de finanças e marketing são obrigatórias para um bom gestor de projetos.

Você pode contar com profissionais especializados, mas como estará gerenciando os processos no geral, você precisa entender a linguagem do financeiro e do marketing por exemplo.

Ainda bem que possuímos uma vasta literatura sobre esses assuntos que nos auxiliam ainda mais na condução dos projetos e no nosso desempenho profissional.

Pensando nisso, decidimos compilar em 2 artigos os 13 livros que todo gestor de projetos deve ter na estante de casa.

Neste primeiro post você confere 6 livros que são a base sobre como começar um projeto, abordando as áreas de gerenciamento, contabilidade e administração financeira.

1. Gerenciamento de Projetos Aplicado. Conceitos e Guia Prático

Autores: Carlos Borges e Fabiano Rollim

Se sua empresa pretende lançar um novo produto no mercado ou abrir uma nova unidade, você pode e deve aplicar as melhores práticas de gerenciamento de projetos apresentados pelo método PMBOK, que é um guia do PMI para o desenvolvimento e garantia do sucesso do projeto. Este livro apresenta a análise dos conceitos e demonstra passo a passo como aplicar em projetos reais essa metodologia.

2. Gerenciamento de Projetos. Estabelecendo Diferenciais Competitivos

Autor: Ricardo Viana Vargas

Além do conteúdo completo do livro que inclui definições do ciclo de vida dos projetos, conceitos básicos de Escritório de Projetos, gestão de riscos, gerenciamento e controle financeiro, aspectos humanos e liderança, você pode acompanhar o próprio autor, Ricardo Viana Vargas , que produz podcasts em seu site apresentando de forma rápida e prática os principais temas da área de gerenciamento de projetos, portfólio e riscos.

3. PMO Ágil: Escritório ágil de gerenciamento de projetos

Autor: Fábio Cruz

O livro PMO Ágil – Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos fala sobre como gerenciar estrategicamente múltiplos projetos com apoio dos princípios e valores ágeis e com a utilização de ferramentas como Scrum, Kanban, Lean e Canvas. Destacamos alguns temas abordados:

Modelagem de negócio de um PMO Ágil com Business Model Canvas
Análise de maturidade de gestão de projetos com MMGP
Estruturação de papéis e responsabilidades para um PMO Ágil
Execução do Scrum com o apoio de um PMO Ágil
Inception Meeting para alinhar planejamentos de múltiplos projetos
Priorizando projetos com Planning Poker Card e Pontos Por Projeto
Gestão à vista de múltiplos projetos com Kanban e gráfico Burndown

4. Gestão de Custos – Contabilidade, Controle e Análise

Autores: Raimundo Nonato Sousa Silva e Luiz dos Santos Lins

A obra parte de um entendimento de custos sob o aspecto contábil, agrega as visões de engenharia e administração, que se materializam ao abordar, em capítulos específicos, os custos de logística, hospitalares e da construção civil. Gestão de custos não só apresenta conceitos e aplicações básicos, mas traz também uma abordagem eclética e consistente de outras áreas do conhecimento, vale a pena a leitura!

5. Matemática Financeira e Suas Aplicações

Autor: Alexandre Assaf Neto

Este livro foi escrito com o intuito de cobrir não somente os fundamentos teóricos da Matemática Financeira, como também de desenvolver suas principais aplicações práticas. As extensas aplicações da matéria são processadas de forma a adaptar o conhecimento teórico a uma situação prática, não havendo preocupações maiores com relação aos detalhes normativos da operação, bastante mutáveis em nossa economia.

6. Administração Financeira – Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras

Autores: Antônio Barbosa Lemes Jr, Ana Paula Cherobim e Claudio Miessa Rigo

A quarta edição do livro “Administração Financeira – Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras” é fruto do trabalho contínuo dos autores em finanças corporativas. Esta obra apresenta as decisões financeiras a partir de embasamento teórico e aplicações práticas.

Cada capítulo foi fundamentado na teoria financeira contemporânea, sem, contudo, se abstrair da realidade dos negócios, em especial da realidade brasileira. Os conceitos, técnicas e ferramentas apresentadas são resultado da revisão criteriosa de cada capítulo e da vasta experiência profissional e acadêmica dos autores.

Todas as modificações foram realizadas com o intuito de trazer o máximo de informação atualizada e consistente ao leitor. As questões, exercícios e casos devem fazê-lo refletir sobre os temas estudados, de modo que todo esse conhecimento venha auxiliar a tomada de decisões financeiras que maximizem o valor da empresa e dos negócios.

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? A prática te trará boas experiências, mas quando alinhada a teoria você tem bases fortes e reais para aplicar o que tem aprendido.

Para saber mais, você precisa conferir a segunda parte desta lista! E se gostou deste post compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe a nossa fanpage.

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870