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publicado em
05/03/2020
atualizado em
05/03/2020
às 14:40
por:
Século XXI
Tag's:
atendimento, inteligência artificial, marketing, vendas,

Você está pronto pra inteligência artificial no marketing?

O uso da inteligência artificial no marketing faz parte da realidade de muitas empresas no mundo inteiro. Por o conceito ainda não ser totalmente claro para alguns, pode ser que a sua empresa já conte com uma solução de inteligência artificial (IA) e você nem tenha se dado conta.

Isso porque a ideia costuma estar associada ao domínio dos robôs sobre os humanos, como filmes de ficção científica chegaram a sugerir. Mas saiba que se trata do contrário: os recursos baseados na IA foram desenvolvidos para nos ajudar.

Abaixo, você entende melhor o conceito e os impactos da inteligência artificial no marketing das organizações. Continue lendo!

Inteligência artificial: o que é?

A IA nada mais é do que uma área da computação voltada à criação de máquinas e sistemas inteligentes. Ou seja, ferramentas desenvolvidas para computadores e outros dispositivos que, de certa maneira, “copiam” algumas habilidades humanas.

O objetivo principal é que as ferramentas baseadas na IA sejam usadas em tarefas mais simples para que as pessoas possam se dedicar a atividades mais complexas. Você certamente já deve ter sido atendido por um chatbot, os famosos robozinhos de atendimento ao cliente.

Essa tecnologia também é responsável por sugerir e-commerces para compra de produtos e conteúdos na Netflix e Spotify relacionados ao seu perfil, interesses e buscas prévias feitas na internet.

Quando se trata das aplicações da inteligência artificial no marketing, é impossível não falar sobre um recurso chamado machine learning. Isso porque as máquinas só são capazes de reproduzir tarefas de maneira bem parecida aos humanos graças a essa tecnologia, que é a habilidade de uma máquina aprender a partir de dados, sem precisar de programação.

Qual o impacto da inteligência artificial no marketing?

Principalmente nas grandes empresas, o uso da inteligência artificial no marketing é sinônimo de aumento na produtividade e redução de custos. Por isso, a IA tem sido aplicada em diversas tarefas, como nas que você vai ver a seguir:

Atendimento automatizado

Vivemos na era da experiência, na qual o consumidor está cada vez mais empoderado, valorizando a experiência que ele tem com as marcas. E isso deixou de ser uma novidade há algum tempo. Não é à toa que a empresas se veem hoje obrigadas a dar respostas rápidas aos consumidores.

Diante disso, a automação do atendimento passou a ser a melhor alternativa. Apesar de ainda existir uma certa resistência, os chatbots parecem ter chegado para ficar. Com o avanço da tecnologia, essas ferramentas têm conseguido resolver problemas sem a ajuda de humanos e, assim, oferecido maior eficiência.

Hábitos dos consumidores

A inteligência artificial no marketing vem sendo massivamente utilizada pelas empresas na hora de entender as preferências e identificar os hábitos dos consumidores. Com base no comportamento da pessoa na internet, redes sociais, plataformas de e-commerce e streaming, a IA é capaz de sugerir conteúdos e recomendar tanto produtos quanto serviços.

Ou seja, esse uso da tecnologia beneficia não apenas as marcas como também os consumidores. Quantas vezes, por exemplo, você não adorou uma série sugerida pela Netflix? Ou um artista novo no Spotify? É nesse mesmo sentido que a inteligência artificial no marketing pode ajudar a sua empresa a potencializar as vendas.

Segmentação de público

A evolução do marketing está ligada a uma segmentação cada vez mais precisa do público. E uma ótima notícia é que a IA também colabora com essa tarefa, oferecendo recursos para segmentar o público com maior precisão. Dessa forma, é excelente para aumentar a otimização das ações de marketing da empresa.

Isso porque os algoritmos têm capacidade para reconhecer variáveis importantes na hora de determinar a relevância das buyer personas. Um consumidor não será considerado relevante para a marca devido a apenas uma compra, por exemplo, pois o algoritmo leva em consideração o conjunto de comportamentos online.

Reconhecimento de voz e imagens

Outro recurso importante da inteligência artificial no marketing é o reconhecimento de voz. Ele tem sido bastante utilizado pelos canais de atendimento ao cliente, mecanismos de busca e diversos softwares. Além de aprender palavras e frases, os algoritmos já são capazes de reconhecer maneirismos, sotaques, expressões, etc.

A IA também aumenta a exatidão das buscas por imagens, o que tem sido uma vantagem enorme sobretudo para as vendas online. No caso do e-commerce, por exemplo, essa tecnologia ajuda a recomendar produtos que tenham visualmente o mesmo estilo e, portanto, o potencial de agradar o mesmo público.

Resultados de busca

Os algoritmos de IA são os grandes responsáveis por melhorar as experiências em mecanismos de busca como o Google. Por conta deles, as empresas conseguem otimizar seus sites e produzir conteúdos que tenham maiores chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Esse é, sem dúvidas, um dos impactos mais significativos da inteligência artificial no marketing. A partir da análise de dados, a empresa consegue identificar as palavras-chaves mais usadas em buscas relacionadas às soluções oferecidas por ela. Assim, as utiliza para produzir conteúdos mais eficientes.

Precificação

Assim como nas vendas presenciais, o mundo online também funciona com base na lei da oferta e procura. Mas com uma vantagem: tem a inteligência artificial no marketing como parceira. Por isso, vários sistemas de vendas já contam com a IA para precificar reservas de hotéis, passagens aéreas, aluguel de carros e diversos produtos.

Geralmente, é aplicada na precificação de produtos cuja oferta e procura tem uma flutuação grande. Sendo assim, quando a venda de um produto está estagnada, o sistema diminui os preços; quanto a procura aumenta, os preços aumentam também. Tanto que, na hora de criar ofertas, a IA também é uma ferramenta valiosa.

A inteligência artificial como aliada das empresas

Como você deve ter percebido, a presença da inteligência artificial no marketing está longe de ser uma ameaça para os profissionais. Essa tecnologia, pelo contrário, deve ser encarada como uma grande parceira das empresas.

Isso porque, mais do que somente executar tarefas que eram antes realizadas por humanos, é ela quem vai ajudar o marketing a ter melhores resultados. A IA permite analisar um volume gigantesco de dados para obter informações precisas sobre comportamentos, hábitos, atitudes, preferências, entre outros. Dessa maneira, melhora a experiência com o cliente, dá mais visibilidade para a marca e ajuda a aumentar as vendas.

Então, está preparado para tirar o máximo de proveito da inteligência artificial no marketing? Se você gostou deste post, não deixe de assinar a newsletter da Século XXI para receber outros conteúdos úteis para a sua vida profissional!

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