Coaching é uma palavra em inglês usada para se referir a um processo de desenvolvimento humano e profissional, cuja base está nas ciências e técnicas aplicadas para o alcance de metas e evolução contínua.
A grande vantagem é que esse processo promete ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais até 20 vezes mais rápido. Isso tem feito com que cada vez mais pessoas e empresas busquem no coaching uma solução para os seus problemas e dificuldades de desenvolvimento.
Quer entender melhor do que se trata? Então, não deixe de continuar lendo! Abaixo, você ainda encontra mais informações sobre as aplicações da técnica e fica por dentro de todos os seus benefícios.
O coaching nada mais é do que um processo que tem como objetivo principal melhorar a performance de uma pessoa, grupo ou empresa com base em metodologias, ferramentas e técnicas específicas. O coach é o profissional capacitado e qualificado para aplicá-las no cliente, chamado de coachee.
Sendo assim, o processo de coaching consiste em um tipo de assessoria tanto pessoal quanto profissional que auxilia indivíduos ou grupos de pessoas a atingir melhores resultados, aumentar a produtividade e conquistar seus objetivos. Mas, como isso é feito?
Isso tudo só é possível porque o coaching parte do entendimento de como nós sentimos, processamos pensamentos, reagimos, aprendemos e evoluímos. Afinal, o grande foco das estratégias usadas pelo coach é aprofundar a autoconsciência do coachee.
Para isso, são utilizados conhecimentos de diferentes áreas, como a psicologia cognitiva, comportamental e positiva, além de estudos das ciências organizacionais e da neurociência, filosofia, administração e educação.
Como você já deve ter percebido, o propósito do coaching é auxiliar os clientes a ampliarem suas conquistas e realizações por meio dos conhecimentos aplicados pelo coach, utilizados para levá-los a novas opções, alternativas e entendimentos acerca de suas capacidades.
Dessa forma, um dos maiores objetivos diz respeito ao aumento da performance dos clientes, visando alcançar a excelência contínua. Isso se dá junto à potencialização do poder pessoal de cada pessoa.
O coaching também trabalha na identificação e reformulação de valores assim como na busca de soluções realmente transformadoras. E o melhor de tudo é que, por ser um processo flexível, ele pode ser aplicado em diferentes contextos e direcionado a profissionais das mais variadas áreas de atuação.
Embora o coaching aplicado à vida pessoal faça bastante sucesso entre aqueles que buscam melhorar o desempenho nas diversas áreas da vida, o processo é bastante procurado pelos profissionais e pelas organizações. Além disso, o coaching é, sobretudo, valorizado por pessoas que exercem papeis de liderança, trabalham com vendas, empreendedorismo, entre outras áreas.
Há diversas modalidades voltadas aos profissionais. Abaixo, listamos algumas das mais conhecidas:
O processo pode servir de apoio para empresas que desejam melhorar a sua atuação e resultados do negócio. Nesses casos, a metodologia colabora para que as empresas identifiquem e eliminem as falhas no que diz respeito à liderança, processos e gestão de pessoas. Ainda, ajuda a implementar uma cultura organizacional alinhada com a superação dos desafios diários.
Aqui, o foco está no desenvolvimento e capacitação de uma ou várias equipes da empresa, seja para melhorar a produtividade ou para se adaptar a novas exigências do mercado. Para isso, o coach oferece apoio em relação às competências emocionais e comportamentais necessárias para a resolução de conflitos, aumento da produtividade, etc. Ao mesmo tempo, a ideia é tornar a empresa capaz de reter talentos e delegar responsabilidades com base nas habilidades dos colaboradores.
Essa modalidade talvez seja a mais popular no universo corporativo. Isso porque as atividades de um líder têm um impacto enorme nos demais colaboradores e em diversos aspectos do negócio. Mais do que acelerar resultados, os líderes devem ser capazes de criar planos estratégicos e um ambiente organizacional adequado para a equipe. Nesse caso, o coaching trabalha no desenvolvimento da comunicação, inteligência emocional, técnicas de feedback, gestão de tempo, entre outras habilidades importantes.
O processo de coaching também tem sido bastante aplicado a áreas da vida pessoal dos indivíduos, como você pode ver a seguir:
Casos em que os membros da família enfrentam dificuldades devido a obstáculos ou acontecimentos como o falecimento de alguém querido, mudança de cidade, nascimento de um filho ou simplesmente por conta de conflitos de personalidade são bastante comuns. Pensando nessas situações, o coaching aparece como uma ótima solução, já que ele trabalha com o autoconhecimento, mudança de comportamento e respeito a diferentes personalidades.
Essa modalidade é principalmente voltada às pessoas que não conseguem sozinhas alcançar os resultados financeiros que desejam. Além de apresentar os ganhos e gastos do cliente, formas de economizar e mapear as dívidas, o processo de coaching ajuda na mudança de comportamento necessária e, ao mesmo tempo, define metas e planos de ação a serem cumpridos.
Como você deve ter notado, os benefícios do coaching são inúmeros, podendo trazer muito mais para a sua vida do que você imagina. Em primeiro lugar, o processo promete trazer mais felicidade e realização pessoal e profissional para os coachees.
Além disso, colabora fortemente para a melhoria da qualidade de vida por meio da harmonia interior, da boa gestão do tempo e do equilíbrio entre os diversos aspectos da vida. Ao mesmo tempo, o coaching também ajuda a diminuir o estresse e as preocupações que deveriam ser deixadas de lado, proporcionando um aumento de disposição e energia para o que realmente importa.
Um dos grandes destaques entre os seus benefícios está o autoconhecimento, que é algo fundamental para o aumento da autoestima e da autopercepção de que cada um e responsável pelas mudanças desejadas. Essa característica faz com que a própria comunicação interpessoal e os relacionamentos se tornem mais saudáveis e produtivos, eliminando conflitos e problemas.
E, como esperado, o coaching ajuda as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias para o crescimento pessoal e profissional. Isso pode incluir, por exemplo, aumento da criatividade, flexibilidade, da capacidade de administrar conflitos, mudanças de hábitos improdutivos, entre outros.
O que achou do nosso post? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Não deixe de seguir a Século XXI nas redes sociais!
Desvende o poder da liderança ética em projetos: fortaleça equipes, tome decisões responsáveis e cultive uma cultura organizacional positiva.