Nos dias de hoje, formandos em direito têm tido cada vez mais dificuldades para ingressar e se estabelecer no mercado de trabalho formal. Não importando a área de atuação, atualmente o mercado tem se tornado cada vez mais exigente, devido aos desdobramentos dessas sub-áreas, e isso, é claro, se faz refletir no perfil profissional que é priorizado em novas oportunidades de trabalho. Nesses casos, especializações em direito são um grande diferencial.
Dessa forma, para garantir o sucesso profissional e uma carreira realmente promissora, cada vez mais recém-formados estendem o período de estudos para especializarem-se em uma área do direito em particular. Por isso, no post de hoje, vamos abordar quatro possibilidades de especializações em direito para recém-formados. Confira!
Primeiramente, devemos esclarecer que existem dois tipos diferentes de cursos de especialização: latu sensu e stricto sensu.
Latu sensu significa “sentido amplo”, ou seja, é um tipo de especialização mais geral, com menor tempo de duração. Esse tipo de especialização não gera um título especial, como mestre ou doutor, mas mesmo assim é reconhecido como um tipo de pós-graduação.
Para essa modalidade existem dois tipos de curso: a especialização tradicional, com pelo menos 360 horas de duração, como determina o Ministério da Educação (MEC); e o LLM, sigla para a expressão do inglês “Master of Laws” bem similar ao MBA (Master in Business Administration), já conhecido pelos brasileiros .
Já a modalidade stricto sensu, que significa “sentido restrito”, diz respeito aos cursos de mestrado e doutorado.
Logo, enquanto as especializações latu sensu são mais voltadas para a atuação no mercado de trabalho, as stricto sensu se concentram em conhecimentos voltados para a área acadêmica e de pesquisa científica.
Agora que você já sabe qual a diferença entre os tipos de especialização, vamos aos cursos mais interessantes para recém-formados que querem sucesso no mercado de trabalho. A seguir vamos falar das especializações em direito tributário, direito do trabalho, direito civil e processual civil e direito empresarial.
As especializações em direito tributário promovem o estudo de diferentes aspectos da área. O curso capacita o aluno a atuar ativamente em decisões que interferem na gestão das empresas públicas e privadas. Esse é um dos segmentos que mais cresce no mercado de trabalho do direito.
Advogados tributaristas devem assegurar o cumprimento das normas e regras relativas à arrecadação de impostos e obrigações com o Fisco e a Receita Federal, podendo atuar tanto como consultor de empresas, auxiliar de planejamento, controle empresarial, entre outras funções.
Nessa especialização, as principais disciplinas são:
A especialização em direito trabalhista capacita o aluno com conhecimentos atualizados acerca das relações trabalhistas que vão ser fundamentais para a mediação e conciliação de interesses empresariais e de trabalhadores e funcionários.
Os cursos capacitam também para o conhecimento sobre as regras e legislação previdenciária, sendo essa uma área com grande potencial de expansão devido à proposta de reforma da previdência que pode ser aprovada este ano.
Para essa especialização, as principais disciplinas são:
A especialização em direito civil e processual civil proporciona aos estudantes, por meio das disciplinas teóricas e práticas, adquirir condições de trabalhar habilidades que os capacitarão a atuar tanto como profissionais liberais quanto como funcionários em empresas públicas ou privadas.
Sendo uma área muito ampla, com muitas possibilidades de atuação e oportunidade de trabalho, o direito civil e o processual civil é um dos mais procurados para especialização dos profissionais.
No curso, as principais disciplinas são:
A especialização em direito empresarial se concentra no desenvolvimento interdisciplinar de habilidades voltadas para a gestão jurídica empresarial, para a tomada de decisões corporativas e para o apoio técnico-jurídico.
Essa área se mostra especialmente atrativa para os recém-formados em direito pela alta valorização dos profissionais atuantes, uma vez que desempenham um papel estratégico e fundamental para o bem-estar geral das empresas.
Na especialização em direito empresarial as principais disciplinas ministradas são:
Para além das especializações em direito citadas acima, existem muitas outras áreas nas quais um estudante recém-formado pode se especializar. Mas, para escolher uma delas, o mais importante é se informar bem sobre o curso e escolher aquele que mais dialoga com a sua vocação!
Entre outras das especializações mais procuradas destacamos:
Direito Comercial: focada na aplicação de leis ligadas aos processos de abertura e fechamento de comércios, entre outras atribuições;
Direito Ambiental: cada vez mais necessária para grandes empresas que não podem mais se desvencilhar do impacto ambiental de suas atividades;
Direito Administrativo: muito procurado por pessoas que desejam ingressar em cargos públicos e de gestão governamental;
Direito do Entretenimento: focado na regulamentação de grandes eventos, como shows e festivais, principalmente por meio da elaboração dos contratos e licenças necessários, e nas questões relativas a direitos autorais;
Direito Desportivo: ligado às relações existentes entre clubes, escolas, patrocinadores e atletas.
Agora que você conhece as principais especializações em direito, lembre-se de seguir a Século XXI Minas nas redes sociais! Seguindo as nossas redes sociais você fica por dentro de todas as novidades sobre cursos e especializações em direito para aproveitar e se especializar na sua área de maior interesse! Então, não perca tempo, nós estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!
Saiba quem pode fazer MBA, um dos tipos de pós-graduação mais populares do Brasil.
Cada uma das áreas de conhecimento do PMBOK apresenta processos cruciais para o sucesso dos seus projetos. Saiba mais sobre elas.
Mas afinal, você sabe por que fazer um MBA? Se está com dúvidas se deve ou não aprimorar as suas habilidades profissionais, confira!